arte CCConversa

Poesia, se deixe transbordar (Dia Mundial da Poesia)

21.3.16Taiany Araújo


Versada na arte da inquietude,
Me fiz rosca e ventania

Tudo começou quando eu tinha uns 10 anos e encontrei um caderno velho da minha mãe com poemas e versos e eu me agarrei a ele como a gente se agarra a vida (agora ele tá no lixo faz tempo, seria uma metáfora?). Então, com 12 anos eu comecei a escrever, mas eram coisas bem de adolescente mesmo e os poemas não ficaram para contar história, o que ficou disso, na verdade, foi o gostar de poesia, o ler e sentir, o tentar em meia dúzias de versos colocar o mundo inteiro.

Há quem diga que não gosta de poesia, tudo bem. Mas você já parou pra pensar o que é poesia? Segundo uma pesquisa no Google,  poesia é:

substantivo feminino
1.lit arte de compor ou escrever versos.2.lit composição em versos (livres e/ou providos de rima), ger. com associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens.3.lit composição poética de pequena extensão.4.lit arte dos versos característica de um poeta, de um povo, de uma época."p. romântica brasileira"5.poder criativo; inspiração.6.o que desperta emoção, enlevo, sentimento de beleza, apreciação estética."a p. de uma pintura"

Ou seja, poesia é muito mais sobre sentir do que sobre ler. Poesia é o cotidiano, os encontros e desencontros, o amor, o eu, a dor e milhares de outras coisas entre aquele que "produziu" uma arte e aquele que a consumiu.


Eu sempre quis falar sobre poesia aqui no CC, porém faz um tempo que não escrevo nada, como se em mim tivesse morrido aquele fogo que só é aliviado ao queimar. Mas que hipocrisia minha dizer que a poesia está em tudo e me limitar a palavras rabiscadas num papel para me sentir produzindo poesia! Aí esses dias eu conversava com um amigo sobre esse bloqueio, sobre sentar, sentir e não consegui escrever nada, e eis que falei "Vou fazer que nem o Chaves, apresentar uma folha em branco, e se me perguntarem cadê o poema vou dizer que foi pousar em outros corações". Meu amigo só fez querer me bater, porque isso era poesia, eu só estava presa a um conceito estrutural de poesia.

Poesia
Gastei uma hora pensando um verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a poesia deste momento 
inunda minha vida inteira.  

De Alguma poesia (1930)
Carlos Drummond de Andrade

É importante o que a gente aprende no colégio nas aulas de literatura?  Super. É importante saber os movimentos que impulsionaram novas formas de arte? Com certeza.  Mas se prender a isso é não aproveitar o que a poesia pode traduzir pra você. Um antigo professor meu de literatura não gosta do movimento Parnasianista, acha formal e estruturado demais, que havia tanta preocupação com os tempos do poema que a essência se perdia ali. Minha resposta era simples "quando leio um poema não são as linhas que me dizem algo,  é o que eu senti". Até hoje a gente se alfineta sobre isso, mas como não gostar de algo que te toca a alma? Claro que no que se refere a estudos a forma é importante,  deve-se discutir isso sim, só que quando somos apenas apreciadores, viver o poema é aquilo que se busca.

Isto
Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é,
Sentir, sinta quem lê !

Fernando Pessoa

Talvez você não goste de um estilo ou outro, de um autor ou outro, de uma língua ou outra, sei lá, mas saiba que por vezes, até aquela frase que você lê rabiscada na parte de trás de um banco num ônibus pode ser a poesia de uma vida inteira. Então, se permita sentir, ver, ouvir, tocar, se permita ser poesia. Nua, crua, tua. Permita-se ser.

e de tanto revirar-me em agonia
Verso virei (um dia).

Taiany Araujo.



Ps: Quando eu escrevi esse post, não fazia ideia que dia 21 de Março era dia Mundial da Poesia, então poder publicar um post justamente sobre poesia no dia dela é algo que me deixa imensamente feliz. Porque a poesia é tudo, as cores, as lugares e as pessoas. O poema está onde qualquer um queira que ele esteja, e hoje eu só quero ver e sentir a poesia naquilo de essencial dela...a alma. 

TAGS: , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *