Aleph alienígenas

Guerra do Velho, de John Scalzi

14.4.16Isabelle Fernandes


Vou ser sincera: quando vi a Aleph divulgando esse livro no facebook, eu simplesmente caguei pra ele. Me parecia ser chato e por uma série de razões eu não aguento mais essa história de ets HGUIHGFIDHGIDFHGIFHD mas é claro que o Café Intergaláctico me fez mudar radicalmente de ideia. E ADIVINHEM: ganhei o livro e por consequência a oportunidade de ler ele antes de sequer ser lançado oficialmente (que vai ser amanhã, aliás).

Ainda assim peguei nele meio desconfiada, crente que ia ter que me forçar a continuar lendo e gente, me surpreendi logo nas primeiras páginas. Eu devia ter acreditado nos meninos quando eles disseram que Guerra do Velho é um livro divertido. Vou explicar melhor.

Às vezes eu me sinto mal por isso, mas eu tenho um certo problema em ler livros que não sejam romance/young adult/suspense porque em geral a narração deles é meio pesada, a leitura não flui e eles não tem um casal, alguma treta louca ou mistérios pra me deixar vidrada. Então, como vocês podem imaginar, esperava a mesma coisa de Guerra do Velho, mas estava super determinada a me obrigar a terminar de ler antes que ele fosse lançado (tudo pra fazer média com a aleph, claro GFUDHGIFHGID) (e também impedir que Caroline comesse meu fígado).

Eu tive exatamente uma semana, com vários compromissos
que me deixariam longe de casa....O RITMO FOI ESSE (ou quase)

Aí passei das primeiras páginas e descobri que eu não conseguia largar o livro porque ELE É VICIANTE E MUITO ENGRAÇADO. Gente, acreditem em mim quando eu digo que algo é engraçado porque em geral eu não rio de coisas que tem o objetivo de serem engraçadas. Mas nesse livro eu literalmente GARGALHAVA. John Perry, nosso protagonista viúvo de 75 anos, tem um senso de humor maravilhoso (porém possivelmente irritante pra quem conversa com ele) e é totalmente adorável. 

"Pera, o protagonista tem 75 anos. Guerra do Velho O QUE OS IDOSOS VÃO PRA GUERRA???"



É isso aí mesmo, moçada. Basicamente a história é a seguinte: a Terra começou a investir na exploração espacial e resolveram colonizar planetas, mas tem encontrado um monte de problemas. Daí resolveram criar um exército chamado Forças Colonias de Defesa, que além de obviamente proteger os colonos, também ajuda no processo de conquista de novos planetas, resolver tretas e de quebra proteger a Terra. Mas quem tá no espaço não pode voltar pra Terra, e quem tá na Terra sabe de porra nenhuma que tá rolando lá em cima, apenas que os idosos de 75 anos podem se alistar e serem levados pra servir nas Forças Coloniais. Quem vai é oficialmente declarado como morto aqui no nosso planeta e bye bye.

Então vem a pergunta: o que acontece lá fora? Essa é a questão central no início do livro e é muito legal ir descobrindo as ALTAS TRETAS junto com o John, ao mesmo tempo em que ele vai conhecendo e fazendo amizade com um pessoal muito bacana. A partir daí é que a ficção científica começa realmente a dar as caras, porque até então a história poderia estar se passando aqui na nossa época.

Tem tantas, mas tantas coisas legais pra comentar sobre esse livro que eu nem sei falar delas sem escrever um testamento HGUFDHGIHDIGHDFIGIDGD. Uma coisa que eu gostei muito foi que, pasmem, personagens femininas aparecem com frequência, e tem relevância. Elas tem uma história, personalidade, fazem coisas incríveis, enfim, são gente. É triste também perceber que isso é tão incomum (principalmente nesse e em outros gêneros que não romance/young adult - e mesmo eles tem muitos problemas) que me chamou atenção, mas tá aí. ESTE MUNDO É POSSÍVEL.

MAIS DISSO PFVR

A história também me fez pensar muito sobre o envelhecimento e este é um assunto sobre o qual nós, jovenzinhos mal saídos das fraldas, não nos preocupamos. Comecei a pensar sobre como deve ser complicado chegar a uma idade onde todas as pessoas mais velhas da sua família, que foram sua referência a vida toda, já morreram e agora você é essa referência. Os amigos começam a morrer ou adoecer, seu/sua companheiro(a) morre ou adoece, você adoece. Seu corpo começa a pifar lentamente, não importa o quão saudável você seja porque esse é o ciclo da vida. Ainda tem essa nossa sociedade linda que fica cultuando loucamente o "SEJA JOVEM SEJA JOVEM", como se envelhecer fosse algo evitável e os que envelheceram fossem inúteis. Escrever um livro em que pessoas de 75 anos passam a fazer parte de um fucking EXÉRCITO foi uma ideia genial, de verdade. 

Talvez a única coisa que me deixou meio sem saber o que sentir foi o final. Eu passei os últimos capítulos na expectativa de um shipp (como uma boa shipper, é claro que eu ia arrumar algum HUIDHFIGHFDIGD), nas últimas páginas rolam altas tretas e aí...acabou. Juro, eu li o último parágrafo e fiquei tipo:

Mas...mas...

Sei lá, eu esperava alguma coisa que eu não sei o que é, sei lá. Será que vai ter alguma continuação? Gostaria de saber HUIHFGIUHDFGIHDFIGHD.

Nota:

5 conversinhas
Maravilhouso, sem mais




Ficha Técnica




- Autor: John Scalzi
- Editora: Aleph
- À venda a partir do dia 15/04 emSaraiva - Livraria Cultura - Submarino










Obrigada à editora Aleph por ter cedido o livro pra gente <333




TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

8 comentários

  1. Sim, Guerra do Velho tem vários outros livros. O segundo livro é Ghost Brigades e a Jane Sagan é a protagonista. Então pode aguardar que nos próximos livros você vai curtir ainda mais o Scalzi, porque ele manda muito.

    Você tava lá no Café?? Poxa, a gente podia ter se conhecido!

    Saudações da capitã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEUUUUUUUUUUUUUUU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!

      CACETE, TO GRITANDO AQUI GHDFUIGHFIDHGIDFHGIDFHGIDFHGD AIIIIIIIIII JÁ TO ANSIOSA!!!!

      E você tava lááá??? Poxa HGUIDHFGIFDHGIHID da próxima, se me vir, vem falar comigo. Vou olhar tipo "uer" mas aí você se apresenta e vou ficar ultra feliz xD

      Excluir
  2. Meus delssss, guerra do Velho tem continuação, AEWWWWOOOOO, acabei de ler sério e já corri para o navegador procurar infos sobre continuações. Valeu pela info, vou aguardar com fervor!!

    ResponderExcluir
  3. Meus delssss, guerra do Velho tem continuação, AEWWWWOOOOO, acabei de ler sério e já corri para o navegador procurar infos sobre continuações. Valeu pela info, vou aguardar com fervor!!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade Guerra do Velho faz parte de uma série de livros chamadas Old Man's War mais até agora o único lançado no Brasil foi o primeiro.

    ResponderExcluir
  5. Aguardando loucamente os outros 8 livros desta saga serem lançados no Brasil. Amei esse primeiro livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OITO LIVROS????????????W

      VOCÊ DISSE OITO???????????????????

      SOCORROOOO HFUDSHFIDSUHFDISHFIS

      Excluir
  6. Gostaria de recomendações de livros com leitura de ritmo parecido. Leio quadrinhos e as vezes tenho preguiça de ler livros com um ritmo muito lento, mas eu decidi comprar guerra do velho e valeu muito a pena justamente por causa de seu ritmo rapido.

    ResponderExcluir

Posts Populares