CCSéries colaborador

5 séries que falam sobre transtornos psicológicos de maneira responsável

16.6.18Colaboradores CC


A gente já conversou aqui sobre "13 Reasons Why" e vimos que a série é bem tóxica e problemática e não recomendável nem para começarmos um debate sobre os assuntos que ela bisca abordar. Para não dizer que somos contra o debate, tem aqui cinco exemplos de séries de diferentes estilos para debatermos depressão, bullying, suicídio e transtornos em geral.


1 - MY MAD FAT DIARY


Confesso que é a única série da lista que não vi, mas recebi excelentes recomendações. A produção acompanha a vida de uma jovem gorda e deprimida, mas em momento algum romantiza transtornos. Já assisti algumas cenas, todas muito fortes, mas sempre pensando numa discussão e não romantizando os problemas.

2 - GLEE


A série já acabou faz tempo e era queridinha de todo mundo. Glee falava muito sobre bullying e opressões, e chegou a ter um episódio que falava de suicídio. Na ocasião, a série buscou falar de motivos para não desistir da vida e foram cena emocionantes. Ok, Glee é super otimista e mostra um mundo cor-de-rosa, mas chama ao debate de forma muito melhor que 13RW.


3 - STEVEN UNIVERSE


Quem acompanha a página sabe o quanto eu amo e sou grato pela existência desta série. São muitos assuntos importantes tratados de maneira simples e didática sem cair na chatice. É um desenho para crianças que fala de coisas como diversidade, amor, consentimento, estupro, luto e depressão. Uma das personagens mais importantes para tratar do assunto é a Lapis Lazuli, que, apesar de ainda não ter concluído sei arco lutando contra a depressão e os traumas, teve um episódio incrível no qual ela fala sobre um relacionamento abusivo.

4 - PLEASE LIKE ME


Essa série pode ser um pouco mais pesada. Quase todos os personagens tem algum transtorno psiquiátrico, com destaque para ansiedade e transtorno bipolar. Há tentativas de suicídio (e duas personagens chegam a se matar) durante a trama, mas tudo é tratado de forma respeitosa, falando dos sentimentos dos personagens, sem justificar ou romantizar nada. Apesar de poder disparar gatilhos, nada na série é gráfico e pode ajudar muita gente a identificar os problemas que tem e entender que é possível ter uma vida enquanto luta contra esses transtornos.

5 - ONE DAY AT A TIME


Essa série é da Netflix também e, infelizmente, não é tão aclamada quanto 13RW - o que é um erro! One Day at Time tem uma protagonista com depressão crônica e transtorno de estresse pós-traumático. E nada disso impede ela de viver sua vida e ajudar sua família quando eles precisam. Essas questões não são as protagonistas da comédia, mas estão lá. Há, porém, um episódio da segunda temporada que fala desse tema de uma forma tão forte, responsável e profunda como nunca foi feito na televisão, inclusive falando do uso de antidepressivos e psicofobia. É uma série que considero obrigatória para todo mundo que quer entender melhor o assunto. De quebra, vocês vão rir muito!

***
Sobre a autoria: Renan Wilbert é jornalista e administrador da página “Igreja de Santa Cher na Terra”. Nascido e criado no Rio de Janeiro, procura utilizar sua escrita para tratar de temas como a igualdade, autoestima e sociedade.

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares