anime CCAnime

Iniciação: Chobits, anime

2.4.15Elilyan



Chobits é um anime que conheci em 2005 (uau! já faz DEZ anos!), mas continua tão marcante na memória que quando me deparo com gifs do anime bate os mesmos sentimentos de alegria, medo e encantamento.

Ficha Técnica
Gênero: Comédia, Ficção Científica, Romance, Ecchi e Seinen
Roteiro: CLAMP
Estúdio: Madhouse Studios
Direção: Morio Asaka
Produção: Tetsuo Genshô
Episódios: 26 episódios + 2 OVA 
Ano: 2002

Sinopse: Hideki Motosuwa é um estudante de cursinho sem grana que faz um monte de bicos para garantir sua vaga na faculdade. Morando sozinho ele sonha em possuir um persocon (computador pessoal super avançado com múltiplas funções e com forma humana). Um dia a sorte lhe sorri e ele acha uma persocon jogada no lixo e decide ficar com ela, ao ligar a única palavra que a persocon fala é "Chii", que ele decide que será seu novo nome. Achando que a Chii está quebrada Hideki pede a ajuda de um amigo que o encaminha a um especialista chamado Minoru Kokubunji, após examiná-la ele diz que ela poderia ser um Chobits. Mas o que é um Chobits? É assim que Hideki começa a desvendar os mistérios de Chii, uma robô que perdeu toda a sua memória.

Por que assistir Chobits? 

Chobits me marcou como o anime mais assustador que já tive o prazer de assistir, apesar de não ser um suspense, e muito menos terror, a construção do mistério de Chii é tão envolvente que fiquei aterrorizada com a história. Até hoje quando me deparo com imagens dos olhos vazios das persocons tenho calafrios na espinha. 

História criada pela CLAMP, Chobits foi ao ar em 2002, mas continua atual até hoje ao colocar um computador no formato humanoide e nos fazer refletir sobre a nossa relação com a tecnologia. Até onde vão os relacionamentos homem-máquina? O que é considerado exagero? As máquinas são melhores que os homens? As máquinas irão substituir os homens? As máquinas são capazes de pensar? E sentir? São tantas perguntas que Chobits provoca que é capaz de você ficar com dor de cabeça de tanto filosofar sobre o assunto. 

Em relação ao traço, Chobits não foge a regra da CLAMP, ou seja, inegavelmente belíssimo (a expressividade dos olhos da Chii é tão grande que tenho medo até hoje). Com um roteiro que sabe alternar drama, suspense e humor o anime vai prender sua atenção logo nos primeiros episódios. O Hideki é um personagem com que você se identificará facilmente, e a Chii é apenas uma fofa sem entender como funciona o mundo. 

Para não escandalizar ninguém já aviso que por ser um anime dos gêneros ecchi (termo em japonês que refere-se a que apresentam sensualidade como principal tema, em contraste com o termo hentai) e seinen (definição dada aos mangás e animes voltados para o público masculino entre os 20 a 40 anos), Chobits possui muitas cenas que perpetuam o male gaze... Nada é perfeito… Mesmo assim é um anime que indico, pois ele trata de forma clara a relação entre homem e máquina, mais precisamente, homem e tecnologia. 





Quem é quem no mundo de Chobits?

Decidi deixar de lado alguns personagens porque SPOILERS! 





Chii - persocon encontrada no lixo por Hideki sem nenhum arquivo. Aparentemente não possui sistema operacional. Meiga e ingênua é rodeada de mistérios.














Motosuwa Hideki - garoto do interior vai para Tóquio estudar no cursinho para entrar na universidade. Não tem dinheiro e nem vai muito bem nos estudos. Encontrou Chii no lixo e desde então sua vida virou uma loucura. 














Shinbo - vive na mesma pensão e faz o mesmo cursinho que Hideki, ou seja, são melhores amigos. Ajuda com a Chii, pois entende bastante de computadores. Seu persocon é a Sumomo.








Sumomo - persocon versão portátil de Shinbo é uma gracinha só. Tenho grande amor pela Sumomo porque ela rende apenas os melhores plots de comédia. 









Oumura Yumi - trabalha no mesmo bar que o Hideki. Alegre e sabe fazer de tudo um pouco Yumi não gosta de persocon.









Takako Shimizu - professora de Hideki e Shimbo no cursinho. Por ser linda chama atenção dos seus alunos. Casada, tem problemas com o marido, o que a leva a ter um relacionamento com um dos seus alunos. 













Chitose Hibiya - cuida da pensão onde Hideki e Shimbo moram. Gentil e simpática, vive oferecendo ajuda a Chii, pois Hideki parece meio desajeitado ao cuidar de sua persocon.












Minoru Kokubunji - garoto de apenas 12 anos que entende muito de computadores, internet, persocons e tudo mais. Mini gênio da informática. Tem um passado muito triste: sua irmã mais velha morreu de uma doença incurável a dois anos atrás. Isso o levou a construir uma persocon minimamente idêntica à falecida parente. 












Yuzuki - persocon de Minoru, foi criada com a mesma personalidade e mesma aparência física de sua falecida irmã.






Yoshiyuki Kojima - utiliza o nickname “Dragonfly” para se comunicar na internet. Após receber informações de Minoru sobre Chii, fica obsessivo para descobrir qual segredo ela esconde. É dono da persocon portátil Kotoko (sem piadinhas, por favor).




Kotoko - é a persocon de Kojima. Apesar de se parecer com Sumomo, Kotoko não tem o mínimo de disposição e paciência para aguentar a outra persocon de bolso, o que rende momentos hilariantes.






Aperte play e assista ao primeiro episódio :D

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Chobits é realmente um clássico.. mas eu diria que tá mais pra uma comédia fofinha do que pra um anime que realmente se propõe a nos fazer pensar rs.

    Se querem mesmo uma dica de um anime clássico, assustador, filosófico e com temática de tecnologia sugiro que assistam Serial Experiments Lain. Esse sim dá escalafrios e te faz mergulhar em reflexão (ou talvez "afundar" seja a palavra mais adequada rs). Se bem que pra quem tá iniciando, talvez seja uma pedida meio pesada.. mas garanto que vale a pena.

    De todo modo, Chobits também vale!


    .

    ResponderExcluir
  2. achei muito legal da sua parte postar o primeiro episódio,para que pessoas que estão em dúvida ou interessado no anime (como eu kkkkkkkk)

    ResponderExcluir

Posts Populares