cancelamento CCdiscussão

Série sem fim não vale a pena assistir?

25.4.16Eduardo Ferreira


Há algum tempo atrás eu fiz esse post indicando algumas séries que tinham uma certa semelhança com Sense8 por explorar a conexão humana e todas elas tinham algo a mais em comum: haviam sido canceladas e, de certa forma, não tiveram o final que os escritores esperavam alcançar.

Nesse post específico um leitor fez o seguinte comentário:

"Sem sentido assistir algo que não possui um final :/"

E eu lembro de comentar, com uma resposta breve. Mas tinha tanta coisa que eu podia dizer que isso viraria um post. Hoje eu resolvi sentar para dar uma olhada na aba de séries finalizadas do meu Banco de Série e percebi que tinha muita série lá que: 1) eu disse que ia ver até o fim mesmo sabendo do cancelamento e até hoje não tinha assistido; 2) muita série que faltam poucos episódios para terminar e um desejo grande de saber como isso acontece, mas com o medo de chegar ao fim e não ter mais o que assistir; 3) e até uma série da fall season que eu nem tava sabendo que tinha sido cancelada.

Só tirei duas dentre as dezenas de série da grade e aqui vai o motivo disso:

Eu sou o tipo de pessoa que se interessa por histórias. Não tenho um gênero preferido ou qualquer coisa do tipo. Se a premissa me interessa não importa se é Ficção Científica ou Chick-lit eu vou ver e se eu comecei a ver uma série e tenho interesse nela, eu vou continuar vendo até que 1 - ela seja cancelada; 2 - ela fique ruim.

Não é a falta de audiência e o desinteresse de patrocinadores que vai me fazer desistir te conhecer cada centímetro dessa história. E chega a ser ridículo pensar que não vale a pena ver algo só porque "não tem final" ou foi cancelado.

Explicando de uma forma mais didática:

Quando alguém morre, essa pessoa simplesmente deixa de existir e tudo que ela fez até aquele momento ou diz não faz mais sentido ou não importa? NÃO! E esse é um dos principais motivos do porque ver uma série que foi cancelada não é algo "sem sentido".

Afinal, qual é o problema disso? Será que todos aqueles episódios escritos e toda a história daqueles personagens não deve ser vista só porque a história foi interrompida antes do tempo?

Digamos que em uma realidade alternativa muito muito louca e distante Sense8 (ou qualquer outra série que só tem sua primeira temporada e você goste muito) seja cancelada na primeira temporada. Será que tudo que você viu até aqui não valeu a pena? Será que tudo que a série representou foi em vão? Será que não valeu a pena conhecer aquela história?

Entende? É sem sentido achar que uma série cancelada não pode ser boa ou muito menos algo a qual deva ser visto.

É quase como falar que uma série de livros não vai continuar sendo publicada no Brasil porque os primeiros não fizeram tanto sucesso (A.K.A. não venderam muito). Eu tenho certeza que se você gostou desses primeiros livros e algo assim acontecesse, você iria encontrar alguma forma de correr atrás dessa continuação, não é mesmo?

Porque eu faria isso.


TAGS: , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Seu post me deixou super dividida, Eduardo! Por um lado eu concordo que o que vale é a caminhada (pra citar Stephen King), mas puta decepção você continuar acompanhando algo que vai acabar de repente, sem um desfecho.

    Demos o exemplo da série Hannibal. Eu AMEEEEI as duas primeiras temporadas e, mesmo esperando que também vá gostar da terceira, só de saber que a série terminou inesperadamente, me dá desânimo de continuar. (E olha que eu acho que vai ter um pseudo-final.)

    E nem me lembra de livros! Lembro de Wunderkind que é maravilhoso, divino, incrível, mas não fez sucesso por aqui, aí a editora desistiu de continuar a trilogia E EU NÃO ACHO OS OUTROS DOS LIVROS DE JEITO NENHUM???? :( Isso deveria ser proibido.

    ResponderExcluir
  2. seu ponto de vista e interessante

    ResponderExcluir

Posts Populares