CCAnálise CCSéries

Destiel NÃO é abusivo.

14.10.17Jota Albuquerque


Primeiro, deixem-me citar minha amiga: esse povo deveria entender que a internet não é privada pra ficar aguentando merda. E segundo: parem de banalizar as coisas!

Se tem algo que eu tenho que lidar pra não soltar minha raiva em cima da pessoa é a banalização e/ou justificativa furada pra cima de uma coisa só porque ela não gosta daquilo. Então, antes de iniciar e falar de Destiel, vamos falar sobre relacionamento abusivo.

Um GIF que representa os anti Destiel reagindo ao serem confrontados. 
Primeiro vamos lembrar de onde estamos quando falamos de Supernatural. É um universo semelhante ao nosso, cheio de monstros e infelizmente o Dean e o Sam não tiveram a sorte de ter uma infância das mais normais/felizes. Isso também se formos falar do fato de John ter sido um pai abusivo (já que estamos falando de relacionamento abusivo, vamos entrar nisso daqui a pouco). E existe uma diferença de abusivo para um relacionamento que te faça mal, e qual é? Espera e a gente já chega nisso. E estou citando essas coisas pra que possamos contextualizar e são coisas que quero falar mais pra frente.

Certo, então temos em mente que os meninos foram criados a base de bloqueio emocional - o Dean foi treinado como soldado para não expressar o que até hoje é tido como 'feminino', como chorar, tanto que para o Dean chorar é difícil -, e principalmente ser criados sabendo da existência desses seres que em sua maioria são marginalizados e em muitos casos atacam, isso acaba impactando e moldando-os para a visão de caçadores = machos (não pode expressar sentimentos, entre outras coisas que já sabemos o que é ser macho).

Uma relação abusiva é a relação de poder exercida sobre alguém tentando controlar seus pensamentos e modos de agir através de danos (sejam eles psicológicos, físico, verbal, sexual, social... qualquer outro dano), muitas vezes os danos são usados deliberadamente. E vamos lembrar quem fazia isso? Ah, é... O John. Isso sim é uma relação abusiva. E tem muitos e muitos fãs protegendo ele e até perdoando ele, e sinceramente, me poupem. (se você não sabia a definição de abuso, então aprendeu junto comigo - tipo, eu não sabia a fundo a diferença do tóxico para o abusivo)

O Dean parece mais impactado pelo modo como o pai dele agiu do que com o Inferno, né?!
E quando o Castiel surgiu - em meio a faíscas, e sim perceba que isso é um subtexto excelente -, teve a cena dele jogando o Dean na parede alguns episódios depois (se não me engano) e devo lhes lembrar que aquela cena era do Castiel puto porque o Dean havia passado o episódio todo testando a paciência dele e na época ele era tão soldado quanto o Dean. Afinal, ele era um Anjo do Senhor, um soldado para o Céu. Naquela época ele não entendia nada dos humanos e não conseguia compreender todos os sentimentos dos humanos. Os Destiel Shippers gostam dessa cena justamente pela tensão sexual explícita ali, por ser uma cena típica de fanfic, não pelo fato de Castiel ter ficado bravo com Dean (com razão aoksodksdl).

E mais, a série em si é uma série agressiva. E levou muitas temporadas para que tudo fosse mais resolvido a base de conversa do que brigas. Veja o Sam e o Dean, por exemplo. Quantas vezes as conversas foram substituídas por brigas e/ou agressão física?

A preocupação mútua de Cass para com Dean é resultado de eles estarem em um mundo perigoso. Muita gente tenta falar que é uma preocupação tóxica, e por favor, vão estudar. A preocupação da última temporada (SPOILERS) do Dean com o Castiel se deve ao fato de que ao matar Billie, quais seriam as consequências do que viria a acontecer? O Dean é muito fechado e por isso não é fácil para ele não bancar o namorado preocupado que acaba brigando. Mas devido a evolução dele, ele consegue se resolver com Cass somente em uma conversa escutando ele e falando que ele não está bravo com o outro por ter salvado sua vida, mas sim por ter colocado a vida em perigo (FIM DOS SPOILERS).


Devo lembrar que existe uma diferença no modo deles de agir quando são manipulados/sofrem lavagem cerebral/estão fora de si mesmos, o que quer dizer que qualquer comportamento que possa ser interpretado como abusivo (não digo nem abusivo, mas talvez tóxico) era quando eles NÃO ERAM ELES MESMOS. Mas com o tempo e a ajuda um do outro eles estão evoluindo e melhorando como pessoas, se você não acha isso, eu sugiro que vá re-assistir. Claro, há momentos que eles não fazem as melhores escolhas, especialmente em momentos de dor emocional, o que devemos lembrar que é algo HUMANO e acontece. Para dar um suporte ao que eu falei, lembremos de quando o Cass rejeitou ajuda e traiu eles, o Dean ficou emocionalmente distante e mais 'whatever' = quem nunca agiu assim, caso se encontrasse em situações 'semelhantes'?

E falando sobre o Deanmon (Dean demônio), os Destiel Shippers não gostam da cena do Castiel apanhando porque ele esta apanhando, mas sim porque ele breca o Dean e porque nós sabemos que o Dean nunca, nunca mesmo, cruzaria a linha com seu amigo/parceiro. Tanto que os próprios atores pediram para os escritores tirarem da cena que Castiel era apunhalado, porque eles sabem que o Dean nunca faria isso.

Porém, quando eles são eles mesmos, sem estarem controlados ou sendo manipulados de outros modos, o que entre os dois ocorre bastante, vemos que eles só confiam um no outro para desabafar e conversar mais profundamente e você vê a importância e o amor. Exemplos:











E agora, entendem o porquê de Destiel não ser abusivo? E por que isso não faz sentido? E eu realmente entendo que os Anti Destiel/Dean podem ter pontos muito fortes, mas antes de tudo lembre-se deste texto. E aplique no que eles falam, e então irá ver os porquês de aquilo não ser real, o porquê de Destiel não ser abusivo.

Então, realmente sabemos agora que as pessoas que falam que Destiel é abusivo estão pegando a história e distorcendo isso. Estão ignorando o canon de que todos eles ali enfrentam problemas (e inclusive há instintos humanos para agir em determinados casos) e estão aprendendo a lidar com isso, mas isso não quer dizer que há algo errado entre Dean e Cass, justamente porque quando eles são eles mesmos eles mostram a importância que tem um para o outro, e agem conforme os GIFs e cenas acima.

Não estou falando que é um casal perfeito, longe disso, mas isso é o que torna Destiel perfeito, saca? No meio de tantos problemas, seja com o mundo, seja com eles mesmos, eles estão ali um para o outro no fim do dia, seja brigados ou não.

Quer saber mais? (em inglês) Links: tinkdw 1 e tinkdw 2.

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares