7 point system clube de escrita

Clube de Escrita: Planejamento de Emergência

16.11.14Dana Martins


Estamos oficialmente na metade do NaNo! Parabéns por chegar aqui, você merece. Não importa onde você esteja na meta, porque alguma palavra é melhor do que 0 palavra - e isso você já conquistou. 

O primeiro rascunho é uma floresta e faz parte do processo se perder. Você está escrevendo lixo, experimentando, explodindo laboratórios e cansado de carregar a vida nas costas enquanto bate a meta diária. Às vezes a única energia que eu tenho é para agarrar meu único fiapinho de história e ir em frente. Mas pra onde? Hoje eu decidi reunir dois truques rápidos que tornam impossível ficar perdido.


"Se eu for esperar até ter vontade de escrever, eu nunca escreverei"


1- Macro-planejamento baseado no 7 point system

Essa semana coloquei no grupo do Clube de Escrita sobre o 7 point system de estruturar história, mas eu decidi fazer uma versão rápida, que pode te ajudar na história só respondendo umas perguntas. Afinal, estamos no meio do Nano, senhores, e ninguém tem tempo pra fazer uma estruturação completa tendo 1700 palavras pra escrever.

Copie as perguntas abaixo e responda! 

1- Como as coisas no mundo/vida do personagem são antes da história?

2- O que acontece de diferente que tira seu personagem da zona de conforto - faz seu personagem querer algo mais?

3- O que de interessante acontece pra mostrar os riscos de estar fora da zona de conforto? Uma cena de ação, um encontro indesejado.

4- Até aqui seu personagem sobreviveu - foi levado aonde não queria, precisou resistir às coisas. Aqui é o ponto que ele vai começar a lutar contra. O que ele quer resolver? O que ele vai lutar contra? O que faz ele tomar essa decisão? O que ela vai fazer para conseguir o que quer?

5- Uma merda muito grande aconteceu, o que foi? Outra coisa interessante acontece, dessa vez algo maior e mais problemático. Igual o 3, só que mais pesado. Chances são de que vai ferrar com os planos do seu protagonista.

6- Algo de diferente acontece que leva seu personagem à conclusão. O que muda que faz o seu personagem ter a chance de vencer?

7- Como ele vai estar diferente no fim, em relação ao início?

Eu sei que isso funciona, porque eu acabei de responder pra mim e fiquei assustada com o que eu descobri sobre o fim da história, ainda entendi a estratégia dos antagonistas. Eu não sei exatamente como tudo vai acontecer, mas tenho pra onde ir agora. 

Aqui no meu rascunho que originou essa perguntas, pode dar uma ideia melhor de cada parte.

Indico além de responder as perguntas, tentar dizer de forma mais resumida possível os acontecimentos-chave de cada ponto. Vou deixar aqui o meu, é só substituir pelo seu. Aí não tem como não saber o que escrever. É só: como passar de onde você tá para o próximo ponto?

1- Hook
Ela tá indo fazer ballet
2- Plot Turn 1
ela não é uma bailarina
3- Pinch 1
descobre um chip
4- Midpoint
caçar fugitiva
5- Pinch 2
tá sendo perseguida
6- Plot Turn 2
descobre que não pode confiar em si mesma
7- Resolution
tá sozinha vivendo a vida, não é uma bailarina

"Inspiração existe, mas precisa te encontrar trabalhando." Leia Inspiração é um estado mental


2- Micro-planejamento com 3 elementos

Quanto mais escrevo, mais eu tenho certeza de que eu não invento a história - ela se cria sozinha. Você só precisa definir três coisas:

Personagem: Como o seu personagem está agora?
Fulano está cansado de tanto fugir.
O que o personagem quer: O que ele quer?
Fulano quer encontrar um lugar seguro para descansar.
Mundo: O que ele vai ter que atravessar para conseguir isso? 
Fulano está perdido em um esgoto. 

A combinação disso é basicamente o que você vai escrever: Dependendo de fulano, talvez ele perceba que o esgoto é o lugar ideal para descansar. Talvez ele continue andando até morrer de cansaço. Se você conhece o mundo (aqui, esgoto), você sabe o que tem ali e o que pode surgir ali para movimentar a história em direção ao seu objetivo. Para onde ela vai? (ver o próximo ponto no macro-planejamento)



Repare que você mal tem o que inventar na história, o que vai acontecer é resultado da combinação desses 3 elementos. Depois disso, você não cria mais a história, você só escolhe como ela vai ser contada. PORÉM, essa escolha só acontece no fim da edição. No meu 1º rascunho eu só tenho uma ideia desses 3 elementos. Grande parte do meu trabalho aqui é conhece-los melhor. O meu personagem, o que ele quer, o mundo com que ele está lidando. 

Faça essas 3 perguntas toda vezes antes de escrever e pronto. Essa noite enquanto eu pensava nisso tive uma ideia ótima!

Agora estou: exausta. Quis fazer esse post da forma mais direta possível, pra você só pegar as perguntas e responder. Então coloquei o rascunho inteiro no meu blog de lixo para quem quiser uma explicação melhor sobre os 3 elementos.

UMA MENSAGEM PRA VOCÊ

Pra você, caro amigo, que já está puto da vida e a ponto de surtar. Lembre de parar. Sim, parar. Às vezes a gente entra no piloto automático com a nossa rotina e fica tão exausto, nos levando a um ciclo de achar tudo uma merda e não fazer nada. Então: pare. Tire um momento pra você. Respire fundo. Deite e admire o teto do seu quarto, o céu, os passarinhos... Se reconecte com aquela coisinha dentro de você que te faz levantar e escrever essa história.

Indico também o Clube de Escrita de quarta-feira ótimo do Diego.



Agora vamos ver como a equipe do CC está indo...


Volte aqui amanhã, porque já são 23:58, to morrendo de sono e ainda tenho que bater minha meta, então sem condições de colocar alguma coisa aqui. Mas queria aproveitar esse momento especial para dizer que estou bem com a minha história. Às vezes ela foge um pouco e dá um medo SURREAL dela não fazer mais sentido. Sabe quando o desânimo começa a se aproximar? Eu sinto o diabinho do "não gosto mais dessa história" se enroscando nos meus pés. Mas eu tenho conseguido segurar firme. Foi até por isso que eu fiz questão de dar essas duas dicas no post de hoje, porque durante essa semana elas me ajudaram a reencontrar o meu caminho. Ainda tá tudo uma merda, eu preciso ficar empurrando pra história andar e algumas contradições estão surgindo, mas eu tenho aprendido a tirar esse tempinho para me relocalizar e tem dado certo. (enquanto isso, sei que o Nano está começando a pesar porque em vez de conseguir escrever como primeira coisa no dia, estou retornando ao mau hábito de fazer isso por último. merda)

-dana martins


TAGS: , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *