A Grande Aposta brad pitt

Intensivão do Oscar: A Grande Aposta

28.2.16João Pedro Gomes





Vai ter resenha às duas e meia da manhã, ConversaCult? Vai, sim, porque isso aqui é maratona!!!!!!

Sobre o filme de hoje: só eu (João) que tenho preguiça desses filmes de fatos reais desinteressantes? (Desculpa, mas pessoas lucrando pro anteverem a crise financeira de 2008 não é o que eu chamaria de melhor assunto pra se fazer filme). A maioria dos que vi é uma tristeza. O engraçado é que eu escrevi isso antes de ver o filme e aparentemente a maldição se concretizou. Mas nem para todos?! Clique abaixo pra conferir quem achou o quê desse filme tão divisor de opiniões:

EDUARDO (@dudusfe): A Grande Aposta tinha tudo para ser aquele filme bosta sobre banqueiros e Wall Street que te faz não entender nem metade do que ta sendo dito e que você passa o filme inteiro contando os minutos para acabar. Mas ele não é nada como isso.

Isso porque o roteiro tornou o assunto mais acessível explicando termos técnicos e chatos de uma forma tão criativa, metafórica e divertida que faz o filme se tornar algo GENIAL. Eu entendi, você provavelmente também vai entender, mesmo nenhum de nós entendendo bulhufas de economia.

A quebra da quarta parede é algo legal, mas funciona melhor quando temos uma relação com o personagem que faz isso. E bem, não foi o que aconteceu. Por mais que tenha sido uma ótima quebra de atenção ao filme e tenha lá seus momentos engraçados, não criava uma profundidade na relação de quem assiste com o personagem.

Christian Bale merece muito o premio de Melhor Ator Coadjuvante por esse papel.

Nota: conversinhas.


DIEGO (@Egotista): Eu ainda estou tentando desvendar o que me levou a ver esse filme até o fim (estou olhando para você, João). Sinceramente, foi um dos piores filmes que eu já vi. Ele é absurdamente lento e tem de pouca a nenhuma história. Eles praticamente fizeram um documentário sobre a crise do mercado imobiliário e colocaram uns personagens planos feitos por atores famosos para expor a informação. Quando algum conteúdo é muito complexo eles convidam aleatoriamente alguma celebridade para simplificar para a audiência. É tipo, um show de recursos narrativos: cortes de cena, quebra da quarta parede, convidados especiais, etc. E tudo com o sólido objetivo de compensar a falta de desenvolvimento dos personagens, que tocam uma nota só até os últimos 10 minutos do filme.

Esses 10 minutos, diga-se de passagem, são a única coisa que ainda vale a pena assistir. Não justifica, DE MANEIRA ALGUMA, aturar o marasmo raso que é esse filme, mas é ao menos interessante. Eu acho que se seu objetivo é entender a crise, há maneiras mais condensadas e didáticas de fazer isso. Se seu objetivo é ver um bom filme, saia correndo. Ou seja: eu não recomendo esse filme para absolutamente ninguém. Talvez, e é um enorme talvez, se você for da área de economia você vá gostar. Mas eu duvido.

Nota: 1 conversinha, dada piedosamente só por uma cena do final.


JOÃO (@Coisas_do_Joao)A Grande Aposta parece aquelas marmitinhas artísticas que mandam pra criança comer na escola: pode encher de enfeitinho e moldar no formato do que quiser, mas no fundo vai continuar com o mesmo gostinho de merda do brocólis (eu adoro brócolis, mas deu pra entender). Não que eu esperasse por grandes coisas, porque o tema é a última coisa que eu assistiria voluntariamente na vida, mas olha... Nada disso consegue expressar o quão entediante foi assistir isso aqui.

Atores de peso desperdiçados (e, em certos casos, até desagradáveis de se assistir) com personagens sem vida, referências pop não tão bem inseridas, gente nua e piadinhas pontuadas usadas como distração, celebridades explicando conceitos de finança pra tentar facilitar a compreensão de uns poucos conceitos e largando o resto ainda confuso pro público leigo (eu incluso)... Apesar de umas sacadas interessantes de filmagem, A Grande Aposta não me conquistou em momento algum, e eu não imagino por que alguém assistiria isso se não for extremamente interessado no assunto ou algum estudante de Economia (que talvez até se distraia com os "confeitos coloridos" do filme caso assista numa aula ou algo do tipo). Talvez o problema esteja comigo, mas esse filme foi um desperdício de vida e vou ficar bem triste se ele ganhar alguma coisa.

Nota: 2 conversinhas.




Título: A Grande Aposta (The Big Short)
Indicações: Melhor filme, diretor, ator coadjuvante, roteiro adaptado e edição 
Direção: Adam McKay
Roteiro: Charles Randolph e Adam McKay (roteiro) e Michael Lewis (livro original)
Elenco principal:  Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt, Selena Gomez
Duração: 130 minutos
Ano: 2015

Nota geral:




TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares