2013 Balanço de Leituras

Balanço de Leituras Especial - 2013

26.1.14Unknown


2013 já acabou há algumas semanas, mas não poderíamos deixar de compartilhar com vocês quais foram as leituras mais marcantes do ano que passou. Para isso, trouxemos de volta o nosso balanço literário. Continue lendo o post para saber quantos livros cada um leu, os melhores e o que esperamos dos livros em 2014. :)

>>>Dana, livros lidos: 35

1 - Wearing The Cape 2 - O Sol é para Todos 3 - Nada Dramática 4 - Battle Royale 5 - The Fall of Five (série de I am Number Four)
Quais eu mais gostei e o que chamou atenção na minha vida literária? Meu 2013 literário eu posso definir com uma palavra: louco. Em um milhão de sentidos. Pra dar ideia, eu parei de contar os livros que eu li, então 35 foram os que eu lembrei.  Esse também foi o ano do Charlie's Booklist, que me fez sair da minha zona de conforto e aprender mais. Como eu desejei no balanço de 2012, eu também tive um ano de surpresas, com livros bons - novos - que não eram continuações. YAAAY. Ainda tive releituras, leituras surpresas e leitura de tipos diferentes de livros (alguns sobre escrita, por exemplo). Pensei que 2013 tinha sido um fail, mas agora me dei conta de que foi um ano ótimo e diferente! 

O que espero dos livros em 2014? Quero cumprir minha meta dos 50 livros! (se é que eu já não cumpri e não sei, mas acho que não) Quero também voltar a fazer a contagem porque é bem legal olhar para trás e relembrar. E estou muito feliz de ter o Volta ao Mundo em 12 livros para continuar diversificando minha leitura. AH! E esse ano estou com um projeto particular de ler pelo menos um livro por mês desses que fazem a gente repensar a vida, tipo The War of Art. No início de 2015 nós vemos para ver se funcionou. HUAHA Até lá, você pode acompanhar minha jornada aqui no CC ou no @danagrint!!!

>>>Elilyan, livros lidos: 84

1 - O Grande Gatsby  2 -  Sete Dias Sem Fim 3 - A livraria 24 horas do Mr.Penumbra 4 - O Sol é Para Todos 5 - Não Contem Com o Fim do Livro 
Quais eu mais gostei e o que chamou atenção na minha vida literária? 84 LIVROS! UAU! Isso dá uma média de 7 livros por mês. 0,2301369863013699 livros por dia. Mesmo assim foi um pouco decepcionante já que não consegui superar minha marca de 100 livros ao ano, mas tudo bem :) 2013 foi um ano literário confuso, li muita coisa por “obrigação”, “fuga” e indicação, o que deixou minha leitura bem diversificada, outra coisa que ajudou foi viajar bastante (como não consigo dormir em ônibus e avião, leio) e participar do Charlie's Booklist, (que rendeu muitas boas descobertas). O ano ainda foi cheio de releituras, livros técnicos e um maior consumo de e-books. Também foi um ano cheio de abandono, sem escrúpulo e culpa, abandonei leituras (3 no total) e também séries, decidi que tem muito livro bom para ser lido e não vale a pena continuar me atormentando e perdendo tempo.  

O que espero dos livros em 2014? Mais livros bons, mais descobertas e principalmente mais poesia e biografias. Ano passado li 3 biografias e elas foram boas surpresas, pois ao mesmo tempo que ajudam a conhecer melhor alguém, também ajudam a conhecer um período da história do mundo, então quero continuar.  Apesar de ter pensado em não participar de nenhum projeto literário gostei tanto da proposta do “Volta ao Mundo em 12 Livros” que não resisti e estou participando. Espero que esse ano seja cheio de mais prazer do que de fugas.  

>>>Diego, livros lidos: 21

1 - O sol é para todos 2 - As virgens suicidas 3 - As vantagens de ser invisivel 4 - O oceano no fim do caminho 5 - Will e Will
Quais eu mais gostei e o que chamou atenção na minha vida literária? 2013 foi um ano terrível para as minhas leituras. Uma série de tragedias a nível emocional me impediu de me concentrar em muita coisa. Eu passei boa parte do ano pulando de obra em obra sem terminar nenhuma, o que eu não considero como livro lido; mas se somados todos os trechos lidos, provavelmente aumentaria em uns 5 volumes meu numero deste ano. O começo foi promissor, especialmente graças ao Charlie's Booklist, que me apresentou O Sol é Para Todos, que hoje elenca meus favoritos. Infelizmente, durante o ano acabei tendo de abandonar o projeto. De resto, foram leituras emocionais que coincidiam com o meu estado psicológico, fazendo deste ano algo diferente do geral.

O que espero dos livros em 2014? Pelo terceiro ano seguido eu almejo a leitura de um livro por semana, totalizando 52 livros no ano. Destes, no minimo 12 nacionais a serem resenhados para o ConversaCult. Também pretendo ler mais livros em ingles, da longa lista de obras ainda não publicadas no brasil que povoa meu Goodreads. Tentarei participar da Volta ao Mundo em 12 livros na medida do possivel, visto que não possuo exemplares de todos os autores propostos e não estou inclinado a despender muito dinheiro em livros este ano (eu estou com mais de 100 livros para ler na minha estante, já passou da hora de reduzir este digito).

