2011 Barato

Compras na Bienal do Livro

6.9.11Dana Martins

Nesse post: para quem não quer perder tempo, o caminho pelos lugares com as melhores promoções. Se quiser buscar alguma editora em especial, só apertar ctrl+f, digitar o nome e ir direto. 



Coisas legais para fazer na Bienal:
a) pagar 4 reais na latinha de coca
b) tirar foto com a Hilary Duff
c) passar calor na Maré dos Livros
d) comprar livros



Não dava para passar setembro, o mês da Bienal do Livro no Rio, sem um post especial. Como o que não falta por aí são dicas de “como chegar”, “vá de tênis” e qualquer coisa útil do tipo, o ConversaCult decidiu ir um pouco mais longe e falar do que todo mundo que adora livro se interessa: livro barato.

A Bienal, apesar de ser um evento lindo para quem adora livro, nem sempre tem os melhores preços. Na verdade, até esse ano, dificilmente tinha os melhores preços. Era muito melhor ir até lá, passear, anotar os nomes dos livros interessantes e comprar pela internet em casa. Esse ano as coisas mudaram um pouco, para sorte de quem adora livro, mas se não tomar cuidado ainda vai pagar mais caro. E sabe o que isso significa? Menos livros.

Só para dar uma ideia: eu comprei 6 livros em um dia de Bienal, pagando 125 em todos. Se eu comprasse sem tomar cuidado, daria, no mínimo, 200 reais. Às vezes, isso acontece comprando até no mesmo lugar. Ah, e todos eram livros que eu realmente queria. Se você for daqueles que aceitam tudo e aproveitam todo tipo de promoção, volta com muito mais para casa.

Frases que você pode ouvir na Bienal: “ah, comprei 4 livros e gastei 8 reais...”

Guia do livro barato na Bienal Rio
*Só para deixar claro: o foco é em livro de literatura, principalmente YA. 

1ª parada: Saída
Na saída do pavilhão laranja. Ou melhor, ao lado dela, você vai encontrar um stand bonitinho da editora Underworld. Ela é uma editora nova de livros YA que, além de só ter títulos no mínimo interessantes, faz os livros com o maior cuidado (se você gosta do estilo, já deveria seguir a Underworld no twitter).  Se levar vários fica só 20 cada - e 20 é o preço ideal. 

2ª parada: Pavilhão azul
Esse é, sem dúvidas, o mais interessante para os jovens, é onde as principais editoras estão. A maioria delas dá desconto nos próprios livros. A Rocco, o stand do grupo Santillana (Moderna, Objetiva...), Planeta, LeYa, Novo Século... estão com todos os livros com desconto em relação ao preço original. A Record tem alguns com descontos especiais e daqueles "se levar 2 é 10%, se levar 3 25% e 4 ou mais 30%". Mas, nessa segunda parada, o que você vai fazer mesmo é pegar o jornalzinho da Bienal com o mapa, que ajuda bastante. Se puder, tente passar do Laranja pelo Azul pela passagem direta, sem passar pela Praça Central.

3ª parada: LeYa 
Pelo mapinha você vai ver que é só virar a segunda à direita (se você não passou do Laranja para o Azul pela Praça Central). Eles estão fazendo algumas promoções legais, tipo vender por 20 reais (ou 19,90, segundo um garotinho que nos corrigiu com preocupação) o livro Sangue Quente, que está chamando atenção e dizem ser para os zumbis o mesmo que Crepúsculo é para os vampiros. Essa é a editora também da série Dragões de Éter, do Raphael Draccon. E, também, da série tão comentada Guerra dos Tronos*. Porém, se você vai para Bienal querendo comprar esse livro por um preço legal, tire a cavalaria da chuva, porque está quase no preço original na maioria dos lugares que você encontrar (e são muitos). Ah, e não esqueça de pegar as balinhas de graça no balcão depois que pagar, são iguais as do Camiseteria e muito boas.
*Só por referência, já é possível encontrar os primeiros livros por volta de 20 reais na internet.

4ª parada: Editora Planeta 
A Editora Planeta fica bem ao lado da LeYa. Essa está com um bom preço nos livros (apesar de que, em alguns casos, com um pouco de esforço você pode até encontrar mais barato na internet). Lá tem os dois de Apocalipse Z, uma das melhores séries para quem gosta de zumbis. Também tem Metrô 2033, outro com apocalipse do tipo que de 40 reais por aí está por 27 lá. Se você preferir romance, também tem os do Federico Moccia, que escreve alguns bem legais para quem gosta de se apaixonar por um casal (tipo Sou Louco Por Você). Bem, se você preferir padre, também tem...

5ª parada: Grupo Santillana
Esse nome pode ser estranho para muita gente, mas é ele por trás de editoras como a Moderna ou a Objetiva, que também se dividem em várias. Desse modo, o stand é dividido em dois lados: Um com a Moderna e outro com a Objetiva, cada um com suas ramificações. O mais legal desse stand é que ele é um dos melhores de circular, mesmo cheio não é tão ruim.

Do lado da Moderna, você vai encontrar os livros da iD, que são mais focados no público jovem. Eles têm da série Inside Girl (que é para beem mais jovens, quase Gossip Girl para garotas de 10 anos), passando por livros como o roxo da Hilary Duff que faz o maior sucesso (esse não precisa nem de nome, você vai reconhecer ou pelo destaque ou pela foto da autora que ocupada praticamente todo o verso) e chegando a alguns como Numbers, que atraem um público jovem mais variado. A média de preço ali é por volta de 30, mas não é difícil encontrar alguns por menos de 20. Ah, e todos estão com preço abaixo do original.

Ainda no Grupo Santilla, no lado da editora Objetiva, você vai encontrar, entre outras, a Suma e a Ponto de Leitura. Desse lado o preço vai bem baixo, com vários até por 5 reais (e bons, como o Coração Apaixonado, da Chelsea Cain). E, pra quem não sabe, a Ponto de Leitura faz os "pocket books", com a média de 10 reais por cada (uma das poucas editoras que ainda têm livros atuais nesse formato, mesmo que os estrague com uma faixa cinza do lado. Aliás, falamos no último post sobre isso). Então é uma boa forma de ler algo do autor Stephen King ou o livro Labirinto da Kate Mosse. É também nesse stand que você encontra os livros de Philip Pullman, autor da série Fronteiras do Universo que é viciante. Mas cuidado: de 40 por 30 é um bom preço, mas em alguns casos, principalmente se o livro for antigo, talvez ele possa ser encontrar (muito) mais barato por aí. 

6ª parada: Capricho
Aqui você vai tirar foto com a Katy Perry gigante. Ou com o Justin Bieber, se preferir. -nn

7ª parada: Rocco
Esse fica do lado do grupo Santillana. Aqui você já vai estar cansado e pode parar um pouco, se a Thalita Rebouças não tiver lotado o stand dando autógrafo. Tá, tudo bem, a Rocco não serve só para isso. Apesar de sempre caro, e continuar caro, para quem não quer caçar preço na internet igual a um condenado, todos os livros da Rocco com 20% de desconto já é uma maravilha. Talvez você dê sorte, porque, afinal, a editora tem alguns dos melhores títulos YA (Harry Potter E Jogos Vorazes, né? Esse último, aliás, acabou nos primeiros dias, mas eles já arranjaram mais). Ah, e também vale a pena ficar de olho no twitter deles, eles estão fazendo algumas promoções especiais.

8ª parada: Novo Século
Essa é interessante. O stand da editora está com o preço de todos os livros na promoção, como nas anteriores, mas é mais fácil conseguir baixar o preço “chorando”. Essa é a editora de alguns que estão chamando atenção, como A Linha e Mortal Engines, e ainda vários de novos autores brasileiros. Só por esse apoio vale a pena passar. Lá a média de preço é 30 reais.

Agora você já passou pelos principais locais de promoção de literatura YA, já pode ir para casa sem tanto peso no coração. Se ainda tiver tempo, vamos continuar no pavilhão azul mesmo.

9ª parada: Record
Se você conseguir dar um passo lá dentro, vai encontrar uma grande variedade de títulos e aquela promoção do (leve 2 com 10%...). Se tiver alguns que você goste, vale a pena. Só tome cuidado: há grande chance de você levar o que tem por mais barato na internet.

10ª parada: Sextante e/ou Intrínseca
Elas não ficam no mesmo stand, mas em relação a promoção estão no mesmo nível. Os principais livros não têm promoção tão boa assim. Talvez estejam com preço abaixo do normal, mas a coisa mais fácil do mundo é encontrar livro da Intrínseca com preço mais baixo, já na Sextante até vale a pena dar uma olhada (e parece que eles também dão balinha). Já quando é livro antigo e nem tão famoso: dá para encontrar por até menos de 5 reais, principalmente nos cantos.

11ª parada: Pavilhão Verde
No pavilhão verde tem uns lugares que vale a pena visitar, até mais do que esses últimos do pavilhão azul. Só que não é muito prático ir a um stand em cada canto, então acaba sendo melhor visitar aqueles antes.

12ª parada: Comix Book
Esse é um stand grande e fechado logo na entrada do pavilhão verde (considerando que você foi direto do pavilhão azul para o verde, sem passar pela Praça Central). Ele não é o melhor para comprar livros, até porque tem muito pouco, mas é ótimo para quem quer mangá e quadrinhos. Eles vendem abaixo do preço da média, inclusive abaixo do preço que a Panini cobra no pavilhão ao lado. Como estamos falando de promoção, esse stand não poderia faltar.

13ª parada: Novo Conceito
A Novo Conceito fica na outra ponta da rua, perto da outra entrada do pavilhão verde. Todos os livros lá estão com preço mais barato e eles ainda fazem promoções do tipo “relâmpago”. Pra quem se interessa por títulos da editora, é uma boa passar lá e ver o que está acontecendo.

14ª parada: L&PM Editores
Eles têm um stand grande, bonito e vermelho, perto do centro do pavilhão verde. Como eles são mais especializados em livros de bolso, há uma infinidade de títulos a preço baixo.

15ª parada: Above Editora
Essa editora é da lista do “Você tem que ver na Bienal”, além de ter livros a preço baixo. O stand fica lá no fundo do pavilhão verde, mas reúne vários livros de autores independentes. Você ainda vai encontrar vários deles lá, prestativamente apresentando o próprio trabalho.

Próxima parada: Ao infinito e além.
Se você já fez tudo isso e ainda tem tempo, aproveita. Vai descobrir outros "segredos" da Bienal, comprar mais livros, falir comprando comida, pegar bolinha na Maré dos Livros... o que quiser. Mas corra. A Bienal é só até o dia 11 (domingo).

A Bienal é um evento grande e várias coisas estão acontecendo por lá, todo dia tem autor famoso, conversas relacionadas aos livros e muito mais. Vale passar no site oficial da Bienal do Livro Rio e conferir, ou em alguns outros blogs que, como o ConversaCult, estão ajudando quem pretende aparecer por lá:

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Adorei as dicas e já comecei a anotar um monte de coisa aqui. Desembarco no Rio amanhã e vou direto pra lá!

    ResponderExcluir
  2. Morrendo por não ter podido ir ;~~~
    Quero ir à falência taaambém!
    (Chelsea Cain por R$5?! Eu queeeeeeeeeeero!)

    ResponderExcluir

Posts Populares