CCConversa CCdiário

Não dá para tolerar a intolerância: corrige sim!

7.6.18Jota Albuquerque


Quem nunca - sendo parte de uma minoria, estando na militância ou não - escutou a famosa frase "mas é minha opinião, vocês falam tanto sobre tolerância, mas na primeira oportunidade estão por aí ofendendo", ou alguma variação disso. Vocês entenderam onde quero chegar.

É algo sistemático, apesar de infeliz, então é bem comum. É comum você ver alguém criticar as pessoas de uma minoria que corrigem ou não são "educadas" ao falar algo à outra por ter sido ofensiva, principalmente com esse discurso de "agir de acordo com o que prega".

A questão é que não dá para tolerar a intolerância. E sim, estou falando de casos extremos ou de casos que as pessoas acham "insignificantes", pois todos moldam os pensamentos das pessoas, principalmente uma sociedade. Não dá para você chegar para mim e dizer "nossa, não acha que aquele negro/gay/judeu que socou o nazista foi agressivo?", sendo que já sendo nazista a pessoa está desejando a morte desses três grupos (até mais, sendo honesto, mas decidi especificar nesses três), muito menos chegar para mim e falar "nossa, não foi meio sem educação elevar a voz 'só' porque disseram que você é uma bicha na sua família?", já que as pessoas podem achar engraçado ou até 'sem problemas', mas tem muitos problemas sim.

Aqui no blog já foi falado sobre "porque algumas minorias acabam sendo agressivas" e veja, um dia eu já achei que socar um nazista é extremo ou que levantar a voz pra família porque te ofenderam também é radical. No caso de um nazista, eu ainda me desconforto (sendo honesto), mas não acho que merece menos (já que não te escuta e fica nessa de "heil Hitler" e desejando morte de LGBTQ, negros e por aí vai) ~mas não acho esse o caminho, só ignora, se mexer com você, porrada nele ODKSOKSODODKS parei, é sério, só ignora e sai de perto de uma praga dessa.

Mas enfim, em casos mais "leves", não se sinta culpado de "faltar com educação" ou se colocar, porque na verdade, às vezes é isso que as pessoas precisam, um pequeno tapa de realidade pra acordar. Não é porque te ofendeu e que você é tolerante que tem que ficar quieto e aceitar isso, não mesmo, corrige sim.

E quero reforçar: não podemos aceitar a intolerância com qualquer ser humano (então não se cale, se puder, fale).

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares