CCSexta dc

Super-Heroína em Terra de Super-Herói

15.11.14vics


Você já viu dezenas de filmes de super-herói, correto? E todos esses filmes contaram com a participação de, pelo menos, uma super-heroína, não foi mesmo? Pois esta postagem é uma celebração à esses momentos!

Eu poderia começar o meu texto falando de diversas coisas e então apontar para o lado negativo das participações dos heróis do sexo feminino nos filmes sobre super-heróis. E sinceramente? O primeiro rascunho desse texto foi exatamente assim. Mas não mais.

Foi conversando com a Dana que decidimos que a melhor coisa a se fazer não era denegrir as participações das mulheres nos filmes, mas celebrar essas participações e fazer com que as pessoas percebam o quanto elas estão presente. E assim ficou.

Só entre o começo deste ano e o dia de hoje, já foram lançados quatro filmes de super-heróis e em cada um deles tivemos um mínimo de uma personagem feminina, sendo que em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, há cinco delas.

Blink, Vampira, Mística, Tempestade e Lince Negra

Decidimos contar aqui como “super-heroína” toda aquela personagem do sexo feminino que de alguma forma usa sua inteligência, astúcia e, convenhamos, sensualidade para salvar o dia e/ou ajudar a fazer isso.

Ainda que o papel dessas mulheres seja um tanto reduzido e em muitos momentos venha a ser “deturpado” por algumas questões, algo é impossível de se negar: todas essas personagens tem um peso para suas respectivas tramas.

Você já parou para pensar o que seria dos X-Men sem a presença da heroína-vilã Mística? Ou o que seria do Professor Xavier sem seu braço direito, a Tempestade, e sua protegida e querida Jean Grey? Ou até mesmo o que seria da S.H.I.E.L.D. sem as suas Maria Hill e Viúva Negra? Ou do Batman sem o contra-peso da também heroína-vilã Mulher-Gato?

Mas antes de celebrar essas participações e fazer menções honrosas, é preciso entrar em alguns pontos básicos primeiro. E são eles:
  1. O mundo é dominado por homens. It’s a man’s man’s man’s world. Então, por isso, o peso e carga emocional e de desenvolvimento fica nos ombros dos personagens masculinos, que acabam por engolir os femininos.
  2. Embora tenhamos nos prendido naquela definição de super-heroína, a Dana levantou um ponto muito interessante: na maioria das vezes, o personagem da mulher heroína entra em uma categoria “espiã”, na qual usa-se muito o disfarce, o fator sensualidade, e etc. (Em breve: um post sobre isso!)
Conseguem ver o item 1 e 2 explícitos aqui? Porque a gente sim!

Com essas questões pontuadas, vale lembrar que com as mulheres se aventurando cada vez mais no mundo geek, a participação das super-heroínas tem ficado cada vez mais latente. O que é sensacional!

Peguemos, por exemplo a postagem da Dana, sobre TODAS as super-heroínas que estrelaram seus próprios filmes. Foram três filmes listados, todos eles lançados na fase pré-Homem de Ferro, que, no meu primeiro texto, utilizei como ponto inicial da “dominação quadrinhos” no mundo cinematográfico.

Desde então, as mulheres têm aparecido mais e em maior quantidade, tendo suas tramas entrelaçadas mais firmemente ao enredo principal e apresentando um peso significativo em suas respectivas histórias. 

Com o maior destaque para a Viúva Negra no Universo Marvel, a personagem de Scarlett Johansson tem ganhado muito espaço e é a única que ao longo de diversos filmes desenvolveu uma história própria, com afirmação recente de que ela terá um papel fundamental no vindouro A Era de Ultron

Você vai se surpreender com a quantidade de mulheres super-heroínas escondidas nos filmes de super-heróis. Aqui nós só pegamos a da fase atual, pós-Homem de Ferro, mas vale lembrar que X-Men (editora Marvel, mas nos cinemas é da FOX) é a única franquia que continua desde a fase anterior até agora.  

