cassanda clare CCFilmes

Vida após Potter: Respondendo à Pergunta

28.7.12Dana Martins


Com um pouco de atraso, mas aqui está. Acho que é engraçado que logo antes de escrever esse post, eu fui ver Batman. No começo apareceu o logo da Warner e a primeiro coisa que eu pensei foi em Harry Potter, por meio segundo eu até acreditei que começaria mais um filme da série. Acho que não tinha melhor forma de terminar o nosso mês de Harry Potter para responder a pergunta: existe Vida após Potter?

Esse mês fez 1 ano desde o último filme de Harry Potter. Um ano. Acho que esse tempo marca a diferença de aprender que você não está mais vivendo a constante espera por mais um número da história dos bruxos. Por que é essa a diferença, né? A gente cresceu esperando o próximo livro, o próximo filme... E meio que agora isso acabou.

Durante esse mês nós trouxemos algumas dicas para quem quer continuar, algumas discussões sobre quem está continuando. E o que nós vamos trazer nesse último dia? A resposta. Vida após Potter: ela existe?

Vamos começar com um banho de realidade:
Star Wars, O Guia do Mochileiro das Galáxias, Senhor dos Anéis... Tudo isso já "acabou" há muito tempo e o que vemos hoje em dia? Volta e meia surge uma novidade, os fãs brotam do chão e começam a dar ataque... Há até dia comemorativo e "manias" de fãs. Então, número 1: nada está perdido.
*Eu sei que tem "O Hobbit", mas ainda assim. A J.K. Rowling ainda pode escrever mais. O primeiro livro de "O Senhor dos Anéis" foi publicado em 1954 e o Tolkien já está morto vai fazer uns 40 anos. 

Mesmo que a série Harry Potter tenha finalizado e todos os filmes já tenham passado pelo cinema... Tem ideia da quantidade de coisas que está surgindo? O Pottermore foi uma delas, que foi uma forma meio universal de integrar os fãs e levar todo mundo para Hogwarts de vez. Você sabia que lá tem conteúdo extra, tipo a história da McGonagall? Tem o set de filmagem que foi aberto para visitação lá em Londres? Tem a Hogwarts inteira em Orlando e parece que vão fazer um parque em Los Angeles também.  Além disso, ainda tem esse novo jogo para playstation do livro de feitiços...

Tudo bem que a chance da gente ir para Londres para uma visita é pouca, mesmo que muitos dos fãs consigam passar por esses lugares. Eu sei que o Pottermore às vezes enrola, desanimou muita gente que foi parar na casa "errada" e é todo em inglês. Também sei que esse livro de feitiços é só para você largar o seu filho brincando. De qualquer forma, as coisas estão acontecendo, muito mais do que a gente imaginava. Não duvido nada que daqui a pouco apareça a notícia de A) Alguém escreveu um livro do universo de Harry Potter autorizado pela J.K. Rowling; B) Ela escreveu um novo livro; ou C) Façam outra adaptação (esse vai demorar um pouco mais, ainda está muito cedo). Isso se não inventarem desenho, série ou seja lá o que for. A verdade é: o legado dessa série e desses filmes de Harry Potter é tão grande que ainda está firme e forte mesmo um ano depois. Ainda não acabou.

Bem, agora vocês já viram que o mundo de Harry Potter tem potencial para continuar por anos e que, na verdade, ainda temos muitas novidades surgindo (aliás, vocês sabiam do novo box?).

Mas o que acabou?



Harry Potter não é um livro, nem um personagem com a porcaria de um raio na testa e nem um "símbolo do fanatismo". Harry Potter é uma época. Se não tivesse surgido quando surgiu a série não teria nem metade do efeito. O principal ponto é que nós crescemos com isso. Imagine Harry Potter como uma matéria extra na escola. Milhares de adolescentes no mundo inteiro no final do ano quando largavam a matemática e a geografia, passavam para magia. Esperar o novo livro/filme era uma data quase tão certa quanto o Natal (até porque com os preços que os livros eram vendidos muita gente "comemorou" os dois ao mesmo tempo). Ler um livro por ano, crescer junto com a série e ir acompanhando o crescimento... não tem preço. Esse é só um dos motivos pelo qual dificilmente teremos o "novo Harry Potter". Jogos Vorazes é extraordinário, mas quando as pessoas começaram a conhecer todos os livros já estavam lançados (além de serem poucos, além de já surgirem 9832 de séries por aí...).

Harry Potter também apareceu em um mundo "pouco povoado por séries", ou por crianças acostumadas a ler. Na verdade, se você tem um blog literário hoje, deveria mandar sua carta de agradecimento à J.K. Rowling. Não que tenha sido apenas ela, mas ela é com certeza um dos maiores motivos. Muitos autores até agradecem a ela.

Retornando... O que é que acabou? Acabou a escola. A maioria das pessoas dessa geração Harry Potter, que cresceram acompanhando, já terminaram a escola. E, do mesmo modo, se formaram em Hogwarts.

Então, foi essa época que acabou. De resto, está tudo igual. Existe Vida após Potter? Claro que sim, até melhor. Porque depois que você entra de verdade em Hogwarts, não tem volta (o resto é trouxa...). Por causa de toda fama, hoje em dia é mil vezes mais fácil qualquer um começar a ler e conhecer isso que nós vivemos durante os últimos anos. Sem falar que: você já leu todos os livros (os extras também)? Assistiu coisas tipo o A Very Potter Musical? Já jogou os mais de 7 jogos feitos ao longo desses anos? Tem acompanhado o Pottermore? Já foi ler fics?



Quem estudou em Hogwarts dificilmente esquece e é isso que a gente leva em frente. Seria MARAVILHOSO uma história oficial dos marotos, a vida do Dumbledore ou um no estilo "Voldemort troll, a oitava vida". Mas para quem quer mesmo continuar nesse mundo, ainda tem 908493489438 de fics espalhadas por aí. Eu sempre fui Rony e Hermione (se fosse contar a quantidade de fics que eu li deles... Não esqueço até hoje de ficar chorando com uma adaptação de "O Jardineiro Fiel"), mas vamos ser sinceros? Nem todo mundo gosta deles juntos. Com as fics vocês ainda conseguem encontrar todo tipo de coisas que vocês sonhavam. Harry e Hermione, Draco e Hermione, Draco e Gina (o Draco é tipo o campeão)... Encontrei até uma da Gina com a peixe dela. "A" porque não basta ser uma relação com um peixe, tem que ser homessexual.

É claro que a gente encontra muita fic sem sentido (já falei da Gina com a peixe?) e coisa mal escrita, mas também tem muita coisa boa. Um exemplo é a trilogia do Draco feita pela Cassandra Clare (sim, a autora de Instrumentos Mortais), que eu já escuto as pessoas falarem aqui no Brasil há mais de 6 anos.

E você, tipo o meu irmão que não começou a ler ou que leu tudo direto depois que estava lançado, isso não quer dizer que você esteja excluído. Acho que ler agora não é exatamente a mesma coisa (não poderia ser) e acredito que esse seja o motivo de muita gente não "gostar" de Harry Potter. De qualquer forma, os livros estão aí em qualquer livraria para qualquer um abrir e aproveitar esse mundo. Eu só estou dizendo que o que acabou foi essa época.


Para você que gostaria de veros outros CCSextas, tem sobre os atores e diretos, sobre o novo livro da J.K. Rowling e sobre como os fã sites como o Potterish estão se virando sem muito conteúdo.

E o CC criou um formulário para vocês nos contarem como está a SUA vida após Harry Potter. É só clicar aqui para responder.

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Olá o/
    É incrível como existem tantas coisas sobre Harry Potter espalhadas por aí... Livros, Filmes, Jogos, Sites, Fan Fics, enfim. São infinitas maneiras de divulgação que mantém a saga "viva" por mais e mais anos. Adoro isso tudo. Adoro reler um livro, ou jogar um jogo novamente. Me faz voltar aos corredores de Hogwarts e reviver aventuras incríveis T-T Enfim. Harry Potter pode ter, de certa forma, acabado. Mas para nós, potterheads, a saga sempre estará viva em nossos corações;
    E gente, eu ri MUUUUUUUUITO com o parágrafo das fics. Séeeeeeeeerio. Gina com a peixe... kkk' vou rir eternamente.

    Lindo post. Parabéns.
    Abraços ♥

    ResponderExcluir
  2. "Harry Potter é uma época" -> guardei isso pra vida, até porque foi a minha época.

    ResponderExcluir
  3. Você tem razão, Harry Potter me marcou como uma época. Cresci com os personagens, terminei o colégio junto com eles e, de verdade, ganhei o gosto pela leitura por causa da J.K. Rowling. Lembro muito da ansiedade no lançamento dos livros (as caixas lacradas na vitrine da Saraiva para serem abertas no dia do lançamento oficial), a expectativa para assistir os filmes, as milhares de fanfics que já li (adorava as que tratavam dos Marotos)... Sinto muita saudade desse tempo.

    ResponderExcluir
  4. "Voldemort troll, a oitava vida". Que texto demais. Apenas.

    ResponderExcluir

Posts Populares