CCLivros CCResenhas

[Resenha] Círculo Secreto - A Iniciação, de L. J. Smith

1.12.11Paulo V.


por Paulo V. Santana

- Livro: A Iniciação 
- Série: Círculo Secreto (livro 1)
- Autora: L. J. Smith 
- Editora: Galera Record
- No Skoob
- Sinopse: A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja – mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição.
A série de televisão inspirada no livro estreou nos Estados Unidos em 15 de setembro no canal CW e na segunda semana de novembro ganha as telas brasileiras pela Warner Channel.
Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e bestseller do New York Times, Os diários do vampiro que deu origem a série de TV da Warner Vampire Diaries.



Olá, pessoal! Tudo bom? Essa é a minha primeira resenha aqui no blog e confesso que estou um pouco ~nervoso.

Hoje vou falar do livro "A Iniciação", que é o primeiro da série "Círculo Secreto" e foi escrito pela mesma autora de "Diários do Vampiro" e "Mundo das Sombras", L.J. Smith. No Brasil o livro, assim como os outros livros da autora, foi publicado pela Galera Record (que inclusive fez uma festa de Halloween do livro muito legal aqui no Rio). "Círculo Secreto" também deu origem a uma série de TV, mas eu só vi o episódio piloto (e pelo que eu vi é completamente diferente). Você pode conferir o trailer da série aqui.

O livro começa com a protagonista, Cassie Blake - uma adolescente de 16 anos (sempre 16! hahahaha), durante as férias em Cape Cod. Lá ela ajuda um garoto desconhecido a fugir de uns caras armados e sente uma forte ligação com ele. Ao voltar para casa, ela e sua mãe se mudam para a casa de sua avó materna, Maeve Howard, em New Salem - uma cidade que nem é listada no mapa.

Quando chega em sua nova casa, Cassie se irrita ainda mais ao saber que, além de deixar a Califórnia, moraria em uma casa muito antiga no número 12 da Crowhaven Road. Nos primeiros dias de aula, a vida da garota vira um inferno por causa de sua "inimiga", Faye, e suas amigas. Ela se sente muito deslocada, mas depois de um tempo acaba encontrando uma amiga, Diana - as duas passam até a se consideras "irmãs adotivas", e sua vida começa a melhorar. Nesse período ela também descobre coisas sobre o “Clube”.

O misterioso Clube é, na verdade, o Círculo Secreto - uma irmandade de bruxos de mais de 300 anos. Para manter o sangue bruxo puro, os membros das 12 famílias da Crowhaven Road casam entre si, porém a mãe de Cassie se casou com um não-bruxo (não, ele não é um "trouxa" e sim um "marginal" haha), fazendo da garota uma mestiça. Após ser iniciada no Círculo Secreto, Cassie descobre que o misterioso garoto que conheceu em Cape Cod também é bruxo e que ele se chama Adam e... está comprometido.

Vi alguns blogueiros dizendo por aí que o livro é infinitamente melhor do que Diários do Vampiro, mas eu discordo. "A Iniciação", assim como o primeiro de DV, é uma iniciação mesmo (risos) e isso me irritou porque, pelo menos para mim, foi um pouco arrastado. Não sei se foi porque li os quatro primeiros livros de DV seguidos (nem preciso comentar que odeio "DV - O Retorno", né? Sinceramente, a L.J. não devia estar bem quando escreveu aquilo) e eu acabei não "sentindo" muito essa coisa do "introdutório" que o livro tem ou se foi alguma outra coisa.

Mas isso não quer dizer que o livro seja ruim, pelo contrário, o livro é bom e gostei de ler um YA sobrenatural de bruxas, sai dessa vibe vampiros, lobisomens, anjos, etc. Eu recomendo o livro, mas não colocaria na lista de prioridades. É mais algo para passar o tempo, para ler nas férias.

Classificação:



(3,5 conversinhas/5)


Extra! Confira abaixo as capas americanas: 

Capa da versão lançada em 1992
Capa da versão lançada em 2008 (inclui a primeira parte do livro 2, "The Captive")

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Comecei a assisti a serie
    Mas ela não me chamou muita atenção
    E mesmo assim tenho vontade de ler o livro
    E tambem não conhecia essas outras capas
    A brasileira é a mais linda

    Seguindo aqui

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. eu prefiro a série. Achei o livro muito parado, sem ação. Mas tmb o livro não é ruim, só não deu aquela tensão louca para ler o próximo.
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oie.
    Li esse livro e confesso que não gostei muito.
    Os personagens não me conquistaram, principalmente a Cassie que achei um porre de pessoa, rsrs.
    beijos.

    ResponderExcluir

Posts Populares