a lenda de aang a lenda de korra

De olho na trilha sonora: A Lenda de Korra e A Lenda de Aang

22.9.12Dana Martins

Assistir filmes e séries é muito bom, mas fica melhor ainda quando a música que toca também é. O objetivo aqui é mostrar sempre que surgir uma música que dá vontade de continuar a ouvir mesmo depois dos créditos. 

Dando uma pausa na leitura de "O Temor do Sábio" (A Crônica do Matador do Rei: Segundo Dia) para vir aqui dividir um pouco de música boa. Aliás, acho que a trilha sonora de hoje poderia servir até para essa trilogia (resenha de "O Nome do Vento", pra quem não conhece). Vamos parar de conversa: Se você gosta de música instrumental, precisa de uma trilha sonora carregada de sensações para escrever ou simplesmente gosta de música, continue a ler! 

Eu estava em dúvida se falava disso aqui no blog. Mas meu cérebro respondeu: Wtf, Dana. Você está ouvindo praticamente só isso há semanas e ainda questiona se vale a pena indicar? Então aqui estou eu. Como eu já cansei de falar por aí (ou não), assisti A Lenda de Korra e Avatar: The Last Airbender (Ou A Lenda de Aang) e viciei completamente. E uma das coisas que mais me chamou atenção foi a trilha sonora. Vou indicar a dos dois junto porque eu estou ouvindo tudo junto, mas elas são diferentes.
"Melhor trilha da TV: A Lenda de Korra. Mash-ups espertos e estilosos, ótima orquestração e deliciosas melodias; O som é fantástico também. Um trabalho artisticamente elaborado e ajuda a criar um mundo tão crível. Parabéns Jeremy Zuckerman e Ben Wynn!" — Bear McCreary, compositor (Battlestar Galactica, The Walking Dead).

Trilha Sonora de A Lenda de Korra

Essas trilhas não são lançadas oficialmente e dependemos de boas almas para conseguir. Por enquanto, consegui umas 7 de A Lenda de Korra. Eu adoro como eles continuam com aquela coisa meio oriental do primeiro Avatar, mas encaixaram um pouco de jazz para representar o clima de Republic City. Eu encontrei um trecho sobre o que o The Track Team (a dupla que também fez as músicas de Avatar) falando das músicas, você pode ver aqui em inglês. Mas resumindo: eles descrevem a trilha sonora como se fosse jazz, se o jazz tivesse sido inventado na década de 20 pelos chineses. Segundo eles, o tom está mais maduro e diferente do que vemos no primeiro Avatar. Eles também aproveitaram para explorar mais os instrumentos nas músicas, resultando em faixas compostas por mais instrumentos ao mesmo tempo. Além disso, eles pegaram instrumentos típicos orientais e receberam apoio de um instrumentista chinês, Hong Wang, que sabe mais de 20 instrumentos étnicos.

Quais ouvir? Minha preferida com certeza é a principal, "Legend of Korra Main Theme", porque eu normalmente prefiro as músicas mais compactas e objetivas. Depois vem "Hardboiled... Afraid" e "The Rally". "Lost My Heart In Republic City" foi uma que eu passei a gostar com o tempo.

Clique e vá no fim do post para lista de músicas.

Trilha Sonora de Avatar: A lenda do Aang

A trilha sonora desse é bem maior (música de 60 episódios!) e eu com certeza não tenho todas. Apesar de uma sonoridade semelhante que garante que todas são do mesmo lugar, elas são bem variadas. Imagine música para moldar sentimentos e climas de toda uma série, principalmente quando é uma tão fantástica quanto Avatar, fica difícil ser tudo do mesmo jeito. O que eu mais gosto com certeza são os "tambores" e mais a mistura com alguns instrumentos de corda que eu imagino que sejam orientais.

Quais ouvir? Como nesse caso é muita música, eu peguei o primeiro que apareceu e só fui atrás de algumas determinadas que me chamaram atenção, como a de um episódio que o Aang faz uma festa na Nação do Fogo para ensinar todo mundo a dançar. Todas as de trailer e músicas principais são indicadas. Foras essas, uma que me chamou atenção foi "Scarf Dance", "Agni Kai", "The Avatar State", "The Final Blow" e "Zuko On The Mount". Citei mesmo só por referência, porque normalmente eu jogo tudo na playlist e vou ouvindo, tanto que eu reconheço a maioria sem saber o nome. Trilha sonora não é muito de A música, é criação de uma atmosfera.

Clique e vá no fim do post para lista de músicas

Acho que uma trilha sonora boa é aquela que serve para representar o filme/série/sei lá. Uma que se você analisar vai ser quase o mesmo que analisar a série. E uma que cria atmosfera, é claro. Essas duas fazem isso e muito bem.

A trilha sonora de A Lenda de Aang é mais "rural", menos ousada e mais extensa, de acordo com uma jornada épica. Já a trilha de A Lenda de Korra é mais "urbana", mais articulada e compacta. É interessante como na de Aang uma música parece que completa a outra e na de Korra você consegue diferenciar mais cada uma. Mas vamos esperar para ver quando a série [da Korra] estiver completa para um comentário definido, enquanto isso a gente aproveita o que tem até agora porque já tem muita coisa boa!

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Olá a todos,
    Sempre achei a trilha de avatar ótima, sempre se encaixa bem.
    Gostei especialmente da de Korra , apesar de algumas de Aang se destacarem como citado no texto. Tem um episodio, histórias de ba-sing-se se não me engano, que o Iroh canta a música do soldadinho. Acho tão emocionante, não é bem uma trilha sonora mas acho que deve ser destacada.
    Acho tão lindo quando falam de avatar aqui kkk, adorei o post Dana.
    Bjs,
    Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Histórias de Ba Sing Se foi meu episódio favorito! Realmente a música do soldadinho é tão triste...

      Excluir
  2. GENTCHE! Aquela mania básica de comentar no post do coleguinha de trabalho. Eu amo música instrumental, acho a coisa mais incrível da face da terra (srsly). A que vc citou primeiro, Dana, a Legend of Korra Main Theme é diva, só que o problema dela é que é muito curta, parece que quando vai ter climax, a música acaba (o que me fez ouvir 30 vezes, mas enfim). The Rally também é ótima, mas a primeira ganha de todas as que vc citou (ouvi cada uma)hehe.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Dana :)

    Você fala tão bem de "The Legend Of Korra" que estou quase indo assistir o primeiro episódio pra ver se é tão bom assim kldfghlkfsdgh. Mas sério, pretendo começar a ver muito em breve. Minhas provas acabaram (na verdade estou meio triste, porque foi meu pior bimestre desde sempre) e vou ter mais tempo agora.
    Bom, eu adoro trilhas sonoras, mas não costumo ouvir no dia-a-dia... sinto a falta de alguém cantando, sei lá. Talvez seja a falta de hábito. Mas acho música essencial em qualquer tipo de filme, anime, série etc. É o que dá aquele toque especial, né? Não teria a mesma emoção e envolvimento com o que você esta ali assistindo se não tivesse o som de fundo. Por isso, esse é o principal critério que uso para julgar se uma trilha sonora é boa ou não: emoção. Se a música me deixa extremamente triste, empolgado, feliz, preocupado, etc, e se resume o sentimento daquela cena.
    Ouvi todas as músicas que você indicou no post. Minhas preferidas de "The Legend Of Korra" foram "Legend of Korra Main Theme", que é totalmente incrível, e "Hardboiled... Afraid", que eu achei muito tocante. Já de "A Lenda de Aang", gostei muito de "Agni Kai" e "The Final Blow". Particularmente, preferi as músicas de Korra. Achei mais intensas, emocionalmente falando.
    Infelizmente, por enquanto não conheço muito da trilha sonora de nenhuma das duas séries. Mas assim que eu começar a assistir uma delas falo mais sobre o que achei das músicas de cada uma delas, ok?

    Acho que é isso... Parabéns pelo post!
    Abraços (:

    ResponderExcluir
  4. OKSPOKASORFS A lenda de Aang *--------------------*
    Eu amava essa série, não perdia um episódio! Mas depois que os estudos ficaram hardcore eu comecei a perder uns e não queria pegar spoiler e ai a coisa desandou (também explica porque jamais vi a tal continuação) mas a trilha sonora de A lenda de Aang é realmente muito boa. Marcou completamente *-*

    Beijitos

    ResponderExcluir

Posts Populares