alien ana marques

Provas de que zumbis existem

21.10.12ConversaCult


Heey! Mais um post do nosso mês dos zumbis e dessa vez feito pela Ana Marques.

Você é daquelas pessoas que falam sobre apocalipse zumbi, mas não acredita realmente que seja possível? Ou então conhece alguém que - não importa o quanto você insista - ainda acha toda essa história uma verdadeira viagem? Pois então avisem a todos! O apocalipse zumbi já começou.

Pode parecer maluquice, e às vezes eu até queria que fosse, mas o tal “apocalipse zumbi” que os filmes de ficção cientifica tanto idolatram pode estar mais perto do que as pessoas imaginam! Talvez não aconteça exatamente como nós esperávamos, maaaas.... Além das práticas de escravização e da zumbificação haitiana, existem coisas ainda mais recentes e assustadoras que apontam um fim. Sim, existem!

Então se segure na cadeira que lá vamos nós!

1. Sais de Banho

Desde 2010 uma série de assassinatos canibais vêm sendo registrados nos EUA, com um número alarmante de histórias escabrosas. Um dos casos mais famosos é o de um homem chamado Eugene que teria comido “as orelhas, o nariz, um globo ocular e parte do rosto” de um mendigo de 65 anos nas ruas de Miami. Mas desde então pelo menos quatro casos desse tipo bizarro foram noticiados. 

Por mais que pareça um enredo digno de Resident Evil, esses fatos não têm nada a ver com a Umbrella (Ou será que tem?) e se devem a uma nova droga chamada popularmente de “sais de banho”. Essa droga circula pelo território americano a mais ou menos dois anos e levou mais de 3000 pessoas envenenadas aos hospitais só no primeiro semestre desse ano. A coisa parece ser uma mistura de duas outras drogas sintéticas, a metilenodioxipirovalerona (agora repita esse nome três vezes bem rápido) e a mefedrona. A segunda não consta na lista de substâncias proibidas aqui no Brasil e é comercializada em bares e boates, enquanto a primeira é um inseticida agrícola (eca!) que quando injetado pode causar transtornos psicológicos graves.


Segundo especialistas, se você misturar cocaína, LSD e Ecstasy terá um efeito comparável ao dos “sais de banho”. A droga acelera o seu metabolismo, provoca aumento da temperatura corporal (fazendo com que a vítima tenha a impressão de estar queimando por dentro) e traz uma “fome” por carne, o que segundo os pesquisadores é meramente uma alucinação; as pessoas que consomem a droga não precisam realmente de ingerir carne humana para sobreviver. Ou será que precisam?

Isso me parece coisa da Umbrella! Mas se você ainda não está totalmente convencido, saiba que não é preciso drogas sintéticas para causar esse processo: em insetos (principalmente nas formigas) um parasita tem causado transtornos bem parecidos com o que nós conhecemos como zumbificação. 

2. Formigas Zumbis! 

Esse é o tipo da coisa que os professores de Biologia não ensinam na escola (mas deveriam). Na verdade é um tipo de fungo do gênero Cordyceps que produz efeitos bem bizarros nos insetos. Esporos microscópicos se infiltram no corpo do hospedeiro, e enquanto o parasita não está preparado para o gran finale, vai se alimentando dos órgãos não vitais da vítima, afetando seu comportamento. Nas formigas, por exemplo, foram registrados desdobramentos como perda de consciêncifua (a formiga ficava parada por muito tempo no mesmo lugar, parecendo estar morta e depois voltava a se mexer), algumas ficavam rodando em círculos por horas e horas e muitas outras bizarrices. Aliás, no site do Mundo Estranho diz que “o parasita, quando cresce, faz lavagem cerebral na formiga”!

Quando enfim está preparado e maduro, o fungo solta substâncias químicas que fazem com que o inseto escale as plantas mais altas (talvez para disseminar os novos esporos e contaminar outros animais?) para conseguir chegar ao topo. Lá, ele acaba morrendo e em seu corpo sem vida começam a crescer "cogumelos" de sua cabeça. Eu ia colocar aquela cena do Alien quando o parasita estoura o peito do hospedeiro, mas pensei que seria um pouco nojento demais (Ainda bem!).

De qualquer forma, quanto tempo vocês acham que o parasita vai demorar para se desenvolver e passar a atacar a raça humana? Comecem a se preparar! Vocês podem conferir com seus próprios olhos no documentário “Planet Earth Attenborough” da BBC.

Extras:
  • Se você ficou curioso a respeito do caso do Mendigo de Miami, ou um pouco descrente, clica aqui.  
  • Se você ficou curioso a respeito da cena de Alien que eu disse, divirta-se
  • Se você ainda não acredita que esses tipos possam ser zumbis... bem, em breve entenderá. 


Veja mais:

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Hey o/

    Gente, que horror D: Cada vez tenho mais medo do Apocalipse Zumbi. Sério. Parece que tem tantas formas dele acontecer que dá até vontade de fugir pra uma ilha deserta com o máximo de suprimentos que meu dinheiro puder comprar.

    Enfim. Não sabia dessas duas formas específicas que vocês citaram aqui em cima. Acho que a mais provável de acontecer é a primeira, com os Sais de Banho. São mais acessíveis, né? Se bem que seria mais difícil da moda pegar, eu acho, pois tem muita gente que não usa drogas e o efeito alucinógeno é passageiro.
    Por outro lado, se o fungo da formiga evoluir e atingir os humanos, a nossa raça vai correr um sério risco. Porque até inventarem uma vacina ou outro jeito de prevenção, um monte de gente vai ser contaminada e morta... Credo. Só sei que vou passar longe de formigas com cogumelos na cabeça AUHAUHA.

    Estou adorando esse mês dos zumbis ♥ Aprendi tanta coisa! Está tudo incrível \o/
    O post ficou muito interessante, e está muito bem escrito. Parabéns, Ana :)

    Enfim, até mais, gente!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar dos "sais de banho" e acho que é mesmo a forma mais viável de domínio zumbi. Aliás, basta passar por regiões cheia de viciados em crack que a sensação de estar dentro de um episódio de "The walking dead" é bem real e assustadora. Bem mais que a série, na verdade.
    Quanto às formigas, se passarem a atacar humanos... já era. Aqui em casa tem formiga pra caramba! Só espero que não sofram mutação.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. agora imagina c esses sais de banho vira moda na cracolandia ....
    os cara do proprio governo inventam muita droga sintetica e doenças e alimentos trangenicos,fala serio ,quem sera q inventou esses sais d banho ? quem tem 'inteligencia' e recursos pra faze tudo isso ?
    suponhamos q fosse vdd , sera q o governo iria admitir ??.
    q doidera ae

    ResponderExcluir

Posts Populares