#BlackHole #MaisMulheresNaTecnologia

Conheça Katie Bouman, a cientista que ajudou com a primeira imagem de um buraco negro

12.4.19Elilyan


O assunto mais falado no dia 10 de abril de 2019 foi a publicação da primeira fotografia de um buraco negro. Ele é enorme, possui tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro, ou 3 milhões de vezes o tamanho da Terra. Esta conquista só foi possível por causa do esforço conjunto de mais de 200 pesquisadores, sendo 40 deles mulheres, que enxergam o universo como matemática, algoritmos e números.

Entre os 200 pesquisadores um nome ganhou destaque: Katie Bouman. Como não estou vendo o nome dela quase o suficiente na imprensa, decidi dar a atenção que Katie Bouman merece. Graças a ela, agora podemos ver a primeira imagem de um buraco negro, algo que as pessoas falaram pela primeira vez há 200 anos. Não é mais um mito. 

Mitando a Time Magazine publicou um artigo apresentando a Drª Katie Bouman. Quando tinha apenas 23 anos a Drª Bouman sabia pouco sobre buracos negros quando uniu-se ao projeto Black Hole Initiative. Alguns destaques do artigo da Time Magazine:

leia aqui o artigo completo

Bouman não sabia a muita coisa sobre buracos negros quando se juntou à equipe há seis anos. Sua formação era em ciência da computação e engenharia elétrica, e ela se envolveu no projeto enquanto buscava um PhD em visão computacional.

Bouman diz que na maioria das vezes ela não está focada no fato de que ela está em um campo onde as mulheres são minoria. “Mas às vezes penso nisso. Como podemos envolver mais mulheres? " ela diz. “Uma chave é mostrar que quando você entra em áreas como ciência da computação e engenharia, não é apenas sentar em um laboratório montando um circuito ou digitando no seu computador.”

Esse tipo de coisa é realmente importante. Se você não tem ideia do que os cientistas e engenheiros da computação realmente fazem, provavelmente você não vai considerar essa profissão. Por isso, é importante participar de feiras de profissões onde você poderá ter a oportunidade de conhecer estudantes e/ou profissionais que trabalham na área. 

Ela lembra estar no México há dois anos, em um dos locais onde os telescópios estavam coletando dados em uma galáxia a 54 milhões de anos-luz de distância, informações que ela acabaria por ajudar a transformar. Entrar em uma carreira na ciência significa “trabalhar com pessoas ao redor do mundo. Vai telescopar a 15.000 pés ”, diz ela. "Está trabalhando para fazer a primeira imagem de um buraco negro."


Adorei como a Drª Bouman desmistifica a ideia de que um cientista da computação vai passar a vida atrás da tela de computador sem viver grandes aventuras. Quer coisa mais Dora, A Aventureira do que ir ao México coletar dados sobre galáxias? Isso é muito legal! Sabia que existem cientistas da computação que estudam o cérebro humano? Há cientistas da computação que estão aprendendo como inserir código de computador no DNA e analisar como as mutações naturais afetam os programas e, subsequentemente, como podemos usá-lo para prever as próximas cepas de gripe. Se você começou a estudar ciência da computação hoje, no momento em que estava pronto para começar a encontrar trabalho, é possível que surgissem novos empregos que não existiam antes de você começar a aprender sobre ciência da computação! Não me refiro ao oba oba do Vale do Silício e das startups, mas é um grande campo de trabalho em expansão, que paga bem, e já passou do tempo de deixar os homens monopolizar esse dinheiro! PRECISAMOS DE MAIS MULHERES NA COMPUTAÇÃO! #MaisMulheresNaTecnologia

Apesar de a carinha feliz da Drª Bouman ter viralizado e ter se tornado o rosto feminino que representou a força da mulher no projeto Black Hole Initiative não posso esquecer que juntamente com ela outras 39 mulheres ajudaram a produzir a imagem histórica de um buraco negro. Nomes como de Sara Issaoun, 24 anos, estudante de pós-graduação da Universidade Radboud, na Holanda, que disse em entrevista ao The New York Times que Há mulheres envolvidas em cada etapa desse incrível projeto. Como uma mulher em STEM, é bom ter modelos por aí que garotas e garotos possam admirar.

Ada Lovelace ficaria orgulhosa de vocês, meninas. Obrigada!



TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares