bandas Carol Cardozo

Notas Brasileiras #8 - Periferia A Massa

22.7.16Unknown



No último sábado, 9 de julho, eu estava no trabalho e uma amiga minha perguntou no Whatsapp se alguém queria um par de ingressos pra um festival de música com encerramento do Paralamas do Sucesso. Eu e meu namorado fomos, e de quebra descobrimos 10 bandas novas e incríveis. Era a final do festival, os três primeiros lugares ganharam prêmio em instrumentos, e o segundo lugar foi dessa banda que fez um cover incrível de Uptown Funk e me fez eu me soltar e dançar (e isso é difícil).


Periferia A Massa é uma banda de São Paulo, e como falaram no show, eles chegaram pra mostrar que nas comunidades não tem só miséria, tem cultura também, tem felicidade, e querem levar isso pra todo mundo ver.

Em fevereiro desse ano, eles lançaram o EP "A Cara da Periferia", com faixas que misturam samba, funk e soul. Uma vez por mês eles fazem o  "Show na Quebrada", onde tocam de graça em comunidades de São Paulo, pra integrar as pessoas e levar cultura aonde ela pode ser mais difícil de chegar.

Você pode ouvir as músicas da banda e ver informações de contato aqui, esse é o Instagram da banda, e esse é o Facebook. Curtam pra saber das novidades!


Nós também fizemos algumas perguntas a eles:

1. Como vocês definiriam sua música para alguém que nunca ouviu?


É o som do povo, da nossa gente, feito com amor e para quebrar barreiras e preconceitos. Acreditamos que na Periferia existem milhares de pessoas que nunca vão sair deste lugar, e nem por isso são pessoas tristes. A nossa música é para trazer alegria e falar do cotidiano das comunidades do Brasil.


2. Dentre as suas músicas, qual sua favorita?

"Ubuntu" que é uma filosofia de vida africana, que significa que "Juntos somos melhores e mais fortes" e que "Ser humano é ser como os outros". Tem um trecho que diz "Te ver feliz, me faz feliz também".



3. Como foi o processo de definir a sua identidade sonora?

Foi muito fácil, porque é tudo que a gente gosta de verdade: Samba, Funk e Soul.

4. Uma lembrança querida da carreira?

WebFestValda com certeza, o maior festival de bandas independentes do Brasil. O maior prêmio não foi a 2ª colocação no festival, e sim o contato com os músicos e amigos que participaram deste evento com 1403 bandas.


A banda na final do WebFestValda
5. Qual vocês acham que é a maior dificuldade do cenário musical brasileiro atualmente?

A falta de oportunidade, com certeza! Somos músicos profissionais, sempre acompanhamos grandes artistas, mas o Brasil continua vivendo de "QI" (Quem Indica), se não formos indicados por alguém nunca conseguiremos tocar em alguns lugares. Isto é muito triste, ter que dar 30% de um cachê para uma produtora ou para alguém que escreve um projeto por que tem a "fonte" certa.


6. Uma banda nacional que vocês acham que todos deveriam ouvir?

O Rappa


Aqui tem o som que os caras cantaram no WebFestValda e que deram a eles o segundo lugar:


 

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Nós do Periferia, agradecemos esta oportunidade incrível. Achamos o texto lindo, e gostaríamos muito de parabenizar a Carol por expressar tão bem a essência do nosso projeto! Valeuuuuuuuuuu
    PERIFERIA A MASSA

    ResponderExcluir

Posts Populares