amor Ariel Carvalho

Precisamos falar sobre relacionamentos e cobranças

22.1.17Ariel Carvalho


Há um bom tempo atrás, eu comentei no facebook sobre essa febre de querer ditar como tem que ser a pessoa que alguém vai namorar. "Namore alguém que leia", "namore alguém que goste de cachorros", "namore alguém que te faça ter certezas"... A variedade é grande, é só pesquisar no Google.

Nesse meu tal post do facebook, eu dizia que o único complemento que cabia à frase "namore alguém que..." era "você goste".



Me peguei pensando nesse post há alguns dias, quando uma outra postagem surgiu, dizendo que relacionamentos têm que pesar. Minha primeira reação foi tentar entender a lógica da pessoa que fez essa postagem, e depois fiquei desesperada pensando na quantidade de gente em relacionamentos abusivos que vai naturalizar o relacionamento por culpa dessa postagem.

O pior de tudo foi que a postagem teve vários comentários de gente concordando, achando que um relacionamento tem sim que ser pesado. Para mim, o pior foi esse comentário:

*suspiro*
Na minha opinião, o que aconteceu foi um erro de interpretação. Quando a gente fala que um relacionamento tem que ser leve, não significa que ele tenha que ser isento de cobranças ou que não haja compromisso. O que se defende é que um relacionamento não deve te deixar desesperado à três da manhã porque o cara não te dá notícias há horas, ou porque te ameaçou.

Relacionamentos, quaisquer que sejam, exigem trabalho sim: você precisa se fazer presente, demonstrar que gosta da pessoa, respeitar. Mas relacionamentos não devem fazer com que você pense que está tentando mais do que a outra pessoa. 

A grande questão, para mim, é que os relacionamentos não devem te cansar. Você não tem que se sentir cobrado, não tem que achar que tá paranoico, que o outro não gosta de você. Não tem que se submeter a coisas que você não quer e não gosta, e tem que ter muito diálogo.

O pessoal acha muito bonito sofrer por amor, botar música triste pra tocar, se sentir mal porque você não está namorando. Rola uma séria crença de que ninguém é totalmente feliz sozinho, o que não é real (mas falo disso num próximo post). É bonito ficar triste com a noção de gostar de alguém, da mesma forma que é lindo você fazer concessões por amor e lutar pro relacionamento dar certo (LUTAR, gente, isso não é normal. Tentar eu até aceito, mas LUTAR???).

Um conselho que eu sempre dou aos amigos: tem que ser gostosinho. Se as partes ruins são maiores/mais frequentes do que as partes boas, é sinal de que não está funcionando. E é isso que a gente quer dizer quando fala de "ser leve". Um bom relacionamento faz você se sentir bem com você mesmo, e se não for assim, tá pesado demais.

Não tem que ser pesado demais e nem leve demais, sem cobrança alguma (aí vira bagunça, né? QUALQUER relacionamento tem regras, que são definidas por quem está nele): tem que existir um equilíbrio que faça as partes envolvidas se sentirem bem - com elas mesmas e uma com a outra.

Dito isso, repito: não deixe ninguém definir que tipo de pessoa você deve namorar, namore alguém que você goste.

(Indico esse texto maravilhoso da Laura Pires sobre a glorificação do sofrimento nos relacionamentos)

TAGS: , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. É isso aí! Não dá pra normalizar, naturalizar um relacionamento abusivo... Que sensação horrível passar a noite em claro por não saber onde o outro está, ou qualquer motivo ser questão de brigas desgastantes, ninguém merece ter o emocional esfarelado por um relacionamento, não vale a pena. Amei o texto!!

    Beiijos!

    ResponderExcluir
  2. Parece até que esse texto foi feito para mim... me identifiquei muito com o trecho: "Mas relacionamentos não devem fazer com que você pense que está tentando mais do que a outra pessoa." Concordo plenamente com sua opinião e quero encontrar o equilibrio no meu relacionamento, espero não ter que "lutar" sozinha para que isso aconteça.

    Ótimo texto!
    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *