"Tenho um pen drive, mp3, ipod, celular, gato, cachorro... só não tenho música"

2.6.13Dana Martins


Ai, saudade do Edward, da Bella, da Alice, do Emmet... E foi em uma conversa sobre isso que minha prima me falou de um problema que ela tem tido. Não só ela, várias pessoas. Ultimamente um monte de gente conversando comigo reclamou que tinham um ipod, pen drive, mp3 ou sei lá, mas não usavam porque não sabiam conseguir música. E eu prometi que ajudaria. Então escrevi aqui rapidamente alguns passos simples para ajudar a colocar essa música no aparelho.

O amor é uma coisa linda e não deveria ser proibido (:
Pode parecer magia ou algo assim, mas não é. A música que você quer ouvir está mais próxima do que parece. Basicamente, o grande segredo se chama: Google. 

Sério, Google, o senhor das respostas. É só perguntar a ele!

Mas vamos devagar.

1- O programinha mágico

Primeiro você vai baixar um programinha básico de torrent (guarde esse nome, é a palavra chave). Eu uso o BitTorrent, tem o uTorrent e mais um monte. É só, novamente, ir ao Google. Escreva "bittorrent" e vai aparecer de cara um monte de links para baixar (é de graça!), ou procure "programas para torrent" e o que você preferir. Simples.


Não se preocupe com tamanho, vírus, alienígenas e outros problemas comuns da internet. A única coisa que pode estragar o seu computador é você. Esse programa é a coisa mais fácil de se ter.

(Clica em obtenha BitTorrent -> download gratuito -> vai começar a baixar sozinho)

2- Instalando o BitTorrent

Uma vez baixado, instale. 

A instalação para apressadinhos e desavisados tem algumas armadilhas. Mas para isso a solução é simples: atenção. Abaixo eu fui fazendo e tirei print das partes para ficar atento.

Clique em executar
Clique em próximo!
Depois é só ir colocando próximo, mas ATENÇÃO. Abaixo liste alguns dos momentos que você tem que ficar de olho. 

Nessa etapa não temos nenhum maior problema em opções, mas eu normalmente desativo o "Iniciar com o windows" (marcado), porque quando o programa abre sozinho é fácil esquecer dele. E se você não está usando o programa ele vai consumir a sua internet. Mas lembre que, sempre que estiver recebendo algum arquivo, você precisa abrir o programa manualmente para fazer funcionar. 

Lembre também de deixar o programa aberto mesmo depois de receber o arquivo. Por que? Para ajudar a compartilhar enviando também! É por causa de pessoas legais que o sistema funciona.
Então agora é a hora da atenção! Se você não tomar cuidado, vai instalar no seu computador coisas extras chatas que você não quer. Então lembre de desmarcar. 

Tradução do texto: "Sim, eu adoraria baixar isso de graça." É só demarcar e clicar em próximo.

Novamente outra coisa para instalar, uma barra de navegar horrível. Dessa vez eles ficaram mais espertinhos e querem jogar com a sua desatenção! Em vez de desmarcar, você precisa marcar custom e então desmarcar a instalação. 

Clique na segunda opção e confirme se está desmarcado assim. Depois só clicar em próximo.
E mais um! Diferente novamente só para confundir a sua cabeça, "decline." Quase tão emocionante quanto vencer um jogo de desafios, a cada vez um novo quebra-cabeça! Ou não. Mas é bem simples passar por isso tudo. 
Só clicar em decline e finish!

Talvez quando você for instalar apareça oferecendo para instalar outras coisas. Já instalei várias vezes esse programa e cada vez é uma nova surpresa, pelo jeito estão sempre mudando. 

Se por acaso você deixar passar algum e instalar sem querer, fique tranquilo que não é um grande problema. Eu mesma já fiz isso várias vezes. Só vai dar o trabalho extra de ir deletar (painel de controle, deletar programa...) ou conviver com aquela coisa chata.

Lembre que são essas coisas "chatas" que estão pagando para eles te oferecerem o programa de graça.

3- Pura alegria! Como usar

Depois de instalado vai abrir o programa. Ele parece bastante com sistemas antigos de compartilhamento, tipo Kazaa (caso você ainda lembre e tenha passado férias no mundo real desde que esses programas deixaram de ser usados). 

apaguei de propósito o nome do que eu to recebendo, mas aí vai fiar o nome bonitinho (:
Basicamente, o que você precisa olhar aí é o título do arquivo que está recebendo e o status ao lado. Em verde enviando (para outras pessoas), em azul (recebendo, mostra a %) e em cinza pausado. É tudo em português, não é difícil entender o que significa "velocidade de download" e o que mais for necessário.

O importante aqui é ver se está recebendo e se terminou. Alguns arquivos ficam parados (por causa de pessoas que baixam e não deixam enviando para os outros), então você vai ter que achar outra fonte. 

Como saber se está recebendo? Repare que só o arquivo em azul aparece informações nas colunas ao lado (Veloc. Down, Disp...). Se passar um tempo sem aparecer nada, então é hora de procurar outra fonte. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS

Clicando com o botão direito do mouse em algum dos arquivos  você vai ter uma série de opções.

Eu normalmente uso:
1- Abrir pasta destino: Vai mostrar onde o seu arquivo está, normalmente na pasta de downloads do seu computador);
2- Iniciar/Pausar: Quanto mais arquivos você coloca ao mesmo tempo, mais a velocidade vai ser dividida. Então quando eu quero X arquivo na frente dos outros, pauso o resto e espero esse terminar de ser enviado. Depois é só iniciar todos, ou na ordem de preferência.
3- Remover: Depois de receber o arquivo e deixar ele um tempo enviando para os outros, eu removo da lista para não ficar um monte de coisas e eu me perder. (vai remover da lista, não do seu computador!)

Então, fez tudo o que queria, e quer fechar o programa? Se você só apertar o X ele vai continuar funcionando (para quando você viu que tá tudo certo e quer esperar o arquivo chegar, aperta o X e espera), para realmente fechar quando não quer usar nada você tem que clicar na barra superior em Arquivo e depois Sair.

Com o tempo, você vai começar a usar o programa conforme for melhor para você e aprender mais coisas. Qualquer dúvida, pode vir falar aqui que eu tento descobrir. Se eu não souber, procuro no Google!


4- Mas de onde vêm os arquivos?!

Do céu. Ou do... Google.

Com o programa instalado e sabendo usar, só resta ir para o Google. Se o seu navegador for o Google Chrome, é só abrir para entrar na internet e sair escrevendo na barra de endereço.

Escrevendo o que?

Justin Bieber Believe torrent 

E vão aparecer as opções como pesquisas no google.

Normalmente: [Nome do artista] + [nome do álbum] + torrent

Você dificilmente vai encontrar uma música separada, às vezes vai ser até mais fácil conseguir a discografia inteira. Mas depois de fazer o download do arquivo torrent... vai abrir isso:


E então você escolhe o que te interessa só marcando/desmarcando. No caso aí, deixei dois cds e abri um deles (no sinal de + do lado do nome) e escolhi uma música específica. 

Depois é só dar ok, dar um tempinho e ver se está recebendo mesmo. Se não, volta ao Google para a caça de um novo arquivo torrent.

5- Na selva do Google (momento de atenção)

Você vai entrar em sites desconfiáveis (não se assuste com mulheres peladas ou janelas que abrem tocando música) e correr risco de baixar arquivo errado. Mas com atenção você passa por cima disso tudo. É bem simples.

Marquei os três sites mais comuns que vão fazer parte da sua vida daqui pra frente. É assim que vai aparecer no Google a sua pesquisa.

Nesse extra que eu marquei aqui em cima é a barra inferior do Google Chrome que mostra os últimos downloads. No caso, o primeiro é um arquivo torrent que eu peguei no google, o segundo o programa do torrent e o terceiro uma imagem nada a ver que eu salvei. 
Você escolhe o link do que parece ser o que você procura, no caso todos são de discografias da banda Radiohead. Às vezes pode aparecer o clipe, enquanto você está procurando só a música. É só ver o formato do arquivo (.mp3 .mp4 .flac). Se você não tiver certeza do que o formato do arquivo é, pesquise no google. 

Depois de escolher e clicar, você vai aparecer no site. OUTRO MOMENTO DE ATENÇÃO. Eu tirei um print de onde você deve clicar nesses três sites e mais dois exemplos. 

Repare em como tem um monte de nomes "download" lutando pela sua atenção. O certo normalmente é um escondido bem simples, falando "download do TORRENT." 





Esse daqui é o mesmo site da segunda imagem. Só que aqui é como se você tivesse pesquisado através dele. Repare nos títulos, é só escolher o do arquivo que você quer e clicar nessa última setinha (ou no nome e ir parar na página igual ao da segunda imagem aqui).

Quando mais você usar, mais coisas vai conseguir fazer e arquivos conseguir encontrar. 

Algumas outras dicas:
Evite baixar arquivor .rar ou zipados, eles normalmente vão pedir alguma senha que você não tem. Como saber se é .rar? Depois de baixar o arquivo torrent, você vai parar lá naquela imagem da etapa 4 e, em vez da várias pastinhas, vai ter só um arquivo zipado. Veja aqui o que é isso e o ícone que vai aparecer.

Você já tem o programa, já está recebendo arquivos normalmente e entrou em um site para procurar alguma outra música. Atenção ao arquivo que baixou antes de sair clicando. O ícone dele precisa ser igual ao do seu programa de torrent, se o arquivo terminar em .exe não abra! Você provavelmente clicou no lugar errado. Delete isso do seu computador. 

6- Resumo geral

1- Você precisa do programa de torrent instalado
2- Vai no google e pesquisa o nome do que você quer + torrent
3- Faz download do arquivo torrent
4- Clica para abrir no programa
5- Vê se está recebendo ok (lembrar que às vezes não é imediatamente!)
6- Passar para o seu aparelho.
7- Ouvir, conversar com os amigos e comprar o cd dos seus preferidos!

Além de fazer tudo isso com atenção, para não acabar colocando no computador um arquivo que você não quer. Qualquer coisa, é só falar aqui que eu ajudo. (:


MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares