Backstage banner

Backstage: Passeio histórico pelo layout (antigo) do CC

13.6.15Dana Martins

ou "como é montar um blog quando você não sabe nada de html"


Em agosto agora o ConversaCult vai fazer 4 anos e... nesse tempo todo nós nunca mudamos de layout. Isso deve ser alguma espécie de record para sites ativos. CADÊ MEU NOME NO GUINNESS BOOK. CADÊ MEU RECONHECIMENTO!!!! (será que eu tenho que esperar dar exatamente 4 anos?) (PARA TUDO, VAMOS ESPERAR ALGUNS MESES) *pessoas me expulsando do CC*

Enfim, nós finalmente vamos mudar e em homenagem (e sentimentalismo) decidi fazer um passeio histórico para relembrar partes e curiosidades memoráveis desses três anos e meio.

Curiosidade 1: Você sabia que o template do CC é o mais básico do blogger?


Você cria um blog do google e... YAY, LAYOUT DO CC. Acho isso super divertido porque durante os anos que eu vivi só sonhando em ter um blog (sim, levei anos pra perceber que eu podia ter um), uma das coisas que me impedia era justamente o layout. Vai ser como? Quais as cores? Vai ter o que? EU SOU MUITO RUIM, NÃO SEI MEXER NESSAS COISAS, NÃO TENHO NOÇÃO DE DESIGN. Aí vai a Dana alguns anos mais velha e samba na cara da antiga Dana fazendo um blog com o template básico - e usando ele assim por mais 4 anos. 

"Melhor um domo imperfeito em Florença do que catedrais nas nuvens" - Leon Battista Alberti

Layout de Natal + Super Girl Power
A organização de imagens, posts, fontes e como essas coisas funcionam

E só pra constar, quando eu falo de "layout", "template", etc. é esse formato que você vê o CC. Eu não sei nem qual é o nome exato disso. O meu conhecimento dessas coisas ainda é muito superficial. O que nos leva a...

Curiosidade 2: O layout do CC é artesanal

Uma das minhas escolhas quanto a blogger e o template básico é que no painel tem uma opção de personalizar. Isso significa que apertando botões eu posso mudar as cores, escolher colunas e decidir tamanho de fonte. Mal ou bem eu ainda tenho algum controle nisso aqui. E com o tempo eu fui ajustando às nossas necessidades.

O exemplo mais recente são os ícones sociais e barra de pesquisa em cima, que eu adaptei para colocar ali pegando trechos de código e tutoriais na internet.



Meus conhecimentos de HTML se resumem a contrabando: eu vejo um layout fazendo função X e quero colocar no CC, eu roubo de lá e coloco aqui ajustando como eu posso. Às vezes dá certo, às vezes não. Eu não faço ideia de como criar o que eu coloco. Mas, olha, funciona.

Curiosidade 3: Principalmente a barra lateral

Você não tem noção de como a minha vida (e o CC) mudou no dia que eu me dei conta de que os botões que nós clicamos na internet são basicamente imagem + link. Alguns têm algumas frescurinhas de brilhar quando você coloca o mouse em cima, mas em termos prático uma imagem + link já funciona. Assim surgiu muito da barra lateral. As barras tipo menu, as imagens das "áreas" do CC. Foi o que mais mudou no CC com o tempo e eu não tenho guardo imagens, a não ser do último que deve ter ficado por pelo menos um ano ali.



Mais tarde o João descobriu como colocar IMAGEM LADO A LADO DO MESMO TAMANHO PRA GENTE INDICAR RESENHAS. Acho que essa ainda é uma das nossas maiores conquistas. HAUHAUHAUH

E aqui uma imagem de lembrança a essa parte da parcerias no CC. Agora eu acho feia e já faz meses que tava me coçando pra mexer nisso, mas quando eu criei a princípio foi uma festa depois da macumba que eu tive que fazer pra conseguir várias imagens do mesmo tamanho lado a lado. 



Agora chegamos ao maior monumento histórico da História recente do ConversaCult.


Curiosidade 4: Emma Stone

A Emma Stone sempre foi um dos amorzinhos do blog, porque ela é meu amorzinho e, bem, eu to aqui desde o início. O primeiro CCTV, a coluna mais antiga e que surgiu no início do blog pra ter post sem ter trabalho, é com ela! Veja aqui. (2011, quando eu ainda precisava explicar quem é Emma Stone) 

Mas com o tempo ela começou a irritar a equipe do CC.

Emma Stone na caixinha que aparece em todo post.



Emma Stone em todo post que você divulga do CC.



Emma Stone na barra lateral.



Mini-Emma Stone escondida no layout.



EMMA STONE DEPOIS DE TERMINAR ESSE POST QUANDO VOCÊ VAI INOCENTE PEDIR ALGO PRA SUA AMIGA


Chegou ao ponto em que nem eu, Dana, aguento mais vez essa Emma Stone aparecer. ISSO É ALGO GRANDE.

Mas a invasão Stone é, na verdade, uma proteção para o estopim da mudança de layout no CC. Ela aparece porque como esse nosso template é antigo (ou sei lá), eu só sei que ele não relaciona a imagem principal do post ao link. Sabe quando você compartilha um link no facebook e aparece uma imagem? É disso que eu to falando. Aqui quando aparecia - se aparecia - pegava qualquer porcaria que tava no layout. Normalmente o banner de um parceiro. Então você ia divulgar o CC e tava lá: ROCCO. Wtf. Até que eu dei um jeito de "resolver" isso colocando um Mini-Emma Stone. Se vai aparecer sempre a mesma imagem, que seja algo bom, né?

Olha, eu tentei. Por anos. Mas resolver isso está além do meu conhecimento. Assim como outras coisas.

SLIDE

POST POPULARES NO CANTO

AUTOR EMBAIXO DO TEXTO

MENU EM CASCATA

PARTE INFERIOR 

Essas são algumas das coisas que nós queremos há muito tempo no layout do CC, mas nossos conhecimentos não permitiam. Então repare que a mudança tem muito mais a ver com estrutura do que com aparência. 

Encontrar um layout de fora que tinha tudo isso resolveria em um piscar de olhos aflições antigas da equipe. Mesmo que custasse minha independência usando a ferramenta de personalização do blogger e a aparência.



Como eu falei lá no início, melhor um domo em Florença do que uma catedral nas nuvens. Então vambora. Vamos mudar. E ver o que acontece.

"Dana, ei, Dana... você... não podia... pagar alguém pra fazer?"



Citando Dana Martins no texto "Amanda Palmer: A Arte de Pedir", baseado na newsletter "A arte de não saber pedir nada", segundo parágrafo, frase 2: Eu sou muito ruim em pedir

Sem contar o fato de que eu pago pra pessoa fazer, depois eu quero mudar algo e como fica?

POSSO POR UM SEGUNDO SER UMA PESSOA QUE TEM LIMITAÇÕES E QUE NÃO QUER SAIR DA ZONA DE CONFORTO PRA LIDAR COM SERES HUMANOS??? (por um segundo ou alguns anos ;x)

Mas a notícia do dia é que: está acontecendo!!! finalmente!!!

Agora vamos dar adeus aos outros ícones do layout

Curiosidade 5: Outros monumentos históricos

O zumbizinho. Que andou eternamente para lugar nenhum. História por trás do zumbizinho: eu fiz pra o trabalho final da minha amiga em uma aula de animação que o professor me reprovou com zero. Por que? Provavelmente esqueceu que eu já tinha mandado o meu trabalho. Moral da história: a única vez que faço tudo direito e sou pontual, me ferro. HAUHAUHA Mas enfim, além de algumas habilidades no After Effects, terminei com esse zumbizinho que encontrou seu lar no layout do CC. #adoteozumbizinho2015 



Ele levava você diretamente para a nossa tag de zumbis que tá morta desde 2012 (ok, eu já deletei da barra lateral e não sei qual é o link, então vou dar esse que é o mais completo). (você sabia que eu adoro zumbis? adoro zumbis) (muito) (faz parte da minha história tanto quanto The Legend of Korra e Jogos Vorazes)

Banner da acidental com a Taylor Swift. Sim, acidental. Precisei fazer pra mandar pra um blog parceiro, peguei uma imagem aleatória, fiz, enviei e... PERA, ISSO É A TAYLOR SWIFT? Sim. Eternamente Taylor Swift escondidinha ali olhando você aqui no CC.



(embaixo link de "Explode o Desconhecido" que é o estágio 1 da plantação de pôneis que ficou esquecidinho ali) 

A barra de pesquisa. Tenho medo de que as pessoas não entendam que é pesquisa, mas "Search and... destroy"



EU ACHEI ISSO GENIAL, TÁ BOM? Quando eu decidi que eu queria isso fui até os confins da Terra pra descobrir como colocava, fazendo maracutaia em html pra conseguir. E quero tentar levar isso pra o layout novo. u.u (mas acho que o resto da equipe do CC não gosta) *respira pesarosamente*

Curiosidade 6: AH! A MARACUTAIA MOR

Eu queria ter outra forma de visualização de posts. Aí eu encontrei um aplicativo de feed, coloquei os feeds do CC e embuti nessa página. Mas o Tint é meio ruim. Além de ter parado de atualizar 4 meses atrás e eu só percebi agora porque: nunca entro nessa página. Mas eu ainda adoraria ter uma página desse tipo no layout novo, ainda mais se eu pudesse incluir posts que não são do CC. Tipo, tem textos legais na internet que completam nossos assuntos ou que queremos simplesmente indicar. Seria legal ter uma forma boa de compartilhar, né?



Mas vamos ser sinceros: é uma bandalha criativa, né? Só podia funcionar.


Curiosidade 7: as cores 

Por fim acho que resta falar apenas uma última curiosidade: as cores do CC. Eu adoro essa curiosidade HUAHA É preto e branco porque evoca o equilíbrio do ying yang, que tem tudo a ver com a nossa ideia de questionar ideias absolutas e ver o outro lado para encontrar harmonia.



Tudo bem, é mentira. Aconteceu mais ou menos assim: Dana de 19 anos tentando fazer um layout bonito. Falha miseravelmente em conseguir uma combinação de cores que goste que não ficasse ridícula. (o CC poderia ter sido vermelho) (o CC poderia ter sido amarelo) (O CC poderia ter sido branco com bolinhas azuis e rosa) Aí ela pensa "QUE SE DANE. PRETO E BRANCO NUNCA FALHA". E não falhou.

De quebra, por ter um layout neutro permite a gente a agregar várias coisas. Se eu quiser colocar uma foto laranja purpurina piscando vai funcionar. E como eu sinto que preciso sempre mudar, preto e branco é ótimo pra adaptar com tudo.

- a garota que passou quase 4 anos com o mesmo layout

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Gente, eu não sei como, mas deixei esse post passar! ACHEI HILÁRIO. A EMMA STONE HAHAHAHAHHAHAHAHA Agora que vc falou, eu realmente lembro dela sempre ali no canto da página, mas nunca tinha me tocado que era a Emma Stone.

    E eu tô rindo tanto das conquistas e descobertas, porque algumas coisas são básicas pra mim (que trabalho com sites como profissão). Nunca havia imaginado como uma pessoa que não estuda HTML, por exemplo, faz para se virar com os códigos nonsense. Achei um primor.

    Também não sabia que a menina no banner era a Taylor Swift!

    Backstage <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me achei nesse post. É meu sofrimento há seis anos! HAHAHAHAH

      Excluir
    2. HUAHUAHUAHUHAUHAUHAUHAUHAUHAA a emma stone foi uma praga. felizmente eliminada. EU NÃO SABIA QUE VOCÊ TRABALHAVA NISSO!!!!

      Comentários muito bons, obrigada <3

      Excluir

Posts Populares