a última princesa CCLivros

[Resenha] A Última Princesa, de Fábio Yabu

16.5.12Paulo V.

por Paulo V. Santana
- Livro: A Última Princesa
- Livro único
- Autor: Fábio Yabu
- Editora: Galera Record
- No skoob








Mini-crítica: 
“A Última Princesa” conta a história da Princesa, que vivia em seu reino natal, porém, ela foi banida dele por um feiticeiro. Agora, ela vive junto com seu Príncipe Encantado em outro reino. É nesse novo reino que ela conhece o inventor Alberto, que lhe dá esperança em retornar ao seu reino natal.

Em um conto de fadas baseado em uma história real, Fábio Yabu mostrou que seu talento vai além do desenho infantil “Princesas do Mar” (que é muito bom, diga-se de passagem). O livro é fininho e junto com a narrativa simples forma uma leitura agradável, para se ler em um ou dois dias. O livro possui também várias ilustrações, muito bonitas por sinal, de autoria do Mathiole. “A Última Princesa” é recomendado para todas as idades, um daqueles livros que você, sua mãe/pai e sua avó/avô leem.

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Há um ou dois meses atrás (não lembro quando foi exatamente) um link “brotou” na minha timeline do Twitter. Como sempre faço, abri o link e era de um post divulgando a capa de um livro. Ao olhar para a capa me apaixonei. A capa do livro era simplesmente linda, linda, linda. E era com uma ilustração, meu tipo preferido de capas. Logo fui procurar mais sobre o livro e descobri que ele era de um autor brasileiro, o Fábio Yabu, que também é o criador das Princesas Do Mar, aquele desenho que passa (ou passava?) no Discovery Kids! XD

O livro pode ter ‘Princesa’ no título, mas você não vai encontrar nenhuma dessas adoráveis princesas nele.

Pouco tempo depois do lançamento, ganhei o livro em uma promoção e assim que ele chegou o coloquei como prioridade na minha fila. “A Última Princesa” é fininho, tem uma história e uma narrativa muito agradáveis de se ler; é daqueles livros que você pega para ler direto em um final de semana.

O título já é uma grande dica para a trama do livro, que conta a história da Última Princesa de um reino encantado. A Princesa (no livro somos apresentados assim aos personagens, como Princesa, Rei, Madrinha...) vive em um reino junto com seu Príncipe Encantado e tem tudo o que uma donzela poderia querer – um enorme castelo com um jardim e um Palácio de Cristal cheio de lindas camélias. Entretanto, ela não era feliz. Não que ela não amasse seu Príncipe – pelo contrário, eles eram muito felizes juntos – e não gostasse de tudo que tinha. Acontece que ela havia sido banida de seu reino por um feiticeiro e o Rei, a Rainha e sua irmã estavam mortos. Para ela, viver em um reino distante do reino que nasceu era como uma prisão.

Em meio a essa “nova vida”, ela conheceu Alberto, um excêntrico inventor que nasceu no mesmo reino que a Princesa. Eles criaram uma amizade muito bonita – o que provocou um leve sentimento de ciúmes no Príncipe. Além de mostrar a ela maravilhas tecnológicas, Alberto trazia notícias do reino natal deles. O inventor também apresentou a Princesa o seu maior projeto: a Ave de Rapina. Com esse projeto a Princesa poderia realizar seu sonho e voltar para o seu reino, mas antes teria que enfrentar seus medos e quebrar a sua maldição.

O livro tem seus capítulos alternando entre duas histórias, uma de quando a Princesa era mais jovem e ainda vivia em seu reino e outra da vida "atual" da Princesa. Gostei muito desse recurso porque a cada capítulo da história o passado e presente se completavam, o que tornou a narrativa mais interessante. 

"Eu não conheço essa princesa de algum lugar?"

Na quarta capa* do livro temos uma frase para despertar a atenção dos leitores: “Você a conhece. Só não se lembra dela.” E vocês, se lembram da Princesa? Vou lhes dar uma dica: Lei Áurea.
*para quem não sabe, esse é o nome “técnico” da contra-capa, onde normalmente temos a sinopse, trecho do livro ou críticas de profissionais

Sim, a Princesa é, na verdade, a Princesa Isabel e o Príncipe Encantado, Conde D’Eu. Mas não pense “Ah, se a Princesa é a Princesa Isabel então o livro deve ser um daqueles de livros chatos de história.” porque ele não é. O Yabu adaptou a história que nós já conhecemos para um conto de fadas muito bonito. E se você não souber em quem a Princesa foi baseada e não relacionar a história da vida delas, esse fato pode passar despercebido na leitura.

Esse recurso de resgatar a história da Princesa Isabel foi muito interessante também porque ele traz o encontro dela com Santos Dumont – sim, ele é o real Alberto – que aconteceu na França em 1901. No final do livro temos algumas páginas em papel couche que trazem imagens das personalidades que inspiraram os personagens da história e os locais que inspiraram os do livro.

No interior de “A Última Princesa” também temos várias ilustrações e uma coisa interessante a ser comentada é que em nenhuma delas os personagens tem rosto, como se o próprio leitor pudesse imaginá-los como quisesse. As ilustrações – incluindo a de capa – são de autoria do Matheus Lopes Castro, o Mathiole. Selecionei uma ilustração dele que eu gosto muito para vocês verem como é o trabalho dele.

"A realidade não basta"
Indico o livro para todas as idades, desde os mais novos de 8, 10 anos aos mais velhos (sério, até a minha avó leu! Haha)

Sobre a nota: O livro leva 4 conversinhas porque me encantou, é “gostoso” de ler, mas não ficou com um lugar no meu coração.

Classificação:



(4/5 conversinhas)


Extras!
A Saraiva Conteúdo fez uma vídeo-entrevista com o Yabu muito legal e você pode conferi-la aqui. E veja o book trailer do livro:


O livro entra para o Debut Author Challenge Brasil do blog Garota It.

Até! o/

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. A capa desse livro é realmente linda *-*
    Ainda estou meio em dúvida sobre ler ou não o livro, mas fiquei curiosa com a resenha.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  2. Oie
    acho essa capa linda,e como adoro contos de fada,com certeza irei ler. Nao sabia que o autor era tmb o autor do desenho animado que meu filho ama.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, também me apaixonei por essa capa! *_* Linda ilustração!

    Fiquei com vontade de ler esse livro, a galera tá falando muito dele por aí. Adorei a dica!

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. A capa é legal e achei interessante o modo de narração. Se eu encontrar o livro em promoção, com certeza vou comprar (:

    Parabéns pela resenha!
    Abraços :*

    ResponderExcluir

Posts Populares