Aleph Arthur C. Clarke

Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke

23.1.16Isabelle Fernandes


Depois de muitos meses esperando esse livro chegar pelos correios e outros esperando eu ter a inspiração para ler ficção científica, finalmente ela aconteceu. E sinceramente? Estou arrependida por não ter me motivado a ler antes, porque é SENSACIONAL... e bizarro, claro. Encontro com Rama é daquele tipo de história em que você vê que o autor colocou sua imaginação pra funcionar a toda e que você, por outro lado, não consegue chegar no mesmo nível HUGDHGIDFHIGHDIGHD

Calma, vou explicar isso direitinho.

Tudo começa lá adiante no futuro, em uma época em que os seres humanos já colonizaram outros planetas e a tecnologia é tão avançada que, após a queda de um meteorito que destruiu parte da Europa (sofri com isso), criaram um sistema de vigilância para corpos celestes conhecido como SPACEGUARD. E é esse sistema que, muito tempo depois, identifica um corpo bem estranho se locomovendo em alta velocidade perto da órbita de Júpiter. Todos os cientistas chegaram à conclusão de que esse negócio não se parece com nada que eles conheçam no espaço, então um conselho formado pelos representantes de cada planeta e satélite colonizado mandam uma nave tripulada que já estava em missão pra descobrir que parada é essa. E é aí que começam as tretas.

O décimo Doctor (da série Doctor Who) urrando seu grito de guerra "ALLONS-Y"


Sabem, eu peguei esse livro já esperando que eu teria dificuldades em embarcar na leitura e que teria que me forçar a continuar lendo. ME ENGANEI TERRIVELMENTE!!! A escrita me prendeu desde o início, usando e abusando da minha curiosidade descontrolada HUGDHGIDFHGIDFHGID porque a narrativa tem um clima meio misterioso (assim como o enredo em si). Além disso, o capitão da nave que foi enviada pra investigar o tal corpo que foi batizado de Rama é um tanto carismático. Não é aquela coisa "AI MEU DEUS AMO ESSE PERSONAGEM", mas ele é gente boa e eu teria gostado muito mais dele se houvesse um foco maior em personagens. Mas essa não é a premissa do livro.  O foco todo ali está em Rama.

Gente, eita lugar estranho. Aí é que entra aquela coisa de imaginação à mil, porque as coisas que o autor descreveu foram completamente inconcebíveis pro meu cérebro HIUGDHGIHDFIGHD. Eu simplesmente não conseguia imaginar nada do que a tripulação encontrava em Rama, nem os personagens conseguiam ficar ok com a visão que tinham. Daí fui pesquisar alguma imagem pra usar como capa do post e vi algumas ilustrações que me ajudaram muito. Não vou colocar porque seria um spoiler indireto, então se quiserem ver só clicar aqui e aqui.

Cher, de As Patricinhas de Bervely Hills, com cara de quem não entendeu absolutamente nada
"Ai meu deus. Eu buguei"
Meus pensamento ao ler as descrições

Um aviso: não esperem respostas neste livro. O enredo tem mais perguntas do que respostas e no fim das contas nada é explicado, mas ao mesmo tempo você sente que isso não era necessário, sabe. Rama é um enigma, então nada mais adequado do que continuar como tal. Por outro lado, se você realmente não curte ficar no escuro, fiquei sabendo que Clarke, em conjunto com Gentry Lee, escreveu mais três livros dentro desse universo, mas totalmente independentes do primeiro livro: O Enigma de Rama, O Jardim de Rama e A Revelação de Rama. Eu, particularmente, não quero ir atrás deles porque acho que acabaria com as teorias que eu criei. Minha imaginação pode não conseguir criar ambientes malucos, mas é ótima pra elaborar explicações convincentes xD

Enfim, acho que eu entrei no universo da ficção científica clássica com o pé direito. Agora estou ansiosa pra ler os outros livros do autor, além de começar com Isaac Asimov (vários títulos me chamaram a atenção).

Nota:


5 conversinhas
MUITO BOM!!!! Quero mais de Arthur C. Clarke




Ficha Técnica



- Autor: Arthur C. Clarke
- Editora: Aleph
- À venda emSaraiva - Livraria Cultura - Submarino












Obrigada à editora Aleph por ter cedido o livro pra gente <333


TAGS: , , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Já quero ver os próximos posts de leituras de ficção científica \o/
    E pra quem quer ler FC, que tal incluir escritoras na lista?
    Tem Ursula Le Guin, Mary Shelley, Margaret Atwood...
    http://leitorcabuloso.com.br/2013/09/9-mulheres-moldaram-ficcao-cientifica/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, gostei HUIHGIFHIGHFDIGFDIGDIGID

      Vou dar uma olhada nessa lista xD

      Excluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *