CCLivros CCSexta

Desafios de leitura/filmes/gêneros que circulam em blogs

9.11.12Dana Martins



Esse é o mês do NaNoWriMo, mas as nossas sextas temáticas são sobre todo tipo de desafio. Eles são mais presentes na nossa vida do que nós imaginamos e, de uma forma ou de outra, fazem o mundo ir pra frente. Hoje nós vamos falar dos desafios mais comuns em blog: metas de leitura, assistir filme ou qualquer coisa do tipo.

* O post foi feito a duas mãos, Dana e Paulo, então não estranhem se um trecho traz a opinião de uma pessoa e outro de outra. Haha

No início desse ano aqui no blog nós falamos das nossas metas de leitura para 2012. E o que é isso? Uma espécie de projeto/desafio. Quando você tenta ler o maior número de livros possíveis o que é? Um modo de se desafiar. 

Contudo, essa forma de desafio deve, na minha visão, ser encarada mais despretensiosamente. Afinal, qual é a graça de ler mil livros em um ano e não absorver nada deles? Simplesmente ler um “tijolo” de 500 páginas em dois dias, logo em seguida pegar outro e ler mais rápido ainda e assim sucessivamente? Ler um livro deve ser prazeroso, além de fazer com que você seja, ao terminá-lo, uma pessoa diferente do que era antes da leitura. A Giu Fernandes fez um post bacana sobre isso no Amount of Words.

O Debut Author Challenge é um desafio que também envolve livros. Nele, o participante tem que ler pelo menos doze livros (um por mês) de autores estreantes. Eu (Paulo) comecei a participar, mas tenho fracassado. O problema que eu encontrei para realizar foi que eu tenho muitos livros desde  o ano passado para ler e só leio lançamentos se for algo que realmente me interesse, fazendo que eu acabe deixando passar os novos autores. De 12, li apenas 4 até agora.

E se você circula pelo mundo literário com certeza já viu algum outro desafio como esse. Desafio de livros Clássicos, de Ficção Científica, de Zumbis, de Ya Contemporâneo... Agora que o fim do ano está se aproximando com certeza vocês vão ver alguns, tipo "ler um livro de tal tipo por mês".

Dentre esses, tem um que é bem conhecido e as pessoas até me falaram dele quando pedi dicas na nossa conta no twitter, o Desafio Literário 2012. A ideia é ler pelo menos 12 livros no ano, seguindo o tema mensal que eles dão. Uma coisa que me chamou atenção é que eles classificam os leitores como ouro (leu 24 livros), prata (entre 12 e 24) e bronze (apenas 12). Acho a ideia bem bacana, se eu conseguir me organizar, pretendo participar no ano que vem.

Para mim (Dana) o legal de um desafio é te "obrigar" a fazer algo que você quer e sabe lá por que não faz. Se fosse só querer, eu lia um bando de clássicos que eu negligenciei até agora. Mas e aí? Na hora de ler mesmo... 

E eu também tenho mais dificuldade de participar desses de tema específico. Consigo colocar uma meta, tipo 50 livros dentro de um tempo, e tentar alcançar, mas quando se trata de livro de certo tema já fica mais difícil. Eu sou muito de "o que dá vontade na hora". Tem vários livros na minha estante que deu vontade e quando eu consegui comprar já tinha passado, então não li até hoje. #fuuu* Mas eu vou mudar isso em breve para um desafio especial...
* Paulo passa pelo mesmo, deve ter mais de vinte livros na pilha nessa situação. ;x

Procurando na internet, é fácil achar diversos outros projetos (mais ainda se você procurar em inglês) envolvendo tanto livros quanto filmes, séries, música, etc. Não achei nenhum que tenha realmente me encantado, mas os desafios cujos logos estão no header desse post são bem bacanas. Um que me chamou a atenção é esse blog 2500 movies challenge, porque a meta é simplesmente louca! Mas a ideia é legal, talvez num futuro distante eu faça uma versão reduzida. haha

Bom, esses são os mais simples e mais comuns, tão presentes na nossa vida que a gente mal encara como desafio ou projeto.

E vocês, estão participando de algum desafio ou projeto envolvendo metas pessoais? O que acham deles? Comentem aqui sobre isso, quem sabe um certo blog não está pensando em algo?

Até semana que vem! :D

TAGS: , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Oi, gente :)

    Primeiro de tudo, desculpem por eu não ter comentado antes. Fui viajar na sexta à noite e só voltei na madrugada de domingo ):

    Bom, também sou desses de ler o que dá vontade no momento. Por exemplo, quando saiu a resenha de "O Temor do Sábio" aqui no CC eu fiquei com uma vontade louca de ler algo medieval. Daí eu peguei "Ruínas de Gorlan", que estava no final da lista de leitura, e acabou sendo um livro mais agradável do que eu esperava. Talvez, se eu tivesse lido em outro momento, teria sido um livro ruim, assim como foi para o Paulo. Mas a vontade de ler algo daquele gênero deixou tudo mais mágico \o/

    Então, eu acho que nunca tinha participado desses desafios... Como eu disse no twitter, só daqueles do tumblr mesmo (30 dia Harry Potter / Percy Jackson etc). Mas eu acho essa ideia bem legal.

    Eu estava vendo o debate de vocês no twitter sobre essa coisa de "fazer coisas sob pressão", e acho que faz todo o sentido o que você (acho que a Dana) disse. A gente sempre fica "ah, tenho tanta vontade de escrever sobre isso", "ah, tenho tanta vontade de ler aquilo", e acaba nunca fazendo. Os desafios servem como motivação pra gente fazer essas coisas, que deixamos de lado por motivos muitas vezes sem fundamento (preguiça / "nunca vou conseguir terminar" / etc). É bem legal o propósito dessas metas.

    Acho que o NaNoWriMo é o primeiro desafio sério do qual eu participo. Já fiz várias metas pessoais pra escrever, mas nunca funcionava. Sei que não vou conseguir completar a meta das 50 mil palavras até o fim de novembro, já que é um mês terrível principalmente pra quem estuda (loucura do fim de ano letivo), mas vou continuar escrevendo meu livro até terminar. É uma experiência incrível que serviu bem pra mim.

    Enfim, parabéns (mesmo) pelo post :) Adoro esses "debates informativos" que tem aqui no blog. E como assim "que sabe um certo blog não está pensando em algo?", AUHAUHA. Vocês são muito misteriosos! Seja o que for, façam, porque será incrível!

    Abraços o/

    ResponderExcluir

Posts Populares