Caio Bars CCIndicação

Notas Brasileiras #15 - Caio Bars

6.9.16Taiany Araujo


Quando o Notas Brasileiras surgiu eu fiquei muito empolgada porque esse seria um lugar para falar do que eu mais gosto, música nacional. E não só isso: os artistas que começaram a aparecer eram o meu tipo de artista e banda, uma coisa meio rock, meio indie, talvez até com uma pegada de mpb e folk, era tudo tão coisas que eu escutava que fiquei até surpresa por essa coluna não ter sido ideia minha.

O notas virou um xodó, e podia ter parado aí, mas foi além. Em alguns meses ele me apresentou gente incrível, me tirou do meu lugar comum de ouvir sempre a mesma gente e fez não só eu, mas a equipe do CC ouvir gente nova cantando por aí e querer trazer pra cá, querer que outras pessoas também os ouvissem. E foi nesse processo de apresentar bandas/cantores não tão conhecidos e conhecer outras tantas que o Caio Bars surgiu. Depois de muitos desencontros, consegui finalmente bater um papo com ele, ouvir a música dele (não é só escutar, é um processo de parar e prestar atenção) e trazer ele aqui como mais uma indicação que vale a pena ouvir.


Para quem curte o rock brasileiro do final da década de 80 início de 90, o som do Caio Bars é uma ótima pedida. Compositor e cantor da terra da garoa, ele lançou seu primeiro EP "Soltas Doses de Euforia (E Algumas Mentiras Brancas)" em 2015, que segundo o mesmo é “uma mistura indie de pop, rock, mpb, bossa e outros temperos”.  Mas quem pensa que esse moço chegou agora tá muito enganado, integrando desde 2003 a banda 5PRAStANtAS, Caio lançou com eles o álbum Outra Frequência(2011), produziu a mostra mensal de bandas independentes Quanto Vale Um Rock Paulista? no Teatro da Vila (SP), e apresenta, na Rádio USP FM (São Paulo e Ribeirão Preto) o programa Outra Frequência, voltado à produção independente nacional (rock/pop/indie/mpb). Só que ninguém melhor para falar desse cantor que ele mesmo, então segue as perguntinhas marotas que fizemos para conhecer mais do trabalho solo do Bars com direito a algumas músicas para deixar o gostinho de quero mais.

Vende-Se Um Coração
NOME AUTO-EXPLICATIVO. MÚSICA BOA DEMAIS.

Como você definiria sua música para alguém que nunca ouviu?
Um pierrot-retrocesso meio bossa-nova e rock and roll.

Dentre as suas músicas, qual sua favorita?
Pô, isso é tipo pedir pro pai escolher entre os filhos qual o seu favorito. Até existe, mas ele nunca vai falar! (rsrs) Mas a minha favorita geralmente é sempre a última que fiz.

Como você escolheu os músicos com quem tocar?
Foi uma mescla de qualidade dos músicos, adequação ao meu tipo de som e pessoas que fossem acessíveis financeiramente. Uma equação bem complicada.

Como foi o processo de definir a sua identidade sonora?
Não foi. Está sendo. Mas com o EP 'Soltas Doses De Euforia (e algumas mentiras brancas)', comecei a esboçar um norte para meu próximo trabalho. No EP, você pode ver que cada música vai para um caminho. Explorei bastante e essa mesmo era minha intenção com ele.

Uma lembrança querida da carreira?
Toda vez que vejo alguém cantarolando uma canção minha.

Qual você acha que é a maior dificuldade do cenário musical brasileiro atualmente?
Tirar as pessoas do celular e do computador e colocá-las em shows ao vivo. E fazê-las entender que, apesar da música hoje ser praticamente de graça, é justo pagar para assistir apresentações ao vivo.

Uma banda nacional que você acha que todos deveriam ouvir?
Ah, muitas. Recomendo que acompanhem o programa (podcast) Outra Frequência, que toca só bandas nacionais de qualidade, especialmente novidades.

A carta
Tipo música de bar? Adorei é claro.


Vocês podem seguir o cantor nas redes sociais:


Facebook - https://www.facebook.com/caiobars

Site Oficial -
http://www.caiobars.com.br/

Twitter - https://twitter.com/caiobars

YouTube - https://www.youtube.com/user/caiobars

Soundcloud -
 https://soundcloud.com/caiobars/

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares