adaptação CCFilmes

5 filmes que provam que 2013 é o ano da ficção científica

2.5.13ConversaCult


Heeey todo mundo! Preparados para o futuro? Eu adoro filme de ficção científica e há um tempo estava sentindo falta de algo bem legal do tipo nos cinemas. Ano passado já tivemos alguns indícios do retorno, com filmes tipo "Prometheus," mas agora é definitivo: a ficção científica no cinema está de volta! E só para provar isso, hoje tem um top 5 de filmes com grande potencial sci-fi que vão ser lançados em 2013. Veja bem: lançados. Se for falar também dos que estão sendo produzidos...

Curiosamente, temos uma tendência na lista. Não é só ficção científica que vem crescendo, é a ficção científica distópica/pós-apocalíptica! Seja por alienígenas ou aquecimento global, a Terra está sendo destruída. Alguns vão até mais longe: o que está sendo destruído é o conceito de humanidade, com robôs por toda parte. Isso já chegou até na música

Pausa para um momento de lembrança a Além da Escuridão - Star Trek, porque com certeza é importante para o sci-fi em 2013, mas eu não sabia onde encaixar.

1- Elysium

Sinopse: Em 2154 os ricos vivem em uma estação espacial aproveitando a vida, enquanto o resto da população precisa sobreviver na Terra arruinada. Nesse contexto, um homem entra em uma missão para poder acabar com as disparidades. O diretor e roteirista é o mesmo de "Distrito 9", Neill Blomkamp, que ainda traz uma equipe de atores surpreendente  Matt Damon é o protagonista, Sharlto Copley retorna (foi protagonista em "Distrito 9"), Jodie Foster e ainda os brasileiros Wagner Moura e Alice Braga. A previsão de estreia é para 13 de agosto de 2013 aqui no Brasil.

Assista o trailer:


2- Oblivion

Sinopse: Jack Harper (Tom Cruise) é um dos últimos coletores restantes na Terra. Ele faz parte de uma grande operação para extrair recursos vitais, depois de décadas de guerra com uma ameaça terrível conhecida como Scavs. Com a missão quase completa e sempre vigiando os céus a metros de distância, a vida de Jack muda radicalmente após resgatar uma moça (Olga Kurylenko) de uma nave espacial que caiu. A chegada dessa mulher o fará questionar tudo o que sabe e colocará o destino da humanidade em suas mãos. O filme já lançou no Brasil.

Assista o trailer:


3- Ender's Game (O Jogo do Exterminador)

Sinopse: A Terra foi atacada por alienígenas e com muita dificuldade os humanos venceram. Depois disso, para se preparar para uma futura invasão, uma escola militar espacial foi criada e os jovens mais talentosos são mandados para lá. Ender Wiggin, um garoto tímido e brilhante, é selecionado para entrar na escola. Lá ele avança rapidamente como um dos melhores e se torna a maior esperança dos humanos. Falta apenas um treinamento, e depois garoto estará pronto para a batalha épica que decidirá o futuro da Terra e da humanidade. A previsão é para 13 de dezembro de 2013 no Brasil.

O filme é uma adaptação de Ender's Game (aqui lançado como "O Jogo do Exterminador") de Orson Scott Card, livro de 1985. E conta com um elenco tanto jovem quanto adulto de peso: Asa Butterfield ("A Invenção de Hugo Cabret") será o protagonista, Abigail Breslin e Haylee Steinfeld também estão no filme, e até o Moises Arias (da Disney) fará parte. No elenco adulto dois nomes são destaque: Harrison Ford e Viola Davis.

Ainda não tem trailer, mas clique aqui para ver um pôster e aproveite a imagem abaixo, é como a imagem do que seria uma boa adaptação de um sci-fi YA.


4- The Prototype

Sinopse: Um homem foge de um laboratório científico e aos poucos descobre que tem poderes diferentes dos humanos, até se dar conta de que na verdade é um protóptio de robô. Então ele precisa fugir da polícia e seus criadores, com ajuda de uma mulher. O filme ainda não tem data de estreia e tem cara de ser daqueles mais alternativos, mas a ideia da história abre tantas possibilidades que não teve como deixar de fora da lista. (aliás, há outro filme sci-fi com o título The Prototype).

Assista o trailer:


5- Snowpiercer

Sinopse: Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário. A previsão é para 2013 nos EUA, mas sem data específica.

Esse é outro filme com elenco de peso: Chris Evans (sim, o Capitão América), Jamie Bell, Tilda Swinton e Octavia Spencer (Histórias Cruzadas, gente!). E também é uma adaptação, da Graphic Novel francesa "Le Transperceneige."

Também não tem trailer ainda, mas deixo essa do Chris Evans só para dar uma ideia. Clique aqui para ver mais pôsters. E saiu um vídeo sobre as filmagens.


Bem, vou parar por aqui, só para não ficar muito grande. Porque ainda tem mais. Só de exemplo, até a Disney entrou na onda e está fazendo "Tomorrowland", que deve sair em 2014 (um dos que eu estou mais ansiosa para ver). "Depois da Terra" com o Will Smith estreia em junho no Brasil. O livro "Robopocalypse" também será adaptado, com direção de Steven Spielberg. E ainda tem "The Purge", que mistura terror e nem é tão sci-fi assim, mas a ideia é interessante.

Isso sem falar dos YA chegados no sci-fi que já foram confirmados e outros lançados, como "A Hospedeira", "Divergente", "Jogos Vorazes" e "Correr ou Morrer." E os de super-heróis, que também se enquadram no mundo sci-fi.

If there's a future... We want it now.

-dana martins

TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares