camp nanowrimo clube de escrita

Clube de Escrita: Planejando a sua próxima aventura

26.6.13Dana Martins


Depois do último post, eu sentei olhando para o papel e não sabia muito o que fazer. Pra ser sincera, eu não sabia nem como planejar, apesar de sempre fazer isso. Eu comecei a rabiscar sobre o que eu tinha de ideia na cabeça, achando tudo uma porcaria e sem saber para onde ia me levar. Cheguei a ter uma pausa para soprar(!) tampa de caneta (faz uns barulhos interessantes). Mas voltei a escrever... e tentava fazer uns tópicos de ordem da história, tentar entender o que aconteceu até ali com a personagem, como ela se sentia, o que ia acontecer... E duas páginas de hieróglifos depois, eu tinha o meu roteiro!

Repensei o que eu fiz e escrevi aqui um roteiro para fazer o seu roteiro e... são só três coisas a fazer. HAUHA

Como fazer?

1- Pegar um papel. 
2- Escrever tudo o que passar na sua cabeça sobre a história.

A ideia é fazer tipo uma penseira (Harry Potter): ir escrevendo o que você tem da ideia para (tirar da sua cabeça) poder ler e entender o que é. Parece brincadeira, mas a cada vez que eu escrevo sobre a minha história e releio eu entendo mais o que eu quero fazer.

Esse é o da Isabel Moraes lá no grupo do Clube de Escrita e o que me inspirou a conversar com o caderno. ♥
Não existe regra para um brainstorm ("tempestade de ideias" "jogar suas ideias no papel sem pensar se é bom ou ruim"). Isso serve tanto para quem acabou de ter a ideia ("Acho legal falar de anorexia..." / "Gosto da ideia de uma protagonista meio tímida..." ), quanto para quem já tem aquela cozinhando na cabeça há um bom tempo. 

Basta abrir a mente e ir escrevendo tudo que você acha que vai facilitar para entender a sua história. É aquele famoso: Quem, Onde, Como, Quando, O que, Por que? Faça perguntas, encontre respostas e faça mais perguntas. 

Faça isso até você ter uma noção de o que você está falando. Qual seria a sinopse da sua história?

3- Faça um roteiro (plano de ação)

Nessa parte você vai definir os pontos principais por onde a sua história vai passar. É meio que: a partir daquela sinopse, o que vai acontecer? 

A Igra quando falou sobre escrever disse que define os capítulos. Nesse capítulo vai ser X, depois nesse vai ser Y e o trabalho de escrever vira só completar partezinhas. Acredito que o Bruno do Clube de Escrita também faça isso. 

Já eu, depende muito da história. Mas eu sempre tenho um guiazinho. O dessa vez foi:

  • 1- No barraco
  • 2- Alarme
  • 3- Faz sem esperar ele
  • 4- Descobre que é disso que gosta
  • 5- Começa a lutar
  • (na missão)
  • 6- Não consegue matar o cara
  • 7- Dúvidas
  • 8- Vence o líder

Desse modo você sempre sabe onde está e para onde ir. Na minha última história, eu não tinha tópicos para tudo o que vai acontecer, só os 2 próximos e enquanto escrevia eu imaginava os outros 2 e... por aí vai. O importante é sempre saber para onde você está indo agora.

Atenção: O roteiro não é lei! Com certeza podem surgir outras coisas no meio do caminho, outras dúvidas e até várias versões do mesmo roteiro. Pra chegar nesse roteiro eu fiz durante o brainstorm alguns rascunhos e um outro que é baseado na evolução da protagonista com a história. E você não precisa saber detalhe por detalhe do que vai acontecer nessas partes, porque aí já não é fazer roteiro, é escrever a história.

Pra me ajudar, fiz uma lista de coisas que eu tenho que lembrar:

  • - E onde vai entrar um outro personagem que eu imaginei?
  • - Tudo o que eu tinha imaginado até agora era uma cena da personagem presa, que não vai mais poder ser o início. Dúvida: Como ela vai parar nesse lugar?
  • - Por que ela vai acabar brigando com o líder?
  • - Colocar dilema de matar e resolver sem matar.

Pra ter ideia, eu não sei nem que missão é essa que eu coloquei ali. Isso tudo eu vou descobrindo com a própria história e não quero quero ter muitas ideias agora para não começar a escrever. 

Eu fazendo essas coisas


A- Tentativa de roteiro fail. B- Tentativa de desenhar algumas ideias. C- Desisto e descrevo a cena que imaginei, para guardar o ambiente. D- Escrevo logo parte de uma cena para não esquecer. E- Roteiro de evolução da personagem. F- Roteiro de verdade, igual nesse post. G- Coisas para resolver. 

Agora que eu já sei sobre o que é a história e tenho o roteiro em mãos, vou poder pesquisar sobre isso para começar julho cheio de energia. Quando eu descobrir como eu faço escrevo o próximo post.

Só de rever o que eu escrevi deu uma vontade louca de começar a escrever!!!
-dana martins

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares