brigadeiro gourmet CCAnálise

Tira esse raio gourmetizador do meu brigadeiro

5.5.15Elilyan



A febre gourmet é a nova modinha gastronomia. Depois de cupcakes, bolos na caneca, frozen yogurt e outras tendências que procuram inovar o paladar, o bendito do raio gourmet resolveu reinventar a roda. Sou uma amante da inovação e da boa comida, mas já cansei dessa modinha, pois muitas vezes o gourmet fica apenas no nome e no preço. 

O termo gourmet, de origem francesa, no primórdio designava um conhecedor e entendedor de boas bebidas e iguarias, ou seja, uma pessoa que apreciava um bom prato de comida, sem importar se era arroz com feijão ou caviar. O tempo passou e hoje em dia gourmet virou sinônimo de comida metida. A expressão está associada a uma ideia de sofisticação, comida feita com produtos de qualidade e artisticamente apresentada. 

Justamente por ser feita com ingredientes selecionados e pessoal gabaritado que a comida gourmet também virou sinônimo de inflação. Um brigadeiro normal na padaria custa 1 real, se for gourmet custa 5, 6 reais. UM ABSURDO! Ok, até entendo que o brigadeiro gourmet é feito com chocolate belga, leite de amêndoas e etc, etc, etc, mas o preço de um único brigadeiro me permite fazer uma panela inteira do basicão aqui em casa. 

Não é apenas o preço das comidinhas gourmet que muita vezes me irrita (o preço até que em alguns casos é compreensível), mas é a tentativa de fingir que é uma inovação que é azucrinante. Atire a primeira pitada de sal quem nunca fez uma invencionice na cozinha. Só porque você saborizou a pipoca isso não significa que reinventou a roda, pô, eu também já saborizei pipoca com Sazon! Não é uma novidade brigadeiro de cachaça, pipoca com sabor de azeite e bacon, sanduíche de carne de porco com molho barbecue e muito menos bolinho de carne recheado com ovo. Muitas das comidinhas gourmet não são inovações que estão levando a gastronomia a um novo patamar. Ao meu ver as comidas gourmet são invencionices que as vezes são deliciosas, as vezes não. 

Sendo bem sincera, não vou mentir e dizer que não me deliciei com uma bela porção de camarões da Iska, mas dizer que foi o melhor camarão à milanesa que já comi é esticar a baladeira. Esse é o principal problema das comidinhas gourmet: elas são gostosas, mas não no nível MELHOR COISA QUE JÁ COMI NA VIDA!! Surpreendentemente não troco o básico pastel de feira com caldo de cana pelo pastel gourmet feito com massa especial, recheado com cream cheese, salmão, legumes mistos e temperado com manjericão. 


Talvez meu paladar não seja sofisticado o bastante para compreender a grandiosidade do gourmet (ou será meu bolso pequeno demais?), mas apesar das minhas ressalvas com a atual modinha da gastronomia brasileira confesso que vira e mexe não resisto a experimentar uma novidade (mania chata de todo publicitário), então me dê licença que vou ali num food truck comer uma porção de ceviche.


- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Elilyan posso dizer que amei???
    Concordo que as comidas gourmet são gostosas, mas sinceramente nada, NADA,NADA supera o original, um brigadeiro de panela é o melhor acompanhamento para muitas ocasiões e nenhuma comida gourmet vai superar isso, na minha opinião é claro.
    As pessoas adoram babar ovo no que é modinha e vida um mimimi tãooooo chato, já fiz várias inovações na cozinha, meu irmão então, que adora misturar um bando de treco, mas se tu oferece a alguém é provável até que ele faça cara de nojo, ai vem a mídia ou qlqr outra coisa e diz que tem uma nova comida maravilhosa e BUM, todo mundo ama e é entendedor. Pelo amor de deus né...
    Comida é coisa boa, adoro, e to sempre disposta a experimentar coisas novas, só acho que não podemos ficar sambando nas comidinhas da vovô, pq elas são as melhores.
    Taiany Araujo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taiany,
      Você pode dizer o que quiser, sua linda. :D

      E quando a comidinha da vovô virá modinha? Lembra quando os bolos caseiros viraram febre ano passado? Comer é muito bom, muito bom, mas o melhor mesmo é comer algo que nos der prazer, sem pesar no bolso e na consciência. Tem pratos ditos gourmet que amo, mas tem outros que fico procurando a inovação, o dito cujo gourmet.

      E "babar ovo no que é modinha". AUAHUAHA Melhor trocadilho EVER!!

      Excluir
    2. Não tinha parado pra pensar nisso, no fato da comida da vovó virar modinha, complicado. Na verdade, eu não tenho problemas com modinhas, se tá em alta e vc quer, pq não? Mas uma coisa é certa, o preço é muito importante, e as vezes é o que complica.
      E tb, em cada época vai aparecer uma comida nova q todo muito vai querer fazer e comer. Meu paladar agradece, meu bolso nem sempre. Rs

      Excluir

Posts Populares