CCAnálise CCFilmes

Comentários e considerações sobre O Despertar da Força

20.12.15Isabelle Fernandes


Star Wars: O Despertar da Força é um marco por diferentes motivos. Não apenas por dar início à nova trilogia da saga que começou há quase 40 anos e que ainda hoje conquista uma legião de fãs de todas as faixas etárias, mas também por apresentar mulheres fortes, capazes de defender a si mesmas. Podem não existir em quantidade, mas a qualidade, já na época dos primeiros lançamentos, é ótima. A história fala sobre erros, culpa, escolhas e a eterna luta entre o bem e o mal, caracterizados pelos Lado Negro e o Lado da Luz da Força, mas são os personagens o foco principal. 

Este post é uma tentativa de falar abertamente sobre essas coisas e tantas outras que aconteceram neste filme, então CUIDADO. ISSO AQUI É SPOILER TOTAL. A PERDER DE VISTA. VOU CONTAR O FILME TODO. NÃO HAVERÁ UM PARÁGRAFO SEQUER SEM ELES. NÃO ULTRAPASSE SE NÃO QUISER SER ATINGIDO (A).

EU AVISEI.

Então pessoal, vou começar light caso alguém passe os olhos por essa parte casualmente. Não sei vocês, mas desde que soube que haveria uma nova trilogia de Star Wars tudo o que eu senti foi: medo. A primeira trilogia foi lançada quando nem pensava em nascer e a segunda terminou quando eu era pré-adolescente, então eu não tinha lá muito discernimento. Eu assistia porque a história era muito legal, as explosões eram fantásticas e tinha Luke e Anakin Skywalker pra babar e suspirar (inclusive Luke foi uma das minhas primeiras paixões ficcionais e não me envergonho disso). Mas é claro que continuei assistindo com o passar dos anos, e a medida em que eu crescia, o significado desses filmes foi mudando. Passei a entender questões que antes eu não entendia, a perceber coisas que nunca tinha percebido e agora, aos 22 anos, Star Wars tem uma importância absurda pra mim. 

Então, O Despertar da Força poderia ser um divisor de águas. Poderia me decepcionar. Poderia levar a saga através de caminhos que eu poderia detestar. Poderia soterrar toda uma história que eu amo de paixão.

Felizmente nada disso aconteceu. Muito pelo contrário.

Pra início de conversa, o filme começa daquele jeitinho clássico de sempre: uma nave cruzando o espaço, perto de algum planeta. Alguma coisa já está se desenrolando e a gente tem que se virar pra ir entendendo o que diabos está acontecendo. O vilão da vez aparece pra atrapalhar tudo, rolam altas tretas e a consequência dessas tretas é que engata a história do filme. Dessa vez, a treta acontece quando Poe Dameron, um membro da Resistência (atual Aliança Rebelde na história), pega com um carinha (sobre quem estou muito curiosa) parte de um mapa que leva ao possível paradeiro...de Luke Skywalker.

O MOZÃO SUMIU!!!!!

Procurando Luke

Daí o que o moço faz?? Guarda o treco dentro do droide dele, BB-8 QUE É A COISA MAIS FOFA DO UNIVERSO CONHECIDO, DESCULPA R2-D2. Só que o moço é capturado e o coitado do BB-8 tem que se virar em meio a um planeta desértico, sem ninguém pra ajudar. ISSO NÃO LEMBRA ALGUMA COISA???? Ai gente, eu fiquei toda FHSUIHFIUSDHFISHFIHSI com isso porque me fez pensar naquela coisa de que "a história se repete". Achei lindo. Achei poético. Beijo aos haters que estão de mimimi.

Poe, o rebelde gato, é resgatado por um stormtrooper que acha completamente errado o que a Primeira Ordem (os vilões da vez) faz, que sequer tem nome e acaba sendo batizado pelo Poe de Finn. Só que eles acabam voltando pro tal planeta, a nave cai em cima de uma areia movediça e puf, adeus bonitão. Fiquei abalada, mas vida que segue. O pobre Finn é mais um perdido no deserto sem fim. Porém, contudo, entretanto É CLARO que tanto ele quanto BB-8 são encontrados...por Rey, uma moça que é meio que catadora de sucata e completamente badass. Gente, ela é maravilhosa. Ela é incrível. Ela entende tudo sobre tecnologia, mecânica e naves, sabe bater pra cacete, se vira sozinha numa boa e é fofíssima. E...tem um passado misterioso. A pergunta do momento é::: QUEM É REY??? Tenho uma teoria HUIGHDGIUHDFIGHID.



A essa altura meio mundo já está atrás deles e após muita confusão os moços roubam uma nave muito familiar... a gente acha que eles foram capturados...E ENTÃO HAN SOLO E CHEWBACCA SURGEM REPENTINAMENTE!!! Nem tomei um susto, imagina. Foi meio desconcertante ver o Han cheio de rugas e cabelos brancos, mas nem deu tempo pra eu me acostumar. Já chego nessa parte. 

Enquanto isso, vão mostrando as tretas lá na Primeira Ordem. Temos Kylo Ren, o chefinho, um moço com a maior cara de nazista que é chefinho junto com ele (eu acho) e o chefão, que é um bicho enorme bizarro que não faço ideia do que seja chamado Snoke. Kylo Ren está no Lado Sombrio da Força e é ele o dono daquele sabre de luz sinistro que aparece nos trailers, porém ele visivelmente está meio dividido. Depois a gente entende por quê. Porque ele É O FUCKING FILHO DO HAN E DA LEIA. ELE ERA TREINADO PELO LUKE, DEU MERDA, O GAROTO FOI PRO LADO SOMBRIO E O LUKE FOI SE EXILAR COM A DESCULPA DE QUE FOI PROCURAR O PRIMEIRO TEMPLO JEDI.

ABAIXA QUE É TIRO

Chegamos então à treta principal do filme: basicamente construíram um canhão gigante localizado em um planeta que suga toda a energia de um sol e essa energia é convertida em um raio filho da puta que  destrói geral. Uma Estrela da Morte melhorada, digamos assim. E é claro que essa merda vai ser usada no sistema planetário onde a Resistência se esconde, maravilha. Porém, antes disso rolou um bapho daqueles que é o pano de fundo pra minha teoria sobre a Rey. Han, Finn, Rey e Chewie chegam num planeta que me pareceu ser Naboo meio abandonado e encontram uma bichinha chamada Maz. Estão lá de bate papo até que Rey se sente atraída por alguma coisa. Ela entra numa espécie de calabouço. Ela entra numa sala. Ela abre um baú. E PEGA O FUCKING SABRE DE LUZ QUE ERA DO LUKE E TEM UMA SÉRIE DE VISÕES ONDE APARECEM ALTAS PARADAS. E a Maz dá o sabre pra ela, gente!!!!! Como ela conseguiu esse sabre?? Porque estava guardado ali??? Jesus, maria e josé.

Só que a besta da Rey sai correndo e se embrenha no meio do mato feito uma maluca enquanto o tiro come solto lá pro pessoal, já que a Primeira Ordem achou eles. Kylo encontra a criatura e ao descobrir que ela viu o mapa que leva ao Luke, resolve levar ela consigo pra nave. SENSACIONAL. Mas aí, vocês pensam que ela precisou ser resgatada?? Enganam-se. Finn, Han e Chewie bem que tentaram, mas ela simplesmente conseguiu escapar sozinha porque....véi. A Força é forte nela. Rey conseguiu bloquear a entrada do Kylo na mente dela. Ela fez com que um stormtrooper fizesse o que ela mandava, depois de algumas tentativas. No fim todos se topam, dão início a um plano doido pra destruir o tal canhão e é aí que a pior das merdas acontecem.

Han vê o filho (que se chama Ben, nem chorei) andando por uma maldita plataforma no meio de um abismo, e ele vai atrás do moleque. Tenta convencer ele a voltar pro lado da luz, aquela história toda. Chegam bem perto. Estende a mão pra pegar o sabre. Kylo bota na mão dele, ainda segurando, parecendo dividido. Mas eu podia sentir o cheiro de treta. Eu não parava de falar "GENTE, ELE VAI MORRER GENTE ELE VAI MORRER".

E morreu.

A gif é de Star Trek, mas o sentimento é universal

Kylo atravessa o sabre no próprio pai. Véi, eu senti aquele golpe em mim. Que porra. Que desgraçado. Tem mais é que se foder, esse miserável. Tomara que ele sofra por toda a eternidade. Matar o pai já é pecado, mas matar Han Solo é imperdoável. Acabou o meu otp dos otps que eu imaginava ser eterno.

Enfim. O baque foi grande, mas a história continua. Rey e Finn meteram o pé, já que o plano maluco deu certo e o lugar estava prestes a ir pelos ares, só que no meio do caminho havia o maldito Kylo Ren. Aí amigues, começa a parte incrível. Finn pega o sabre de luz do Luke (a Maz tinha dado pra ele lá na frente, já que a senhorita havia recusado). Obviamente o coitado luta muito mal, fica todo fodido e larga o sabre. Kyle olha pra ele, todo cheio de cobiça e tenta chamar com a força. DAÍ ELE SAI VOANDO SIM, MAS PASSA POR ELE E ACABA NAS MÃOS DA REY, QUE ESTAVA DESACORDADA ATÉ ENTÃO.

Só botei essa porque não achei o momento de glória da Rey descrito abaixo
A MINA LUTA COM ELE. PRA CARALHO. ELA ARRASA. ELA SAMBA. ELA USA A FORÇA. Não sei se vocês perceberam, mas tudo leva a crer que pelo menos um dos pais dela tem ou tinha a Força, porque não é possível. Só se ela for o Anakin 2.0. Eu sinceramente acredito que ela seja filha do Luke e GENTE. Se for isso mesmo e o fato for revelado nos próximos filmes eu vou gritar tanto que vão ter que me injetar um sedativo pra calar a boca porque vou me descontrolar totalmente HUIGHFDGUIFHDGUIHDFIGHD. 

Por favor @deus, permita que isso seja verdade. Que o encontro deles no fim do filme (NÃO ACREDITO QUE ACABOU ASSIM) ocasione em um reencontro de família onde todos os segredos são revelados. Ou que seja algo ainda mais foda que isso (nem consigo imaginar algo mais foda, mas ok). 

Vi gente por aí falando que o filme não atendeu às expectativas, que não teve enredo, que isso, que aquilo. Eu sinceramente não achei nada disso. Eu vi um filme que está abrindo caminhos para uma nova história, mas que está dentro do universo que a gente tanto conhece. Vi personagens fortes, que tem a ver com o universo, vi um enredo fodão se formando. Este é só o primeiro filme de uma trilogia, então ainda tem muita coisa pra acontecer, amigues. Sosseguem a bunda.

A Grande Questão agora não é sobre a origem da Rey, o destino do Kylo ou o papel do Luke e sim: será que aguentarei a espera até 2017? 

Veremos.

R.I.P  MY BABY

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Melhor review hahahah
    Mas eu to torcendo pra ela ser filha da Leia, xô Luke. Eu sei que o Han aparenta não conhecer ela, mas quando a Leia e a Rey estão juntas, elas ficam se olhando, se abraçam demoradamente, o que me faz pensar que ela é filha da Leia com outra pessoa, não com o Han. E o Kylo gente, meu kokoro não aguenta, tem gente dizendo que ele é muito teen angst, e ele é, igualzinho ao Anakin, só que foi mais bem escrito - que jovem passando por altas tretas sob a pressão de ser tão bom quanto Darth Vader vai conseguir ser centrado? Aliás, xô Vader. ALÉM DO QUE, analisaram essa cena em que a Rey toca o sabre, e no meio da matança dos Cavaleiros de Ren, alguém com um sabre de luz vermelho salva ela de um golpe. Minha teoria é de que foi o Kylo em pessoa que salvou a Rey e escondeu ela em Jakku e os dois são meio-irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH É, e o que o Han fez pra ser expulso de casa pela Leia? Qual a parcela de culpa dele na transformação do Kylo?

      Excluir
    2. Xô Luke?
      Xô Vader?

      Nossa, tô chorando aqui HUDHFGIUHDFGIHDFGIHDFIGHFDIGHID

      Cara, eu não notei isso da Leia e a Rey não. Inclusive, ela não se demorou a despachar a menina pra ir atrás do Luke. Mas concordo plenamente quanto ao Kylo, é claro que a criatura seria meio desequilibrada HUHGDIUGHFIUDHGIDFHGIDFHGD.

      Sobre essa cena aí, sei lá. Ai meu deus. EU QUERIA SABER LOGO!!! QUE MERDA!!! HFSUFHSIUFHSIDHFISDHFIDSHFIHSDFS e sobre o Han, véi. Acho que ele foi um pai ausente, se bobear a Leia também. Os dois são membros importantes da Aliança, deviam ter mil coisas pra fazer e onde tá o tempo pra se dedicar a uma criança?? Complicado. Some isso ao fato de ele ter a Força e provavelmente todo mundo dizer "ELE SERÁ INCRÍVEL O JEDIZÃO QUE A GENTE TÁ PRECISANDO" (igual ao que aconteceu ao Anakin!!) e pronto, temos um garoto autocentrado que se acha importante demais. Prato cheio pra se voltar pro lado sombrio da Força.

      Excluir

Posts Populares