>>>Brenda, livros lidos: 20

1 - A Culpa é Das Estrelas 2 - Divergente 3 - Em Chamas 4 - A Seleção 5 - Inferno
Quais eu mais gostei e o que chamou atenção na minha vida literária? Vendo a quantidade de livros lidos por todo mundo, percebi que eu devo ser a que menos lê por aqui. Não tenho o costume de ter metas de leitura e nem consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, então achei que li uma boa quantidade. Na verdade acho que ando lendo até mais depois que entrei para o blog, o que é uma ótima coisa! Só consegui contar porque eu tenho mania de tirar foto dos livros que estou lendo e postar no Instagram. Li mais séries do que livros 'avulsos', que foram só três. 

O que eu espero dos livros em 2014? Como eu disse antes, não tenho metas nem nada. Então vou lendo o que eu tiver com vontade. Ganhei alguns livros de Natal e ainda tenho outros que ganhei no meu aniversário e que ainda não li, então a lista está bem grande. Comecei o ano bem, terminando um livro e agora já estou lendo outro. Vamos ver quanto tempo esse ritmo vai durar! :D 

>>>João, livros lidos: 20 (e alguma coisa)

1- Ratos 2- Jogador N°1 3- Príncipe Mecânico 4- A Idade dos Milagres 5- O Sol é Para Todos
Quais eu mais gostei e o que chamou atenção na minha vida literária? 2013 foi um ano de leituras muito enriquecedoras. Não pela quantidade, porque né, li bem pouco (se bem que, estando ocupado por tempo integral, foi um milagre eu ter arranjado tempo pra ler alguma coisa), mas sim pela diversidade. Sou um leitor relativamente jovem, e esse ano foi aquele em que saí da zona de conforto - ou seja, parei de ler apenas sagas renomadas e que eu sabia que iria gostar - e me arrisquei a ler coisas diferentes. Acabei descobrindo gêneros incríveis dos quais pensei que nunca gostaria (gente, thriller psicológico!!! Acaba comigo) e enjoando de outros que achei que seriam meus favoritos para sempre. Resumindo, 2013 foi o ano em que estabeleci minha identidade (provisória) como leitor.

O que eu espero dos livros em 2014? A gente sempre espera ler mais, né? Além disso, quero continuar a ler coisas novas para me descobrir ainda mais como leitor. Também quero começar a ler em inglês de verdade, porque nunca li nada além de textos na internet (riam). Acho que essa é a maior meta pra 2014, já que, lendo livro traduzidos, eu fico pensando: "poxa, essa fala ficaria tão melhor em inglês", e isso é grave. No mais, continuar fazendo boas leituras... acho que, no final, isso é o que realmente importa.

>>>Isabelle, livros lidos: 30 


1 - O Dia do Curing 2 - Amante Consagrado  3 - A Casa de Hades 4 - Garota Exemplar 5 -  O Oceano no Fim do Caminho
Quais eu mais gostei e o que chamou atenção na minha vida literária? Esse foi um ano difícil pra mim no quesito leituras. Foram poucos os livros que me deixaram emocionalmente ensandecida (coisa que prezo muito) e isso me desmotivou. Sem falar que no meio do ano passei por uma fase zumbi onde eu não me lembro de ter lido coisa alguma, então provavelmente essa média está concentrada no início e no fim do ano. Acabei tendo muitas releituras, tanto por causa das estreias no cinema quanto também para tentar reavivar o emotional damage literário q. No meio disso tem alguns livros que eu ainda não consegui terminar de ler, mas como não considero livros não terminados, eles não entraram na conta.

O que eu espero dos livros em 2014? Espero encontrar mais títulos que me abalem. Que me façam devorar cada página desesperadamente ou folheá-las com calma, mas sempre me passando alguma emoção e despertando minha curiosidade. Sinto falta disso. E eu espero também me dedicar mais às leituras, e também finalmente ter em mãos os livros que tenho vontade de ler há muito tempo. Enfim, espero ler mais do que ano passado \o/

>>>Paulo, livros lidos: 31


1- O Lado Bom da Vida 2- O Oceano No Fim do Caminho 3- Will & Will (+ O Teorema Katherine) 4- Extraordinário 5- Alta Fidelidade

Quais eu mais gostei e o que chamou atenção na minha vida literária? 2013 foi um ano diferente: li menos em relação aos anos anteriores e durante vários meses mal consegui pegar algum livro para ler. O problema nem foi só falta de tempo, eu é que fiquei bem desanimado em ler mesmo, então várias leituras acabaram sendo bem arrastadas. Por conta disso, abandonei alguns livros pelo caminho. No entanto, todos os que li até o fim foram muito bons, tanto que foi difícil escolher os melhores. Vocês podem ver um pouquinho do que achei de cada um na retrospectiva que fizpara o NUPE, (só não está aí  “O oceano no fim do caminho”, que li depois de fazer a lista).

O que espero dos livros em 2014? Eu tenho uma vergonhosa pilha de quase 100 livros para ler aqui e realmente espero que no ano que vem eu possa vir aqui dizer que consegui reduzi-la. Fora isso, não tenho muita ideia do que ler ainda, mas pretendo explorar autores novos. Além dos que vou ler pelo Volta Ao Mundo em 12 Livros, pretendo conhecer mais do Neil Gaiman, John Boyne, Rainbow Rowell, Daniel Galera e outros autores que aparecerem por aí.



E aí? Como foram as suas leituras em 2013?

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares