CCdiário clube de escrita

Clube de escrita: lidando com os momentos ruins

27.11.16Isabelle Fernandes


Hoje me dei conta de que considerando com esse dia, só tenho mais quatro até o FIM DE NOVEMBRO, FIM DO NANOWRIMO, SOCORRO!!! Tô nem perto de bater a meta, mas sigo firme e forte mesmo assim porque o mais importante pra mim agora é construir o hábito de escrita...mas isso não quer dizer que eu não tenha enfrentado altos e baixos.

Na verdade tá mais pra fundo do poço e entrada no paraíso HGUIDHGIUDFHGIDFHGID

Eu comecei a semana já com dificuldades. A história não tava fluindo, eu ficava um tempão no mesmo parágrafo e eu sentia que só tava despejando merda enquanto escrevia, mas me obrigava a seguir em frente mentalizando "na edição você ajeita, na edição você ajeita". Porém, continuava muito ruim. A sensação que eu tinha é que eu tava espremendo o meu cérebro com força pra obrigar a sair as palavras.

Enquanto isso, eu ainda tinha um livro de parceria pra terminar e resenhar o mais rápido possível antes que Caroline comesse o meu fígado. Infelizmente isso me impactou porque o livro em questão era do Neil Gaiman e gente, enquanto eu lia eu percebia o quanto esse homem é bom. Eu sofrendo pra escrever um maldito parágrafo e aquele homem maravilhoso escreveu coisas MARAVILHOSAS, INCRÍVEIS, GENIAIS!!! QUAL ERA O SEGREDO DELE?? QUAL É A CHAVE PARA ESCREVER BEM?? QUERIA RESPOSTAS!!!

Fiquei realmente perturbada
Relendo aqui umas conversas, acho que a minha jornada pro fundo do poço tinha começado no domingo passado, quando eu fui atrás de umas informações sobre o livro original e comecei a achar que a minha fic não chegava aos pés do Senhor Todo Poderoso Rick Riordan. Então percebam::: foi eu começar a me comparar com os meus autores favoritos pras coisas degringolarem. Enfim, terça feira chegou e foi um dia terrível. Eu não conseguia escrever e nem imaginar bem o que viria em seguida, passava vários minutos encarando a temível tela e acaba indo procrastinar em algum lugar. A coisa tava tão feia que pela primeira vez no mês todo eu PENSEI EM DESISTIR. Eu ia largar tudo e deixar pra lá, quase chorei de verdade.


Eu amo a Taiany e irei protegê-la

Então eu lá fui eu reler todos os posts do Clube de Escrita publicados nos últimos três anos, abrir todos o links com recomendações e um deles era um pep talk do nano com quem?? Isso mesmo, Neil Gaiman. Foi muito louco porque o tema era sobre estar no meio do processo e começar a bater a vontade de desistir, justamente o que tava acontecendo comigo. Aí ele vira e fala que tava no meio de Os Filhos de Anansi, um livro que consegui amar apesar das aranhas, e ele disse que ligou pra agente literária dele dizendo que o livro tava uma merda e ele queria desistir. Eu fiquei tipo:

ELE ME ENTENDEEEEEE
Foi exatamente o que a Taiany falou quando eu tava me comparando com ele no outro dia: até mesmo escritores como o Gaiman eventualmente vão achar suas histórias uma merda. Ninguém tá livre disso. Ainda assim decidi que não ia voltar a tentar naquele dia não, ao invés disso fui cuidar dos aspectos práticos da história como a linha do tempo. Elenquei os acontecimentos, fiz as contas, também fui pesquisar nomes bons pra alguns personagens que precisavam ser renomeados e isso foi como um sopro de renovação no meu ânimo. Voltei a amar a minha história <3

No dia seguinte eu tive que sair, fiquei com dor de cabeça e acabei não escrevendo nada. Daí eu já tava marcando duas saídas, teria curso na sexta, ia sair de novo no fds e aí me dei conta....cadê tempo pra escrever?? Não ia ter. Então precisei tomar uma decisão um tanto drástica pra mim: cancelei tudo. Quer dizer, o que eu podia né. Decidi que eu ia dedicar todo o dia de quinta à escrita e gente.....FOI A MELHOR DECISÃO QUE EU PODIA TER TOMADO. TUDO FLUIU. EU DAVA GARGALHADAS ENQUANTO ESCREVIA, SENTIA QUE AS DESCRIÇÕES ESTAVAM BOAS, QUE EU TAVA SINTONIZADA COM OS PERSONAGENS, EU ESTAVA ME DIVERTINDO COM A ESCRITA PELA PRIMEIRA VEZ EM ANOS (LITERALMENTE)!!!




Mesmo tendo que sair nos outros dias, consegui separar pelo menos uma hora, 40 minutos pra escrever sem dificuldades. A mudança, amigues, foi RADICAL. E eu to super feliz.

Agora a minha preocupação é: será que vou continuar quando novembro acabar? É claro que vou me esforçar pra isso, mas fiquei pensando que essa meta dos 50 mil ajudaram a me manter trabalhando. Por mais que eu fique doida com prazos, notei que só assim eu fico focada. Talvez eu invente algum outro desafio pra continuar o ritmo, não sei HUGDHGIDHGIFDHGID.

Enfim. Dia 27. Total de palavras escritas: 19.038


---------------------------

Dana, dia 27. Total de palavras escritas: 21.201 

Então, eu decidi deixar pra lá semana passada, e só descansar e fazer o que quisesse. Escrita é uma coisa meio louca, às vezes algo funciona, às vezes é o completamente oposto, e a gente fica no meio do caminho sem saber pra qual lado ir. Só sei que depois da maratona intensa de edição da Ground Control semana passada, sem conseguir finalizar o último capítulo, eu tava de saco cheio, então abandonei tudo. Edição. Nano. Mas aí que no meio do abandono surgiu esse Harry Potter AU - basicamente, uma fanfic Clexa no universo de Harry Potter (curiosidade: no ano passado no Nano eu escrevi uma! que eu nunca cheguei a editar e nem sei onde tá). A diferença dessa vez é que elas são adultas no universo de Harry Potter, e uma cena aqui, outra ali, e o clássico: ah, é uma história pequena. Não custa nada... *20 mil palavras depois*


Mas a notícia boa é que tá quase terminando de verdade. Só tem mais 3 cenas pra escrever e pronto. Além disso, tá sendo legal e diferente escrever. Tá dando pra incluir bastante referência ao canon Clexa, e também brincar adaptando partezinhas de Harry Potter (literalmente tô com todos os meus livros abertos aqui do lado e pesquiso coisa o tempo todo). Fiz até uma playlist (passei horas fazendo).

Enfim, tá sendo divertido e tranquilo, o que é o objetivo. Também to escrevendo sem me preocupar com cafonice ou as merdas que for. HAUHA E mesmo sem terminar a Ground Control, já vi como ela me ajudou em vários detalhes nessa.

Agora NaNoWriMo... com isso surgiu a possibilidade de eu completar as 50 mil palavras. É algo que eu quero? É. Adoro. HAUHAHA Mas eu teria que escrever 30 mil palavras em 4 dias e não sei nem se essa Harry Potter AU vai dar gasto pra mais 5 mil. Descobriremos em breve.

E se você tá fazendo (ou não) o Nano, só digo uma coisa: continue a nadar, continue a nadar. 

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares