CCEscrita Damsel in Distress

O que são tropes?

10.3.17Dana Martins


Trope é um padrão narrativo usado para contar histórias. Ou seja, é um "algo que acontece" e a gente vê várias histórias diferentes usarem isso da mesma forma. Um trope não é o mesmo que clichê, porque um trope não é necessariamente ruim - é só algo que é tão repetido que você consegue identificar como um elemento próprio, dar nome e discutir por que isso acontece.

Exemplo: Donzela em Apuros [LINK] - esse é um trope clássico. Em várias histórias você tem uma situação em que uma personagem mulher vai ficar em apuros e um homem vai salvá-la. Algumas histórias, tipo Mario, são construídas inteiramente na premissa de salvar a mulher. Mas muitas outras vão usar tão cotidianamente que a gente nem vai reparar.

É importante lembrar que não importa como ou a intenção. 1) Tem uma mulher 2) ela está em apuros 3) é salva por alguém. É o trope. 

Não importa se ela é uma mulher poderosa que salva o dia no final. O trope, em si, não é "bom" ou "ruim", é só algo muito repetido. Se alguém repetiu, não importa o contexto, tá repetido. É claro que você pode discutir se é bom usar o trope, como no caso do Donzela em Apuros, que definitivamente é um trope ruim, mas isso é outra discussão e "ser bem usado" não significa que não usou.

E já virou tão comum rejeitar o Donzela em Apuros fazendo a donzela dar o fora da situação sozinha, que surgiu o trope Donzela Saindo de Apuros [LINK], onde em vez de esperar o herói chegar ela mesma dá o fora. 

Existe um site em inglês chamado TV Tropes dedicado a catalogar e explicar todos esse tropes, e visitá-lo é uma experiência interessante pra refletir sobre como histórias são feitas. Existe todo tipo de trope, tem subtropes, tropes que surgiram rejeitando outro trope tipo o Donzela Saindo de Apuros e um monte de variações.

Outro exemplo de trope:
Meet Cute [LINK], é o "encontro fofinho". Basicamente, as histórias vão dar um jeito de fazer o casalzinho se conhecer de alguma forma, tipo o clássico "esbarrei em você nos corredores e os livros caíram". A gente vê isso mais em filme, porque precisam encontrar um jeito rápido de fazer o casal se encontrar e o resultado acaba sendo o Meet Cute.

Eu pesquisando agora no TV Tropes, encontrei:

See You in Hell / Vejo você no inferno [LINK]

Literalmente quando as pessoas dizem isso na história. Tipo, levanta a arma, vai dar o tiro e... "vejo você no inferno". Você provavelmente já viu mais de uma história com uma variação disso. Mas e daí??? E daí nada, é só um trope, algo que aparece vezes demais + tem a própria lógica por trás pra ser apenas uma frase aleatória.

Vain Sorceress / Bruxa Vaidosa [LINK]

Basicamente, sobre a tendência a ter bruxas que tem uma obsessão com a beleza. Ex: a madrasta da Rapunzel em Enrolados. Na verdade, a madrasta da Branca de Neve também. Tá vendo como o trope vai se formando? Por alguma razão, várias pessoas tiveram a ideia de fazer mulher e bruxa má e que se importa pela beleza, em muito mais quantidade do que homem bruxo ou mulher que se importa com outra coisa. 

Minion with an F in Evil / Ajudante do Mal nota 0 em ser Maligno [LINK]

É mais usado pra comédia, mas é o ajudante que parece esquecer que tem que MANTER A APARÊNCIA DE VILÃO FODÃO, ele às vezes se confunde, é gentil, fofinho, etc. 

Enfim, tem um monte, só na descrição desse do ajudante tem link pra mais de 20 outros tropes parecidos.

Vou encerrar com a tradução da descrição que o próprio TV Tropes dá:

Um trope é um recurso ou convenção de contar histórias, um atalho para descrever situações que um contador de história pode assumir que a audiência vai reconhecer. Tropes são os meios pelo qual uma história é contada por qualquer um que tem uma história para contar. Nós os coletamos por diversão.
Tropes podem ser novos mas parecerem velhos e cansativos; eles podem ter um milhão de anos e parecer novos e frescos. Eles não são maus, nem bons; eles são simplesmente ferramentas que criadores de arte usam para expressar ideias para a audiência.

Pensando nisso, tropes são como símbolos em movimento. Você vê um sinal vermelho, você sabe que ele significa "pare", é uma convenção social, que representa toda a ação de "parar movimento" e você sabe que pode levar multa ou sofrer acidente se passar, etc. Como você sabe disso tudo só olhando pra uma luz vermelha??? Porque ela não é uma luz vermelha, ela é um símbolo que representa algo. Do mesmo modo, acho que os tropes são tipo um símbolo em formato de ação completa - tipo se esbarrar no corredor - que significa toda uma ideia - ELES VÃO SE APAIXONAR. Tropes são esses sinais narrativos. Uma mulher caiu em um buraco, é uma placa que diz "UM HOMEM VAI APARECER PARA SALVÁ-LA". Eles se tornam sinais, porque através de repetição a convenção é criada, e nós ficamos "programados" a esperar que isso aconteça." 

Agora eu assumo que você entendeu o que é trope, se não: pode fazer perguntas aqui nos comentários que eu explico melhor!!

E em breve eu vou postar sobre por que é importante entender trope pra entender representatividade!

minha newsletter!!! yeeey

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares