ansiedade CCSociedade

Uma coisa é estar ansioso, outra é SER ansioso

14.11.17Isabelle Fernandes

* tradução: "eu quero que a minha mente fique limpa de novo. eu não gosto da ansiedade"

Ultimamente tem se falado muito sobre ansiedade por aí, o que é ÓTIMO. A gente vive num mundo que nos bombardeia de informações a cada segundo do nosso dia e ainda tem tanto problema que é difícil achar pessoas psicologicamente saudáveis, então é maravilhoso que fale sobre esses temas. O GRANDE PROBLEMA É QUE:

A ansiedade é um traço natural em seres humanos. 

É perfeitamente natural e saudável que a gente se sinta ansiosa com alguma frequência nessa vida, porque nós somos programados pra sentir ansiedade diante de eventos estressantes/novos/potencialmente ameaçadores. Então existe uma diferença entre ESTAR ansioso sobre alguma coisa e SER ANSIOSO.

Estar ansioso é aquele frio na barriga antes de uma apresentação em público, de um encontro com uma pessoa que você gosta. Estar ansioso é aquele medinho que bate quando a barca da demissão tá passando na sua empresa e você pensa que pode estar nela também. Estar ansioso é não conseguir dormir porque no dia seguinte você vai fazer uma viagem que queria muito. Estar ansioso é estar apreensivo e/ou com expectativas boas ou ruins para eventos futuros.

Quando você tá REALMENTE com muita expectativa sobre algo
Ser ansioso é um estado frequente. É a pessoa demorar a responder e achar que você disse alguma coisa terrivelmente errada ou que aconteceu ALGUMA COISA RUIM. É achar que tá sentindo cheiro de gás dentro de casa, mesmo tendo verificado que tá tudo certo, e imaginar sua casa explodindo. É ser incapaz de estar dentro de um ônibus ou metrô cheio, ou passar por um túnel. É sentir que pode desmaiar a qualquer momento, ou que não consegue respirar bem. É ter insônia todas as noites, ou ficar acordando no meio da noite sem conseguir pegar no sono de novo. É se machucar e imaginar que o corte está infeccionado e quase ser capaz de visualizar bactérias nocivas te contaminando. É não conseguir fazer nada e ficar completamente paralisada em todos os aspectos da sua vida, ou começar a fazer tudo ao mesmo tempo e não concluir nada. É sentir que você não tem mais controle sobre si mesmo, sentir que está enlouquecendo, que chegou ao seu limite.

É conviver com isso todos os dias, independente de haver eventos estressantes/novos/potencialmente ameaçadores acontecendo.

Ser ansioso é estar em constante sofrimento, não é algo corriqueiro. Então, por favor, antes de começar a se dizer ansioso por aí porque "não aguenta esperar" ou fica sacudindo demais as pernas, pense nisso. Não confunda ansiedade com transtornos de ansiedade. 

Não confunda ainda mais a linha tênue entre o saudável e o patológico.

Para os que estão ansiosos agora e os que são ansiosos: respire fundo

TAGS: , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares