assexual bandeiras

Você sabe o que essas cores significam?

28.6.17Dana Martins



Hoje eu encontrei umas abelhinhas coloridas baseadas nas cores da bandeira de vários grupos e, já que estamos no mês do Orgulho LGBT+, decidi trazer aqui um resumo do que é cada um porque é sempre bom lembrar e aprender. Por que? Porque isso é biologia básica, é como os nossos corpos funcionam e podem funcionar, porque nós existimos, mas essa parte é cortada do livros da escola. Siga as abelhas.

Atenção: Se você faz parte de um desses grupos e a descrição não te representa, você pode pedir pra mudar. Eu tentei explicar da melhor maneira, mas é impossível que eu diga isso da mesma forma que alguém que vive isso. 



1. Abelha transgênero - pras pessoas trans* (travestis, transsexuais e transgêneros)
Pessoas transgênero são aquelas de um gênero diferente do que foi considerado quando elas nasceram. Por exemplo, Bruno quando nasceu os médicos falaram que era uma garota e os pais deram o nome de Julia. Bruno é um garoto trans. 

Se o seu gênero é o mesmo do que falaram que você é quando você nasceu, você é uma pessoa cis. 



2. Abelha assexual
As pessoas assexuais são aquelas que não sentem atração sexual, é só isso. Não é "elas não fazem sexo", ou "não namoram" - isso é escolha de cada um. Elas simplesmente não tem atração sexual, tipo OLHA FULANO, HMM QUE VONTADE DE PEGAR, da mesma maneira que pessoa que sente atração. 

Atenção: É ASSEXUAL não assexuado, preste atenção!




3. Abelha demissexual
Pessoas demissexuais sentem atração sexual só depois de uma forte conexão emocional. Elas fazem parte do "gray-a", ou "escala de cinza", da assexualidade, mas diferente das pessoas ace, elas podem sentir atração sexual. É meio que diferente do HMM QUE VONTADE vendo a garota maravilhosa passando na rua ou o galã de cinema, a pessoa só vai sentir depois de conhecer a pessoa e ter uma relação, aí vem o HMM. 




4. Abelha bissexual
Pessoas bissexuais sentem atração por mais de um gênero. Elas podem olhar pra qualquer pessoa e "HMM QUE VONTADE DE PEGAR", em vez de só sentir isso por um gênero só. 

Atenção: Não significa que elas querem ficar com todo mundo, mas que elas quando sentem não é sempre do mesmo gênero. 





5. Abelhas lésbicas
Mulheres que sentem atração só por mulheres. No texto original a primeira é "lipstick lesbian" e a outra "lesbian" e acho que vale notar que a comunidade lésbica é grande e tem uma longa história, muitas vezes esquecida ou invalidada por se centrar em uma comunidade de mulheres só pra mulheres no meio de uma cultura que prioriza o homem. 



6. Abelha pansexual
Pessoas que sentem atração por todos os gêneros. Basicamente, pode sentir atração por qualquer um. Gênero não costuma importar quando se trata de gostar de alguém.

Atenção: Assim como os bis, pf, não quer dizer "qualquer um". É normal. A pessoa hét vai encontrar gente que gosta, gente que não gosta, mas sempre vai ser de outro gênero. A pessoa bi ou pan vai encontrar uns que vão ser do mesmo gênero, outros de outros gêneros.




7. Abelha genderfluid (gênero fluido)
Pessoas que não tem um gênero só, ele é fluido, não é algo definido exatamente. Às vezes pode estar mais pra um, ou outro, ou ser sempre misturando. Não se encaixa em um gênero só.



8. Abelha não-binária
Pessoas que o gênero não fazem parte da binária homem/mulher. Sabe, a ideia de que você só pode ser um OU outro, isso é a binária. Tem pessoas que não se encaixam nessa divisão e ficam fora. 




9. Abelha arromântica
Pessoas arromânticas não sentem atração romântica. Veja bem, existe atração sexual (HMM PEGAVAA) e a romântica, que vai depender da pessoa, mas é meio que aquela vontade de "fazer coisa de namorado", pega na mão, fica idealizando, todas aquelas coisas melosas - no caso da pessoa arromântica, ela não sente vontade. E é ok.

Atenção: não é que não goste da pessoa, ela só não sente??



10. Abelha arco-írias / gay
Pessoas gays sentem atração pelo mesmo gênero. Às vezes o termo é usado pra se referir à toda comunidade LGBT+, mas como não tem uma abelhinha pra homem que sente atração só por homem, vamos falar do homem gay que sente atração só por homem! 



----------------


No geral, lembre que algumas abelhas dizem respeito a GÊNERO e outras dizem respeito a SEXUALIDADE. Não confundir as duas coisas. Todos nós temos uma parte de nós que diz respeito a gênero e outra parte que diz respeito a sexualidade. Então uma pessoa trans pode ser bi ou hétero, etc.

Além disso, uma pessoa assexual ainda pode ter um relacionamento com alguém do mesmo gênero ou f/m dependendo da atração romântica ou do que quiser fazer da vida. HUAHAHA

O que importa é que seres humanos existem de formas variadas como essas abelhinhas mostram e o que as pessoas LGBT+ tem em comum? A gente vive em uma época que ignora sua existência, como se não fosse normal. Então vamos dar mais visibilidade e dar a chance das pessoas aprenderem mais sobre o ser humano. Isso é biologia básica. 

Compartilhe esse texto pra mais gente conhecer as abelhas!



Agora aproveita e clica aqui pra se inscrever na minha newsletter:
minha newsletter!!! yeeey

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares