absorvente absorvente interno

Ele é branco, ninguém fala sobre e sempre termina em sangue. Sim, vamos falar sobre AQUILO

25.10.14Dana Martins


Enquanto meu longo episódio de 3:50 minutos de Carmilla carrega, deixa eu falar um pouco sobre menstruação. Pessoalmente, eu acho estranho fazer um post sobre isso. A menstruação é tipo uma sociedade secreta das mulheres. Basta alguém precisar de um absorvente e começa um contrabando silencioso envolvendo uma cadeia de mulheres até que, boom, a pessoa consegue e ninguém mais fica sabendo (ninguém = homens). Absorvente é aquilo que você esconde no fundo da bolsa pra ninguém ver. E já pensou no quanto isso é ESTRANHO?

Pausa para o comercial, vou deixar aqui o primeiro episódio de Carmilla enquanto vou lá assistir o 23.



omg o episódio 23 termina muito bem. HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA (...) 

Voltando... já pensou que é estranho que a gente fale de menstruação igual se fala do Voldemort? Oh, Você-sabe-quem está "naqueles dias". Eu não, só pensei outro dia quando eu fiquei sabendo de duas adolescentes que fizeram o jogo "Tampon Run" chamando atenção para o fato de que é super comum na nossa sociedade falar de coisas tipo armas, morte e guerra, enquanto algo tão comum quanto menstruar a gente fica desconfortável falando. 

O Tampon Run foi criado pelas garotas Sophie Houser, 17, e Andy Gonzales, 16, em um programa de verão do Girls Who Code. Elas nunca tinham programado nada antes de participarem!!! Texto legal sobre o assunto (em inglês)

"A maioria das mulheres menstrua pela maior parte de suas vidas. Isso é, de todos os modos, normal."
Ainda assim a maioria das pessoas, tanto mulheres quanto homens, se sente desconfortável falando sobre qualquer coisa relacionada a menstruação.
O tabu acerca disso ensina às mulheres que uma função corporal natural e normal é vergonhosa e grosseira.
Tampon Run é uma forma de discutir o tabu de uma maneira acessível. Em vez de segurar uma ARMA, o corredor segura um tampão, e em vez de atirar dos inimigos, o corredor joga tampões neles. 
Apesar do conceito do jogo parecer estranho, é mais estranho ainda que a nossa sociedade tem aceitado e normalizado armas e violência através de videogames, enquanto nós ainda achamos tampões e menstruação algo indizível. 

Por que nós não falamos sobre menstruação?

Acho que é uma questão de quem tem voz. O caso do Tampon Run é um exemplo de como apenas um pouco de diversidade já faz a diferença. Os dados mostram que 76% dos desenvolvedores de videogame são homens, enquanto a distribuição de gênero entre os jogadores é quase igual. E vou te falar: 76% é um número legal, porque toda vez que começam os créditos dos meus jogos favoritos mal aparecem mulheres entre eles. Isso também não é só na indústria de games, os filmes não ficam muito atrás. Talvez na literatura seja onde há mais mulheres envolvidas, mas o caso do John Green mostra que o problema é mais embaixo.

Coisas tão simples como a menstruação mostram que a falta de diversidade entre os que produzem conteúdo (ou que dominam os principais cargos) influenciam no pensamento da sociedade como um todo, outro exemplo é o das cores da calcinha. Curiosamente, hoje eu aprendi que até a 1ª Guerra Mundial os absorventes eram feito de panos reutilizáveis, aí umas enfermeiras viram que o que eles usavam para as bandagens absorvia melhor o sangue e... era descartável. É, é mais fácil o mundo entrar em guerra do que uma mulher ter um absorvente apropriado. Humanidade nota 10. 

E eu aprendi isso nessa série de vídeos extras da websérie Carmilla. Não precisa assistir a série para entender e não tem spoiler da história principal. Falam de menstruação com naturalidade e dão várias dicas/curiosidades sobre o assunto. É muito legal assistir para quebrar o tabu.

Para conversar sobre menstruação

Do Vampires Get Their Periods? (Vampiros menstruam?)

Contexto na série: Foi daqui que eu tirei o fato histórico. As garotas que fazem os avisos no dormitório estão lidando com uma revolta de gnomos, então Laura (a protagonista) traz Carmilla para saber como a menstruação funciona com vampiros. 



FIGHT-O! The Greatest Underwarrior (hm... digamos que O Grande Guerreiro das Calcinhas)

Contexto na série: Na série dois clubes da Universidade Silas competem pra ver quem vai proteger as garotas (porque garotas têm desaparecido na universidade), então Laura decide fazer uma competição sobre menstruação "porque se você vai proteger uma garota, você tem que proteger todas as partes dela". Sim, é pra ser sacaneado assim. HAUHAUHA Mas bem interessante, fala até do primeiro livro que cita menstruação.




A Periodo PSA from Perry & LaFontaine

Contexto na série:  Bem, essas são as responsáveis por informar as coisas na faculdade e elas estão de volta. Entre diversas piadinhas, elas mostram os tipos de absorventes e eu quase pensei que ia ser propaganda pura, MAS elas reforçam a importância de não ter vergonha de falar sobre isso e lembram que não é uma boa ideia jogar o absorvente pela privada. Ah, e pra não questionar as tortas do refeitório. E se proteger de tubarões. 



Esses extra de Carmilla foram feitos porque a série só saiu do papel quando foi financiada pela marca de absorventes U by Kotex. Mas o resultado é o que você pode ver acima: eles transformaram falar de menstruação em algo divertido e comum. Mais do que tudo, eles também nos fazem pensar: Por que nós não falamos sobre menstruação?

-dana martins
status: não estou menstruada agora. mas talvez eu diga quando ficar lá no @danagrint


Aliás, quando falamos sobre menstruação, é como uma forma de desvalidar qualquer coisa que uma mulher diga, porque "ela está naqueles dias". 

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. só queia dizer que <3 carmilla <3

    e que é algo MUITO IMPORTANTE ver esse cuidado e ver uma marca reconhecendo que nem todas as pessoas que menstruam são mulheres. LaFontaine melhor personagem <3

    ResponderExcluir

Posts Populares