X-Men - FOX: 8 
Mística, Lince Negra e Emma Frost tiveram alguma relevância nos últimos dois filmes. Mas também vimos: Tempestade, Jean Grey/Fênix (ambas confirmadas em X-Men: Apocalypse!), Vampira, Blink e Angel Salvadore

Marvel Cinematic Universe (MCU) - Marvel/Disney: 14 
Filmes da Marvel: Viúva Negra, Agente Carter, Maria Hill, Vírginia Potts/Pepper, Jane Foster, Lady Sif, Frigga, Agente 13, Gamora, Nebula. Vale lembrar que a Agente Carter, interesse romântico do Capitão América no primeiro filme, protagonizará a "série" Agente Carter, que estreia em janeiro. 
Marvel’s Agents of SHIELD: Skye, Melinda May, Jemma Simmons e Bobbi Morse/Harpia

Homem-Aranha - Sony: 1 
Se contamos as outras, a Gwen Stacy não pode ficar de fora. Mas vale dizer que em O Espetacular Homem-Aranha 2 temos a aparição da Gata Negra como assistente do Harry, mas não desenvolveram nada muito concreto sobre ela. E a franquia do Homem-Aranha tá tão problemática que eu vou ignorar.

Universo DC - Warner + série: 7 
Na nova fase da DC só temos um filme, né? O Homem de Aço, com a Lois Lane (que não é super-heroína, porém é relevante como a Jane Foster e a Pepper). Mas esse é o único filme em que temos uma mulher de peso entre os vilões: Faora-Ul. Além disso, vamos contar a Mulher-Gato do Batman do Christopher Nolan só porque é recente. Pera, aí percebi que também temos que contar a Talia al Ghul, que é a vilã. Arrow: Canário Negro, Caçadora e Felicity Smoak. * 
* OBS: Sobre as séries, concentrei no principal. Me recuso a pesquisar mais fundo, porque ainda não to em dia e não quero spoiler, além do fato de que há aparições em só um episódio. Em outros casos, pela quantidade de episódios, as mulheres ainda podem ser mais desenvolvidas.  

Decidimos também não contar personagens que estão por vir, porque não sabemos como elas vão aparecer (e nem se esses filmes vão virar realidade, vai saber), mas algumas das principais já confirmadas são a Mulher Invisível (Quarteto Fantástico), Mulher Maravilha (Batman e Superman e um filme solo), Capitã Marvel (filme solo e, talvez, Vingadores) e Feiticeira Escarlate (Vingadores e, possivelmente, X-Men). 

Uma coisa interessante a reparar é que nessa fase todas as namoradinhas começaram a agir em cena, ajudando o super-herói a vencer o vilão. O que definitivamente não acontecia antes - pegue os dois primeiros filmes da trilogia do Cavaleiro das Trevas, por exemplo. De quebra, ainda vimos guerreiras poderosas como a Lady Sif, alienígenas militarizadas como a Faora-Ul, agentes determinadas como a Maria Hill e a Viúva Negra. E, bem, Gamora, que uniu tudo isso e ainda é uma parte importante de um time de super-heróis, os Guardiões da Galáxia

Mesmo que muitas dessas personagens ainda tenham um grande caminho a percorrer e precisem ganhar não só uma “tolerância” de suas participações, mas também uma aceitação real, a fase pós-2008 guardou grandes momentos para essas mulheres. No fim, temos 30 garotas salvando o mundo em 13 filmes e 2 séries


Só fica mesmo faltando uma super-heroína de primeira linha... aquela super-poderosa que não tá dando tchauzinho no fundo de filme de super-herói... uma como... a... Não, vamos parar por aqui. Isso é um assunto só para a próxima semana, nesse mesmo horário (mentira) e nesse mesmo canal. Até lá, aproveite para entender essa fase de filmes de super-heróis e ver quais filmes estão por vir no primeiro post!



Esse é o mês das Super-Heroínas no CC! Leia os outros posts aqui.




___________________________________________________________________________
O autor desse texto é o VICS, o moço simpático da foto ao lado, e, sim, vics tem um blog! Sou blogueiro há mais de cinco anos, e já passei por diversos projetos até chegar aqui. Me deparei com a Dana há alguns anos e esse é o meu primeiro "projeto colaborativo" desde que nos conhecemos (na verdade, é o meu primeiro, ponto). Estarei por aqui por mais duas sextas, postando um projeto de quatro partes sobre... quadrinhos? Quadrinhos.
Não quer perder? Então chega mais e fica de olho que a coisa tá bacana!

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Vics virei sua fã! To apaixonada nesses textos sobre super heroínas *_______*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAH nossa, obrigado, Jéssica! minha primeira fã <3 (desculpa a super demora pra responder...)

      Excluir

Posts Populares