CCMúsica copa do mundo

Analisando One Love, One Rhythm, a trilha oficial da Copa

20.5.14Elilyan


Quando ouvi pela primeira vez o single oficial da Copa do Mundo de Futebol só pensei: “Meu Deus, que coisa horrível!”, mas depois vi a lista completa dos nomes que integram o álbum oficial do segundo maior evento esportivo do mundo e cresceu uma fé no meu coração que o CD poderia ser melhor. Um disco com Bebel Gilberto, Shakira, Sergio Mendes, Carlinhos Brown e Ricky Martin não pode ser ruim. Ou estou enganada?

Descubra após o pulo

1 - Pitbull Feat. Jennifer Lopez & Claudia Leitte – We Are One (Ole Ola) (The Official 2014 Fifa World Cup Song)

O gif já diz tudo sobre essa música.

por que decidi analisar isso mesmo?!

2 - Santana & Wyclef Feat. Avicii & Alexandre Pires – Dar Um Jeito (We Will Find A Way (The Official 2014 Fifa World Cup Anthem)

Fica melhor depois de 2 minutos, mas ainda assim não representa meu Brasil, brasileiro, mesmo com o Alexandre Pires (até agora estou procurando os vocais dele). NEXT. 


3 - Arlindo Cruz – Tatu Bom De Bola (The Official 2014 Fifa World Cup Mascot Song)

um pouco de batuque
Com um samba cheio de graça e molejo, Arlindo Cruz vem representar a brasilidade com graça e um leve toque infantil. A música tema do mascote oficial da Copa me deixou com um sorriso no rosto. Com uma letra fácil, quando você menos esperar estará cantando e sambando muito.

4 - Ricky Martin – Vida (Spanglish Version)

Confesso que já conhecia “Vivda” por causa do clipe e por ser sou muito fã do ex Menudo. Apesar do clipe vender bem a alegria do povo brasileiro o spanglish mata a brasilidade, pois ao colocar Martin cantando em espanhol dá a entender que no Brasil se fala a língua dos hermanos. Fifa, Ricky sabe falar português muito bem, então por que não uma versão em português? 

5 - Aloe Blacc X David Correy – the World is Ours (Coca-Cola 2014 Wolrd's Cup Anthem)

A música da Coca-Cola já tem aquela batida e alguns versos que a gente já conhece dos comerciais de TV, mas na versão do CD da Fifa ganhou os incríveis vocais de Aloe Blacc (que voz incrível!) e um batuque de escola de samba que me permite colocar o selo brasilidade em uma música completamente cantada em inglês. 

6 - Psirico – Lepo Lepo

Sem preconceito, mas tenho que perguntar: O QUE LEPO LEPO TÁ FAZENDO AQUI, FIFA?! Gente, o carnaval já passou e essa música não tem relação nenhuma com o futebol (tirando o fato de alguns jogadores terem feito a coreô quando marcaram gol), então não tem justificativa nenhuma dela está inclusa no álbum. A música do Skank, “Uma Partida de Futebol”, era mais coerente. 

7 - Sergio Mendes & Carlinhos Brown – One Nation

música boa *.*
Sergio Mendes e Carlinhos Brown são grandes representantes do Brasil no exterior. Você, assim como eu, pode até não gostar do técnico do The Voice, mas tem que reconhecer que o cara sabe fazer boa música. Os versos de “One Nation” podem até ser fracos, mas a grandiosidade da melodia me lembrou o trabalho de Carlos Villalobos, Jair Rodrigues, Olodum e do G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro. 

8 - Shakira – La La La (Brazil 2014) (Feat. Carlinhos Brown)

Para reviver o sucesso de “Waka Waka (This Time for Africa)”, Shakira aparece com uma música que faz parte do seu novo álbum e também do comercial da Activia. Apesar de ser boa, “La La La (Brazil 2014) é como "Lepo Lepo": uma faixa que não contribui em nada com o CD. 

9 - The Isley Brothers with Studio Rio – It’s Your Thing (Studio Rio Version)

Não conheço o trabalho do Studio Rio, mas vou te dizer que rolou amor à primeira ouvida depois de “It’s Your Thing”. Mais uma música cantada exclusivamente em inglês ganha o selo brasilidade por causa da sua melodia de alto nível, que me lembrou Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. 

10 - Bebel Gilberto and Lang Lang – Tico Tico
classe e bom gosto! YES!

Bebel Gilberto é tão pop, mas tão pop, que já apareceu na trilha sonora de vários filmes e séries estrangeiras. Então, nada seria mais óbvio do que ela estar presente no CD da Fifa. Cantando “Tico Tico”, um chorinho popular que ganhou fama na voz da portuguesa naturalizada brasileira Carmem Miranda, a belíssima voz de Bebel ganha, com a parceria do piano magistralmente tocado pelo chinês Lang Lang (apenas o melhor pianista do mundo!), um toque todo especial. 

11 - Adelén – Ole (Stadium Anthem Mix)

Nunca ouvi falar em Adelén, cantora norueguesa (sério, Fifa?) que canta em espanhol e inglês, e preferiria continuar sem saber quem é. “Ole” não é uma música ruim, mas lembra muito a farofa do Pitbull e, por isso, é uma decepção. Por favor, não toque essa música nos estádios. 

12 - Magic – This is Our Time (Agora É A Nossa Hora)

Outro desconhecido é Magic (você conhece? eu não!). Gente, como é fofo o sotaque estrangeiro cantando “agora é nossa hora”. Fora isso, tenho que confessar que já estou cansada de ouvir tanto batuque de escola de samba. Pô, Fifa, o Brasil é um país lindo e com uma diversidade ENORME de sons. Além de samba existe sertanejo, forró, funk e muitos outros ritmos musicais que podem representar o país. Faltou deixar a preguiça de lado e gastar um tempinho pesquisando.

13 - Baha Men – Night & Day (Carnival Mix)

Música de festa, de celebração, de carnaval! Pegue as baladas de Sampa, misture com os tambores da Bahia e você tem “Night & Day”. Não é a música do ano, mas dançava na boa depois de uma vitória do time do Felipão

14 - Rodrigo Alexey Feat. Preta Gil – Go, Gol

Não sei a relevância da Preta Gil no cenário musical brasileiro (sempre pensei que era zero, mas pelo visto estou enganada), mas posso dizer que ela não faz feio em “Go, Gol”. Bom ouvir uma música que flerta com o funk e outros ritmos brasileiros. 

15 - Mika Nakashima X Milioyah Kato – Fighter (Tachytelic World Cup Brazil 2014 Remix)

J-Pop + Brasil = “Fighter”. Essa música só me fez ter certeza que bateria de escola de samba combina com tudo. Sério, é hilário como ficou perfeito a combinação entre o techno típico das músicas pop japonesas com o batuque brasileiro.

16 - Pitbull Feat. Jennifer Lopez & Claudia Leitte – We Are One (Ole Ola) (The Official 2014 Fifa World Cup Song) (Olodum Mix)

Oh música do meu ódio. Peraí que essa introdução do Olodum é boa. Ah, droga, Pitbull tinha que cantar para estragar tudo? O remix do Olodum elevou, e muito, a versão original, mas com esses versos ridículos e vocalistas equivocados a música não me conquistou. Fifa, tente novamente na próxima Copa, pois “We Are One” não irá conseguir de jeito nenhum superar o sucesso de “Waka Waka” e “La Copa de La Vida”. E Claudinha Milk, fiquei com pena, você merecia coisa melhor. 

No final das contas "One Love, One Rhythm" poderia ser pior. Mas a preguiça da galera da Fifa em desvendar nossa incrível diversidade de ritmos resultou em um álbum cansativo, repetitivo e sem a nossa cara

Sabe o que é melhor? Ouvir uma playlist que mistura o melhor da trilha sonora oficial da Copa do Mundo 2014 com músicas que têm realmente a cara do Brasil e do Futebol (com direito a crítica social!). É só apertar o play ;)



- elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares