CCLivros CCResenhas

Mergulhando num universo de Criaturas Estranhas

29.10.16Isabelle Fernandes


Como uma boa fã de Neil Gaiman, corro atrás de absolutamente tudo o que tenha o nome dele envolvido e com Criaturas Estranhas não foi diferente. Uma coletânea de contos escolhidas a dedo por ele, com o tema animais fantásticos? TÔ DENTRO

E ainda bem que lutei arduamente por esse livro (só deus sabe o quanto pode ser difícil pedir livro de parceria numa equipe com 9 pessoas e uma regra de duas pendências no máximo HFUHIFHGIFHDIGD), porque conheci umas história maravilhoooosaaaas.

O livro tem, no total, 16 contos, sendo que um deles é do mozão. Surpreendentemente, esse foi um dos que eu menos gostei HGUIDHGIUDFHGIFHGID mas fazer o quê, fatos da vida. Diria que desses 16, eu me apaixonei perdidamente por três.


"O Sábio de Theare" tá em primeiro lugar, porque MINHA NOSSA. Por mais esquisito que pareça, ele é uma mistura de ficção científica, mitologia grega, suspense e narra a historia de Thasper, um garoto superdotado e um poço de perguntas que vai atrás de um tal sábio que tá causando um certo auê por aí. Eu gostei tanto que quando terminei de ler fui correndo atrás de mais informações sobre a autora e estou decidida a ler os livros dela.

Em segundo lugar vem "Prismática". Ele começou bem morninho e achei que ia ser chato, mas aí as coisas começaram a ficar MUITO LOUCAS e interessantes. Um garoto (eu pelo menos imagino ele como um garoto) entra na taverna e dá de cara com um tio bizarro carregando um baú gigante e o que ele faz? Isso mesmo, aceita a oferta do velho de ir com ele resolver uma treta, apesar dos avisos que o pessoal tentou dar. Esse é o tipo de história que eu teria AMADO ler quando criança e passei todo o tempo me imaginando contando ela pros meus primos, imaginando a reação deles.

Matilda com os livros = eu na infância

Se não fosse por esse conto, "O Grifo e o Cônego Menor" teria ficado com o segundo lugar, mas como ele tava bem no iniciozinho acabou perdendo o posto. Um grifo fica sabendo que construíram uma estátua à imagem e semelhança dele numa cidade lá longe e como ele nunca viu o próprio reflexo, resolve ir lá. Claro que as pessoas ficam desesperadas ao ver o bicho e acabam mandando o Cônego Menor ir ver o que ele quer, começando assim a história. Eu não consigo dizer mais nada sobre além de que é muito bom, e de uma maneira estranha, muito fofo.

Faço uma menção honrosa à "O Sorriso no Rosto" e "Ozioma, a Maligna", por conta do empoderamento das meninas e representatividade, além de serem histórias muito boas também. Agora, os contos que eu menos gostei foram: "A Manticora, a Sereia e Eu", chato pra porra, mas felizmente curtinho e "O Lobisomen Cabal", que me fez largar o livro por dias e só melhorou pra lá da metade.

Essa coletânea me fez voltar um pouco à infância, porque cada conto desses tem em comum uma atmosfera misteriosa e com um pezinho no assustador que eu adorava (e adoro até hoje né), inclusive até mesmo a linguagem e o enredo de alguns deles é um pouco infantil. Apesar de uma ou outra escolha que me fez torcer o nariz, em geral o meu gosto e o do Gaiman estão bem alinhados HAUFHUDHFUSHFUS.

Nota:

99% DE SUCESSO

Ficha Técnica




- Organizador (?): Neil Gaiman 
- Editora: Rocco, sob o selo Fantástica
- À venda emSaraiva - Livraria Cultura - Submarino










Eternamente agradecida à editora Rocco por ter cedido esse livro pra gente <333



TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares