3 temporada Black Mirror

Assista San Junipero

26.10.16Dana Martins


Ok, eu ia fazer uma análise de San Junipero, mas acabou ficando tão grande que eu decidi separar a parte sem spoilers, só indicação, e a análise em si. Essa é a primeira. Descubra aqui o que é San Junipero, e por que assistir isso. 

A análise do episódio já saiu. Se você assistiu, clique aqui para ler.

Pra começar, San Junipero é o episódio 3x04 de Black Mirror. PORÉM. CALMA AÍ. Você não precisa assistir o resto da série, porque Black Mirror em cada episódio conta uma história diferente baseada em tecnologia e, pelo que eu ouvi falar, esse episódio é bem diferente do que eles normalmente fazem. Ou seja: assistindo a série, sem assistir a série, tanto faz. Esse episódio é pra todo mundo. Imagine como um filme.

San Junipero é uma história de romance e ficção científica, que por si só é o tipo de história bem feita que vale a pena ser vista. Sabe quando você tá tipo "quero um filme legal pra ver"? San Junipero é a resposta. Mas ainda tem algo mais, que como eu vou falar na minha análise: é uma história que não existe. 

Agora deixa eu falar de como foi assistir San Junipero:  


Já no começo, a aesthetic excelente, clima de anos 80, tudo com qualidade e bem feito. Então começa a história fofinha de romance que apenas fdfidsoids e ao mesmo tempo, o mistério. O mistério porque eu sabia que Black Mirror falava de tecnologia de alguma forma, e eu sentia que essa história normal tinha que ter ALGUMA COISA. E o episódio carrega o mistério. Dando alguns indicativos de que há algo mais ali, como na forma que a personagem parece tão ansiosa para aproveitar os sábados e se preocupa com a hora. Aliás, a hora. Quando dá meia noite o tempo acaba. Mesmo sem saber tempo do quê, tudo tem um clima de Cinderela.

Seriam viajantes no tempo? Agentes secretos? Alienígenas? Qual das duas tem o segredo? Será que eles estão focando em uma, mas a outra é que esconde algo? 

A curiosidade para entender e ver o que vai acontecer com essas duas garotas - quando elas vão se encontrar, o que elas vão fazer - vai carregando a história. 

Depois que tudo faz sentido - e eu não vou falar nada aqui porque !!!!!!!!! -, o foco muda para a tensão emocional envolvendo as personagens. O que elas vão decidir agora?


E é tão bonito, tudo meio poético reforçado pela trilha sonora e qualidade geral da história. 

San Junipero é um conto de ficção científica. O tipo de história que não aparece em filmes, nem em séries tradicionais, mas se encaixam perfeitamente na 1 hora de Black Mirror. Uma das principais coisas, pra mim, é que é feito com a qualidade e cuidado de uma grande produção de Hollywood, mas em um formato menor. Uma história que você abre no Netflix agora e assiste. Pronto.

Mas mais do que isso, San Junipero é uma história que não existe. É uma história que muda a narrativa. É uma história que foi lançada no melhor momento possível. 

Uma mulher negra bissexual e uma mulher branca lésbica se encontram nesse lugar impossível chamado San Junipero, e a sensação geral é de que... é uma lenda. Uma espécie de conto de fadas contemporâneo. 


Eu quero falar mais, mas eu não quero dar spoiler. 

Então apenas vá assistir San Junipero, episódio 3x04 de Black Mirror, que já está no Netflix, e se prepare para o próximo post. 

"Dana, tu tá viciada em um episódio só de uma série e com vontade de escrever 293832 posts só sobre ele?"

Sim.

Leia a análise (com spoiler) onde eu falo mais.

--------------------

A primeira versão desse post foi enviada no Batdrama, que agora é enviado por email, clique aqui para se inscrever nesse link. Lá eu falo sobre vida, cultura pop, representatividade e escrita. São coisas mais passageiras que não cabem num post, mas são legais de compartilhar. Todos os domingos!

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. A Mackenzie Davis é uma atriz maravilhosa demais <3

    ResponderExcluir
  2. eu simplesmente tive que assistir duas vezes seguidas e foi mt dificil resistir a vontade de assistir a terceira

    ResponderExcluir

Posts Populares