arte conceitual bestantes

Arte conceitual de bestantes com cara de tributos

5.5.12ConversaCult


Quando Jogos Vorazes finalmente foi lançado, uma das ansiedades era para descobrir como os tais bestantes seriam feitos. Muita gente se surpreendeu ao encontrar uma dúzia de cachorros com cara de tigres brotando do chão e correndo atrás dos protagonistas. Em alguns casos, como o meu, a pessoa tinha conseguido imaginar aquela coisa estranha (sabe lá como). Em outros, imaginaram algo mais a ver com a descrição, uma espécie de lobo. Porém, no geral, o resultado dava no mesmo: "o que isso tem a ver com os tributos mortos?!"

Eis que, no mercado negro da internet, surge a arte conceitual que seria utilizada inicialmente, misturando o rosto dos atores com a de cachorros. Se eu encontro um troço desse na floresta à noite...

Veja abaixo as imagens que estão circulando pela internet. Alguns dos moldes baseados na Glimmer, no Marvel, no Thresh e outros que eu não poderia afirmar. O bestante da Glimmer tem duas versões. E, no final, ainda tem o diretor do filme, Gary Ross, falando sobre a decisão de como encaixar esses bestantes no filme e curiosidade sobre a criação no mundo de Jogos Vorazes.

Glimmer... acho que aqui a Leven tá mais parecida com a Clarisse ;x





Esse é o Thersh









Gary Ross, o diretor do primeiro filme, falou sobre a decisão de não ter incluído isso no filme:
"Nós decidimos que eles não seriam tributos específicos, porque se fossem haveria uma enorme digressão em um momento do filme que eu não acredito que valeria a pena. Você está se aproximando do final e tomaria uma quantidade imensa de espaço e tempo que nós não temos. Contudo, eu diria que todos os bestantes, se você realmente olhar para eles, na verdade são metade humanos e metade cachorros. Se você colocar o 'rosto' do bastante ao lado do 'rosto' de um cachorro e depois ao lado do rosto de um humano, você realmente vai perceber que o bestante é um híbrido dos outros dois. E nós fomos fiéis a isso."
Eu tenho que concordar com isso. Imagina o tempo que levaria a explicação? Katniss e Peeta correndo igual a loucos pela floresta e conversando sobre o que aquelas coisas seriam? Ou talvez, eles encontram o Cato lá em cima e, antes da briga, decidem bater papo para descobrir o que é aquilo, só por curiosidade. 


Provavelmente, o lugar dessa explicação seria enquanto eles esperavam o dia amanhecer vendo o Cato morrer devorado pelos bestantes. O que, diminuiria o ritmo do final, além de precisar de mais um monte de detalhes, não é? "Por que ele não morre logo?" "Porque ele está usando uma espécie de armadura" "Como é que ele conseguiu a armadura?" "Estava naquele pacote dele" "E como...?" (o filme já tem cortes significativos demais para poder sustentar mais alguns). Então, no geral, foi o tipo de curiosidade de fãs que deixou de ser saciada em prol do ritmo do filme. Além disso, a alteração evita vários outros problemas, como decepcionar os fãs (se não faz exatamente igual, faz o mais diferente possível), as limitações para criar efeitos especiais convincentes e o impacto que um bicho feio daria em um público não-preparado*.
*Sabia que, para muitas pessoas, o filme foi violento? Não para as crianças em si, até mais para adultos que enxergaram o que estava por trás daquilo. Isso a ponto de ter gente se sentindo realmente mal enquanto assistia. 

Esses bestantes me lembram muito ao Lupin em Harry Potter:

se eu encontro ISSO numa floresta de noite... 

Curiosidade sobre a criação desses bestantes

Há um tempo eu li uma resenha sobre o filme de uma pessoa que não tinha lido o livro e uma das questões que ela levantava era: "por que a Capital precisa tanto dos distritos se eles conseguem criar um ser do nada?". Nós, é claro, sabemos que não é "do nada" e sim da manipulação genética de outros seres. Porém, outra dúvida surgiu para mim: se o Thresh morre no máximo 1 dia antes do surgimento dos bestantes da arena, como eles teriam tido tempo para criar um animal daquele e crescido? (se pudessem fazer algo assim, era só jogar um exército infinito de bichos em cima de qualquer revolta que ninguém tinha chance)

Acabou que foi lendo sobre essa concept art que eu encontrei um comentário que explicava o que eu não tinha lembrado.
"Mais tarde é sugerido em 'Em Chamas' que os bestantes não eram realmente os tributos, mas seres elaborados e com crescimento artificialmente acelerado que tivessem alguma semelhança com os tributos mortos só para mexer com a cabeça dos sobreviventes. Eles não eram realmente 'reanimados'"
O que significa que eles poderiam ter criado antes mesmo dos jogos uma espécie de mutante e depois foi só alterá-los na base de uma cirurgia plástica (o que eles fazem muito bem e rápido), sem falar que descartando a "reanimação" da pessoa morta, eles têm desde a Colheita até o fim dos jogos para poder aproximar os bestantes dos tributos. A verdade é que os sobreviventes, como a Katniss, não teriam tempo suficiente para analisar com detalhes a criação, só o necessário para fazer a conexão entre o bestante e o tributo morto.

Ou seja: eles não poderiam criar um exército, porque há algumas limitações quanto a tempo pra fazer e como fazer. De qualquer forma, eles teriam poder o suficiente para causar grandes estragos com os bestantes, como fizeram com o exército de bestantes espiões que deram origem ao Mockingjay (Tordo) e desarticularam a primeira revolta dos distritos.

Só por curiosidade, uma ilustração de como muitos fãs imaginaram os bestantes:



Não é confirmado que essas imagens são oficiais, mas são boas o bastante. Além de que alguns sites foram obrigados a tirar do ar. 

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Realmente senti falta da explicação, mas não era algo estritamente necessário. (Convenhamos que tiraram coisas mais úteis). E também, eu fui ver o filme com minha mãe e tia, e elas acharam muito violento e não gostaram. ;/

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  2. O concept foi feito perfeito, mas quando você pensa em bestantes acho que a autora quis dizer em lobos como fizeram em Crepúsculo ao fazer o olho do Jacob. No filme não deu pra perceber nada dos atores e parecem mais chupa-crabras sem pelos.

    http://frenchmilk12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Posts Populares