CCResenhas Eduardo Ferreira

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs

10.10.16Eduardo Ferreira


Há muito tempo atrás eu lembro de ver O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares numa livraria qualquer e achar a capa muito interessante. Minha relação com o livro até então era somente essa. Isso até o primeiro trailer da adaptação de Tim Burton ser lançado e eu sair correndo para comprar o tal livro.


O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares acompanha a história de Jacob, um garoto normal que cresceu ouvindo as histórias de seu avô sobre esse orfanato em que viveu na infância e que era cheio de crianças peculiares. O avô usava fotos antigas que ele possuía da época que vive no orfanato que era cheio de crianças que possuíam as mais diversas peculiaridades: a criança que era mais leve que o ar e precisava usar sapatos pesados; a criança que conjurava fogo pelas mãos; a criança que tinha abelhas vivendo no estomago; a garotinha que tinha uma boca na sua nuca; a garota que conseguia carregar uma pedra muito mais pesada que ela mesma; o garoto invisível. Todas essas crianças que viviam no orfanato eram cuidadas e protegidas pela Srta. Peregrine.


Essas histórias fizeram parte dos sonhos de Jacob por muitos anos, até ele crescer e perceber que todas eram somente parte da imaginação de seu avô (apesar das fotos serem totalmente convincentes). Isso até ele ver o avô sendo assassinado por uma criatura que ele nunca imaginou encontrar na vida real.

É claro que ninguém acredita no que Jacob vê e acham que é tudo fruto da imaginação dele e do trauma que ele acabou de passar ao encontrar o avô a beira da morte. Mas ele não consegue fugir do seu destino e encontra uma carta que seu avô escreveu para ele e decide ir até o Orfanato em busca de respostas.


Eu estava muito empolgado quando comecei o livro e mais ainda quando terminei. Ransom Riggs entrega tudo que promete: a história das crianças peculiares, o clima sombrio, o romance e, é claro, todo o mistério por trás da história. Uma história que é muito bem conduzida e não deixa muitas pontas soltas mesmo sendo o primeiro de três livros.

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é um livro fácil de se envolver. Quando eu menos esperava eu já estava torcendo por Jacob e querendo entender mais sobre esse mundo e os mistérios que a Srta. Peregrine e as crianças guardavam. É, talvez, menos sombrio do que eu esperava e um tanto quando infantil, mas com certeza um ótimo livro.


4,5 conversinhas

TAGS: , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares