brownie CCDicas

Fiz, provei e aprovei: Brownie

7.4.15Elilyan


Quem nunca e nem jamais saboreou um pedaço de brownie com bola de sorvete de baunilha? Eu sempre! Brownie é um doce que amo muito. Bolo de chocolate típico da culinária dos Estados Unidos, o brownie legítimo tem um leve gosto de chocolate meio amargo e uma casquinha crocante. Geralmente acompanhado por sorvetes e geleias, normalmente um pedaço com 100gr tem 466 calorias. Nada que 10 minutos na esteira não queime.

Bem, essa receita que vou apresentar a você é uma variação da que minha professora diva de confeitaria, Márcia Rejane, ensinou. A versão dela é super fácil e ótima, mas como achei muito doce, alterei a quantidade de açúcar. 

Vamos cozinhar!

Ingredientes

450 gramas de chocolate meio amargo picado
200 gramas de manteiga sem sal
06 ovos
200 gramas de açúcar (pode ser branco ou mascavo, ou meio a meio)
200 gramas de farinha de trigo (SEM FERMENTO)
150 gr de chocolate ou castanha de caju ou nozes picadas

Modo de fazer

Derreta o chocolate, acrescente a manteiga e reserve.
Bata levemente os ovos com o açúcar, misture o chocolate derretido, a farinha e finalize com as castanhas, chocolates ou nozes picadas. 
Asse em forma forrada com papel manteiga (se você não tiver papel manteiga, pode ser em forma untada e enfarinhada)
Leve ao forno pré aquecido em 180ºC de 20 a 25 minutos (ou até formar uma casquinha).


Dicas cults do “chef”

>>> Atenção ao chocolate que você vai usar, pois dependendo da porcentagem do teor de cacau o brownie pode ficar mais ou menos doce. NADA DE USAR CHOCOLATE HIDROGENADO PELO AMOR DO COELHINHO DA PÁSCOA!!

>>> Para derreter o chocolate você tem duas opções: 
Banho-maria
Aqueça uma panela com água e desligue o fogo antes que levante fervura. A temperatura deverá estar ao redor de 48°C (suportável ao contato com as costas das mãos) e sem está subindo vapor de água (água e chocolate são inimigos mortais!!). Despeje o chocolate picado em um recipiente seco e coloque-o sobre o calor do banho-maria. Deixe assim, paradinho, por 1 minuto, depois mexa lentamente com uma espátula. Demora um pouco, mas o chocolate derrete. 

Microondas
Coloque o chocolate picado em uma vasilha seca que possa ir ao microondas e ligue o aparelho em potência média por 30 segundos. Depois de 30 segundos, seu microondas irá apitar. Mexa com uma espátula seca (já falei que chocolate e água juntos não dão certo?). Caso ainda tenha pedaços, deixe por mais 30 segundos. Misture de novo até derreter completamente.

"Não tenho microondas e banho-maria é muito trabalhoso, posso derreter o chocolate colocando a panela diretamente no fogo?" Poder pode, mas a chance de você queimar tudo é ENORMEEEEEEEEEEE. Chocolate é um ingrediente caro e delicado.

>>> Você pode “enfarinhar” a forma com chocolate em pó ou achocolatado para deixar seu brownie ainda mais gostoso.



- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares