Ariel Carvalho CCResenhas

Linha M, Patti Smith

1.8.16Ariel Carvalho


Tem uma música de RENT que diz para medir o ano de vida de uma pessoa pelas xícaras de café. É exatamente isso que Patti Smith faz em Linha M. Se propondo a escrever sobre “o nada”, Patti escreve sobre o tudo e o nada, contando sempre sobre suas passagens pelos mais diversos cafés ao redor do mundo.

Há uma grande diferença entre a Patti de Só Garotos e a Patti de Linha M. Em Só Garotos, ela soa jovem, ainda tentando lidar com as adversidades da vida. Lutando para viver. Em Linha M, ela parece estar finalmente aproveitando a vida que lutou para ter.

É realmente seu amadurecimento e seu crescimento. Patti é, agora, uma mulher mais velha, que já passou pela experiência de perder um marido e que é mais dona de si do que jamais foi. Ela parece aquela sua tia-avó super fofa que tem várias histórias incríveis para contar e que você mal pode esperar para encontrar.

Você diria não a essa mulher???
Todas as vezes que leio qualquer coisa de Patti, me identifico fortemente. As leituras de tarô, as superstições, algumas ideias e vontades um pouco inusitadas... Dessa vez, não foi diferente. Me peguei gargalhando de diversas passagens simplesmente por me identificar com aquilo.

Ao ler o livro, a voz narrativa de Smith fica bem clara, e você consegue perceber algumas características que são próprias de sua prosa. Apesar de mais emocional e introspectivo do que Só Garotos, Linha M é claramente um livro dessa força da natureza que é Patti Smith.

Patti e Fred, seu marido
Outra coisa interessante é que o livro mescla situações reais da vida de Patti, sonhos, discussões a respeito de programas de TV (de Doctor Who a The Killing), e as suas famosas polaroids. É um passeio delicioso pela mente e imaginário de uma das mulheres mais importantes do rock, uma leitura rápida e envolvente, principalmente para aqueles que leram Só Garotos.

Mais uma vez, Patti se humaniza e faz com que eu pense que talvez eu também consiga ser tão maravilhosa quanto ela quando crescer.

Nota:



Ficha Técnica




- Autora: Patti Smith

- Editora: Companhia das Letras

- À venda em: Saraiva - Livraria Cultura - Submarino













Obrigada por ter cedido o livro, Companhia das Letras! <33



TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares