amor próprio CCdiário

Sou gordo

17.4.17Colaboradores CC


Muitas vezes durante um jantar ou almoço com algum parente da família (não vou exemplificar porque vai que alguém acabe lendo, né?), quando eu decidi que era melhor eu não comer muito – justamente porque no dia seguinte eu teria aula e prefiro não comer besteiras ou exagerar na comida – eu escutei: "Você está tentando emagrecer? Você ficaria mais bonito.". Respondi: "Não, não estou. Sou lindo assim.".

Ninguém tem noção do quanto isso fere, do quanto isso me deixa irritado e indignado. Eu sou lindo do jeito que sou, ser gordo não é um sinônimo de ser feio, até porque, feio x bonito, é uma construção social de cada um no seu ambiente de convívio, temos que aprender a ir desconstruindo os preconceitos metidos em nossa cabeça nessa formulação de padrão de beleza imposto. Não é por ser gordo que alguém automaticamente é feio, e muito menos porque é magro que automaticamente é lindo.  

Amor sempre vence, é a única coisa que nos dá força.

Não vou ser hipócrita e dizer que eu acho todo mundo lindo não, pois eu estaria mentindo para mim mesmo, mas também não acho todo mundo feio. Cada um é bonito à sua maneira, e temos que respeitar uns aos outros, não importa se você acha que a pessoa é linda ou não. O problema na nossa sociedade é essa maldita coisa de que nós, gordos, somos despreocupados e não sabemos como cuidar de nossa saúde, sendo que é o contrário.  

Quem nunca escutou aquela malditas frases: "Ela está linda, mas engordou", "Tinha que ser gordo...", "Emagreceu, está linda agora!", "Só é gordo porque quer..." Ou "Ela(e) não é gordo, é fofinho". Nem todo gordo é gordo por comida, pode ser por genética, compulsão alimentar, entre outros; quando chegam e dizem para mim: "hoje eu fiz gordice" eu tenho vontade de pular na pessoa, porque é assim o que penso: "Amore, sair da dieta ou gostar de besteirinhas não é exclusivo de gordo, não.".

E a propósito, fofinho é o puff que quero comprar. 

Amei esse desenho! <3

Não precisamos nem lembrar como nós, gordos, somos sempre alvos de piadas. Às vezes até nós mesmos rimos de algumas, mas rir não significa que não ofendeu. Eu quando era criança, lá pelos meus dez anos de idade, na minha escola antiga, tinha um menino que surgia no banheiro sempre que eu ia e chutava a porta e me perturbava usando o adjetivo 'gordo' como ofensa. O bom é que minha mãe e meu pai sempre nos ensinaram (eu e minha mana) que ser gordo não é defeito, e se nos chamassem assim, era para que soubéssemos que era uma constatação de fato e que somos lindos. E pasmem, esse garoto sumiu quando falei que iria o denunciar para a direção e o fiz... Nunca mais achei o menino na escola. 

Hoje fui procurar sobre esse assunto no Google e achei muitos sites de zoação com quem somos, gente falando que é incrível ter amigo gordo porque eles não vão pegar a sua namoradx, entre outras coisas, e só pensei comigo mesmo: "Gente, não pegar namoradx do amigo é uma coisa chamada ter caráter.". Cadê o respeito? Desde quando imbecilidade e estupidez viraram a moda a ser seguida? 

Que tal se as pessoas se informarem mais e entenderem que essas piadinhas são ofensivas e malvadas? E que, assim como todos, o respeito é essencial? Vamos parar com essas frases gordofóbicas e essas piadas ofensivas e ter um pouco mais de empatia. 

Lindas e diferentes.
***

Sobre o autor: 
Me chamo João Paulo, mas prefiro que me chamem de Jota. Acabei de iniciar o Primeiro Ano do Ensino Médio e vou fazer quinze anos. Sou um amante de Letras, séries, livros, causas sociais (que estou procurando sempre me atualizar mais) e culinária. Sou o irmão da minha irmã, gordo sedução, irritado com ignorância e uma linda Drag Queen nos meus tempos livres.

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Jota como gostei de ler seu texto.
    Eu ja falei sobre ser uma mulher gorda, mas fiquei muito feliz de ler sobre o outro lado. Continue escrevendo, isso é poderoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ownt, eu ainda não tinha visto esse comentário (e quase nenhum outro), fico feliz que tenha gostado, sério. <3

      Obrigado pelo apoio :'3

      Excluir
  2. Eu sou gordo e consequentemente feio, mas deixei de ser hipócrita e querer impor esse falso moralismo que acabei de ler, pois pouco importa e não muda merda nenhuma, é um texto de autopiedade e comodismo. Ser gordo é uma merda, tenho pre-diabetes, refluxo, ronco, minhas juntas doem, problemas na coluna e etc. Não há absolutamente nada de bom em ser gordo, pouco importa se é construção social de padrão fora da beleza imposta. Ninguém é obrigado a me querer gordo só por que se não o fizer é homofóbico. A verdade é malhar, regime, esteira, foco não só em emagrecer mas em ficar malhado. Perdi 21kg em 1 mês. Tenho 1.72 e quero pesar 85 quilos em Março para começar a sarar o corpo. Não se enganem leitores. Emagreça e fiquem fortes. Nunca mais vai faltar mulher para vocês.

    ResponderExcluir

Posts Populares