2014 a elite

[Resenha] Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda

23.3.14Unknown


Antes de a Seleção começar... Aspen era o namorado secreto de America. E havia outra garota na vida do príncipe Maxon.



Todo mundo já conhece as dúvidas e angústias de America quanto aos seus sentimentos, assim como as intrigas entre as selecionadas. Mas alguém sabe o que se passa na cabeça dos dois homens que lutam pelo coração da garota? É exatamente isso que será revelado em O Príncipe e O Guarda: os verdadeiros pensamentos e inquietações do misterioso Maxon, que precisa escolher uma esposa até o fim da disputa, e as ideias e emoções do jovem Aspen, ex-namorado de America, que vai trabalhar como soldado no palácio durante o concurso. 

Ler esses contos me fez conhecer mais sobre a história do que já sabia depois de ler os dois primeiros livros. Foi muito legal saber como Maxon e Aspen pensam. Acho que qualquer fã da série deveria ler esse livro e se deliciar com os contos e os extras maravilhosos.

Além dos contos, o livro traz ainda: Os três primeiros capítulos de "A Escolha", uma entrevista exclusiva com Kiera Cass, a lista completa das selecionadas, a lista das castas e suas profissões, a árvore genealógica da America, do Maxon e do Aspen e as playlists oficiais de "A Seleção" e "A Elite".

O Príncipe:


Em "O Príncipe" vemos a Seleção pelos olhos de Maxon, o príncipe herdeiro de Illéa. O conto começa no aniversário de 19 anos do príncipe, com uma grande festa no palácio. Maxon ainda não sabe lidar com a atenção que vai ganhar quando a Seleção em fim começar, mas em sua festa ele percebe que não será fácil. 

Nesse conto conhecemos mais a fundo a família real: Descobrimos que o rei Clarkson é realmente tão frio e calculista quanto parecia ser, o modo como ele trata as meninas da Seleção é de dar raiva. Já a rainha Amberly, é exatamente o oposto, sendo adorável, generosa e muito elegante. É muito bonito ver a admiração que Maxon sente pela mãe.

Conhecemos também Daphne, melhor (ou única?) amiga de Maxon até o momento. Filha do rei da França, ela é uma menina um tanto quanto explosiva, mas muito decidida em relação aos seus sentimentos, o que não podemos dizer sobre Maxon.

O príncipe é bom em sua essência. Muito carismático, brincalhão e bastante ingênuo. Lendo o conto nós vemos o quanto a Seleção mexe com sua cabeça, em relação ao amor. Maxon nunca experimentou o amor e por isso tem medo de que não consiga enxergá-lo. Esse medo o faz ser muito inseguro em relação a si mesmo. É muito interessante ver sua reação quando finalmente conhece as meninas.

"Olhei novamente para a pilha. Nomes, fotos e qualidades. Todos os detalhes essenciais estavam ali. Ainda assim, eu sabia que o formulário não dizia o que as fazia rir ou pôr para fora seus segredos mais obscuros. Ali estava uma compilação de atributos, não de pessoas."

Infelizmente o conto é pequeno, então só vemos o começo da relação entre ele e a America, mas você já sente que o sentimento dele por ela é muito verdadeiro. Se a Kiera quisesse reescrever toda a trilogia sob o ponto de vista do Maxon, eu adoraria. <3

O Guarda:

Em "O Guarda" é a vez de descobrir como é a vida de Aspen, recém chegado no palácio, antigo Seis e atual Dois, cujo trabalho é proteger o homem que, supostamente, ama sua ex-namorada. O conto começa na manhã logo após o 'incidente' envolvendo Marlee e o soldado Woodwork, o que gera um clima de tensão geral no palácio.

O conto de Aspen mostra como são as coisas nos bastidores do palácio. Vemos como é a rotina dos guardas, as reuniões à portas fechadas com o rei, o movimento na cozinha e como os criados pensam. Achei essa a parte mais interessante, já que de resto Aspen só fala sobre America.

Não há como negar que ele a ama, ele só fala nisso o tempo inteiro, mas o sentimento é tão forte que o torna um pouco obcecado. Ele só pensa nela e só quer vê-la, em todos os momentos. Seu ciúme em relação ao Maxon é tão grande que, apesar de todas as provas de que Maxon não é uma pessoa má, Aspen ainda o odeia. 


"Ela era como eu. Nunca peguei nada dela para guardar, mas armazenava cada momento como se fosse um objeto. Eu repassava essas memórias sempre que as coisas estavam mais calmas. Passava mais tempo com ela do que ela jamais imaginara."

Apesar desse comportamento um tanto quanto stalker de Aspen, passei a gostar um pouco dele depois de ler "O Guarda". Ele é uma boa pessoa, é muito generoso e preocupado com os outros. Uma prova disso é o relacionamento que ele cria com as criadas de America: Lucy, Mary e Anne. Ele as trata como damas, o que não é comum para elas. Tenho certeza que elas gostam muito dele, em especial Lucy, que é a mais carente de afeto das três.

Mesmo se mostrando uma pessoa melhor do que eu pensava que era, Aspen ainda não conquistou seu lugar no meu coração. Ainda sou Team Maxon e acho que serei até o final. Espero que ele consiga ser feliz, mas quero America se casando com o príncipe e se tornando uma ótima rainha para Illéa.

Primeiros três capítulos de "A Escolha":

Ai. Meu. Deus. Isso é o que eu chamo de provocação! Liberar três capítulos assim e ainda me fazer esperar até Maio para ler o resto?! Poxa, Kiera, isso não se faz!

Não vou dar spoilers, mas só digo isso: America está determinada. Ela tomou uma decisão e agora vai fazer de tudo até conseguir o que queria. E eu estou doida para ver o que mais ela vai aprontar! Maio, cadê você???

No final do livro ainda temos as playlists oficiais de "A Seleção" e "A Elite", músicas escolhidas pela própria Kiera Cass. Eu fiz uma mixtape para cada playlist, que você pode encontrar aqui embaixo:

Classificação:
(5/5 conversinhas)




- Livro: Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda

- Série: A Seleção

- Autora: Kiera Cass

- Editora: Companhia das Letras / Seguinte

- Comprar: SaraivaSubmarinoTravessa

- No Skoob

Esse livro foi um oferecimento da nossa parceira, Seguinte, selo jovem da editora Companhia das Letras.

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares