CCConversa CCSociedade

Não-bináries existem!

25.10.17Colaboradores CC


Hoi pessoal! Tudo bem? Aqui é a Abby e eu estou aqui com um textão pra vocês

*ORIGINALMENTE POSTADO EM UM GRUPO DE YAOI*

Hoje iremos falar sobre pessoas não binárias. Eu imagino que dessa vez seja mais que uma mal compreensão do nossa sociedade, mas sim UM TOTAL NÃO ENTENDIMENTO. Porque não sei vocês, mas eu nunca vi uma pessoa não-binária em animes, mangás… nem vi falarem deles no grupo! Só no meu primeiro post (no grupo). Mas hoje, eu estou aqui pra tentar fazer vocês entenderem ou apenas conhecerem esses gênero que são tão normais quanto homem e mulher.

Pessoas não-binárias existem!

Parte¹: O que é uma pessoa não binária?

Gênero não-binário:

Alguém que não é 100% mulher nem 100% homem. Alguns falam "nem homem nem mulher". São pessoas que usam nomes neutros. Alguns podem preferir serem chamados pelo feminino, outros pelo masculinos, outros no aleatório e outros colocando um "e/x/@" em vez de a/o (exemplo: garote/garotx/garot@).

Como existem várias formas de pessoas não binárias, eu vou explicar algumas delas aqui. Pelo menos as conhecidas por mim, pois, são muitas MESMO. Mas todas são aceitas, todas são totalmente e completamente certas!

Faltam algumas coisas nesse gráfico (como assexualiade), mas é um começo

1- Agênero (Agender)


Sem gênero, gênero nulo. Alguns usam pra definir um gênero neutro ou que não se encaixam em nenhum dos dois ou mais gêneros.

2- Gênero-Fluído (genderfluid)


Uma pessoa que passa um tempo se sentindo uma garota, depois, pode se sentir um homem. Ai uma garota novamente. Ai a mistura dos dois. Depois, nenhum. Ai garota de novo, e homem de novo. Eles preferem serem chamados pelo momento que estão (se estão se sentindo garotas preferem o feminino, homem o masculino e neutro as definições que eu falei). Mas existem exceções. Uma pessoa genderfluid pode se sentir homem por dois meses, depois uma garota...enfim.

3- Demigênero


Uma pessoa que é homem ou mulher, mas não 100% por exemplo. (Demiboy/Demigirl). Essa pessoa se identifica em partes com a identidade masculina ou feminina.

4- Andrógine


Uma pessoa que possui características tanto masculinas quanto femininas, atribuindo à sua identidade e/ou aparência símbolos dos dois gêneros.

Dica: quando falamos de identidade de gênero, temos que entender que ela existe sobretudo na forma como a pessoa se identifica e se põe na sociedade. Mudanças estéticas, físicas e etc, são apenas para servir de forma opcional as necessidades dessas pessoas. Os estereótipos de homem e mulher variam de acordo com o local, tempo e cultura, e podem ser revistos.

Esses são os mais conhecidos e simples que eu posso contar, pois cara, são tantos. Muitos mesmo.


Parte²: Onde aparece em nosso fandom?

Em nenhum lugar. Não que eu saiba, pelo menos. Nunca vi pessoas não binárias nos animes, grupos abertos, mangás, comics... São totalmente esquecidas e ignoradas. Isso deve mudar, não acham? Deveríamos abrir mais a mente. Não somos homofóbicos, certo? Então porque temos que ignorar os outros gêneros e sexualidades? Por que só tem gays cis nos animes?


Parte³: Não Binárie, transsexualidade, pessoas panssexuais e a visão.

Pessoas não binárias não são fora da lei, da natureza. Pelo contrário, elas apenas são como nós. São humanos como nós. São pessoas como nós. Merecem amor e carinho como nós. Deveríamos começar fazendo um banheiro pra elas certo? Pois até onde eu sei, só existe o masculino e o feminino.

"Ah Gabriela, mas quem vai ficar com eles? Se não são homens nem mulheres?" Pessoas panssexuais são pessoas que gostam tanto de mulheres, homens (trans ou cis), pessoas não binário, qualquer tipo de pessoa. Eu sou uma pessoa panssexual, oi! Algum dia eu farei um texto sobre eles.

"Ah Gabi, mas eu não consigo entender a lógica!" Se você não entende, nem com a explicação que eu disse, tente respeitar ;3;. Respeito acima de tudo.

"Ah Gabi, o que eu posso fazer pra melhorar esse cenário?" Crie ocs não binário! Isso é um ótimo começo, um primeiro passo! Crie fanfics com esses ocs. Fanarts. Vamos mudar isso!

Vamos espalhar o amor
~eu tive ajuda do Denis Américo que é uma não binária linda

Imagem por mim. <3

***

Sobre a autora: Meu nome é Gabriela Belem, mas me chama de Abby. Eu sou uma garota panssexual de 13 anos, e por mais que seja nova, entendo bastante sobre o assunto e tenho convivência com o mesmo. Apoiadora da causa LGBT+, de todos os gêneros e sexualidades. Pretendo ser desenhista. Eu tô nesse mundinho pra espalhar amor.

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares