anos de escrita CCdiário

Clube de Escrita especial: Como foi o seu ano?

8.1.18Dana Martins


2017 acabou e, com isso, mais um ano de escrita. Esses dias no twitter vi o pessoal fazendo umas perguntas e decidi entrar no jogo e escolher umas melhores pra responder. Fique livre pra fazer isso também. Agora, vamos ver como meu ano foi e o que eu espero pra o futuro. 


O que você escreveu esse ano que você tem mais orgulho?

Acho que a Rebels, mas ainda não terminei. Então dos finalizados acho que a logan AU.


Qual é uma meta de escrita que você tinha esse ano que você alcançou?

Eu tinha uma meta e eu não alcancei (escrever 12 histórias!), mas o objetivo geral é continuar escrevendo e terminando histórias, e esse ano eu finalizei 4 (até agora) além de trabalhar em várias outras, então eu diria que isso foi uma vitória.


Qual é uma meta que você não alcançou? Você vai tentar outra vez ano que vem?

Finalizar 12 histórias. Sim, e acho que tem mais chances de conseguir porque durante esse ano eu já fiz a base de várias e sei sobre o que vai ser. A dificuldade tá sendo só que eu tô fazendo uma que acabou sendo maior que o planejado, então tá levando mais tempo.


Qual é uma meta de escrita que você quer completar em 2018? Habilidades que você quer desenvolver, projetos que você quer completar, etc.

O foco ainda vai terminar 12 histórias, eu quero continuar indo em frente, melhorando e aprendendo e acho que terminar as histórias me ensina isso. Quero terminar a Rebels AU, a losers do teatro AU, e a Ground Control - quero realmente parar e trabalhar nessa, que pelo jeito vai ser a maior de todas. E fazer o projeto Spacegays. E continuar com o grupinho de descrição, tem outros exercícios que eu quero fazer e ainda não tive a oportunidade ainda. Tá parecendo coisa demais e tá dando a impressão que não dá pra fazer caber no ano tudo que eu quero, mas vamos indo. O objetivo é 1) terminar histórias e 2) aprender a finalizar histórias menores. De pouco em pouco a gente vai em frente.


Como você sente que cresceu como escritor esse ano? Você está orgulhoso do seu crescimento?

Eu acho que de certo modo agora eu tenho mais "controle" da escrita. As coisas começam a fazer mais sentido, eu conheço mais o meu processo. Existe essa habilidade de "eu quero fazer isso" e chegar lá e conseguir escrever isso (em vez de ficar esperando o tempo e inspiração divina colaborar), que parece que eu tô mais próxima de alcançar. E estou.


Quais são três meta a longo prazo que você tem como escritor? Como você está trabalhando pra alcançar?

Terminar o Spacegays. Escrever um livro. E poder completar e contar as histórias do jeito que eu quiser. E eu tô... escrevendo. HUAHAUH E estudando escrita.


Fale sobre um projeto ou um tipo de projeto que você espera trabalhar nos próximos 10 anos.

Quero aprender a fazer roteiro de filme e quadrinhos, também de videogame. E o da Elyza Lex.


Qual é uma forma de escrever/criar que você quer tentar, mas não teve muita chance ainda? Você tem mais de uma?

Escrever roteiros e basicamente pra os meios que eu falei acima. Meu foco no momento é criar e entender histórias.


Cite uma obra criativa (ou várias) que você viu esse ano que fez coisas (na escrita, construção, forma de engajamento com o público, etc.) que você espera emular ou aprender sobre daqui pra frente?

Kimi no Na wa, Westworld, Their Story, Horizon Zero Dawn talvez.


Qual foi uma dica de escrita ruim ou que não te ajudou e você teve que abandonar esse ano?

Cara, não tô conseguindo pensar em nada. No máximo, a "escreva todo dia." Não. Tem dia que a gente tem que viver também. Mas mais que isso, não era nem uma "dica" que me deram, mas minha ansiedade que me fazia querer escrever sempre o tempo todo, e apesar de ainda achar que tem uns momentos que a gente precisa ser firme e falar CALA A BOCA, MUNDO. AGORA EU VOU ESCREVER. VAZA. tem que equilibrar mais. Saber que as ideias vão voltar, não precisa fazer tudo no desespero.


Qual foi uma dica de escrita boa que você aprendeu esse ano?

Uma "dica" na verdade é aquele texto do Daniel José Older que eu traduzi aqui no ConversaCult, que é sobre se perdoar, mas pra mim envolve bastante se respeitar. Os dias bons, os dias ruins. Tem esse trecho em específico "Pra mim, a escrita sempre começa com se perdoar. Eu não sento e escrevo um monte de coisas apressadamente numa página em branco. Eu faço café. Eu coloco uma música que eu gosto. Eu bebo o café, eu escuto a música. Eu não escrevo." Isso foi muito bom porque agora em vez de sair no desespero AAH VOU ESCREVER, eu faço uma pausa. Não bebo café, mas pego algo gostoso, paro pra pensar, vejo o tumblr, vou me deixando aos poucos ficar confortável e ir gravitando para a escrita.

É aquilo, a escrita como algo sério não é algo que você faz uma vez num fim de semana, é algo que acontece em paralelo com a nossa rotina. A gente tem que viver também. Então isso me ajudou a criar uma relação mais saudável com a escrita.


Se você pudesse adaptar uma obra que você gostou to outra forma em 2018 (digamos, livro pra série, filme pra série, video game pra livro, etc.), quais te deixam mais animados?

The Legend of Korra pra videogame. Jogos Vorazes pra videogame. Jovens Vingadores/América Chavez pra série. Deve ter mais coisas, mas essas eu amo muito e já me fazerem querer começar a trabalhar agora.


Algo mais?

Tô feliz, queria ter feito mais, acho que eu sempre quero fazer muito mais e muita coisa, mas eu me esforcei muito e sei que eu fiz muita coisa. Posso ter só 4 histórias terminadas até agora, mas tem as outras escritas,  tem essa Rebels AU que eu tô carregando há meses, tem toda a base de várias outras. Fiz até (meio que por acaso) um curso de escrita. E li e estudei bastante. Acho que no geral minha escrita tá melhor.

Quero pra 2018 ter mais foco. Ir colocando pontos finais. Quero também ter mais paz e momentos pra escrever. E, seja como for, que eu trabalhe em projetos que me animem e esteja satisfeita.

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Dana, saudades de seus textos! Compartilha mais sobre suas experiências de escrita que eu venho aqui há anos só por sua causa! Beijos.

    ResponderExcluir

Posts Populares