2015 análise

O novo filme do Pequeno Príncipe não quer que você se perca ao virar adulto

29.8.15Colaboradores CC


O Pequeno Príncipe é um livro mundialmente conhecido, logo, outro filme sobre sua história não seria muito inovador. No entanto, a animação que chegou aos cinemas no dia 20 de agosto conseguiu trazer uma forma diferente de contar esse clássico sem perder o tradicional enredo.

Uma pequena Menina se muda para um bairro totalmente padronizado, exceto pela casa de seu vizinho. A Mãe da menina a criou para que fosse uma mulher bem sucedida, portanto, uma rotina de estudos devia ser seguida à regra. Mas o seu vizinho, começa a apresentá-la às suas histórias com o pequeno príncipe.


O filme me tocou primeiro pela sua beleza. As animações são incríveis. Durante a história, há misturas de stop motion com aquele tipo de animação tradicional que está presente na maioria dos filmes. Uma aura lúdica, fantástica, nos transporta para o mundo do Pequeno Príncipe.

Eu já conhecia o enredo, por isso, não imaginei que ficaria tão envolvida. Porém, com o acréscimo feito pela história da Menina e do Aviador parecia que eu estava vendo algo novo. Existem os elementos clássicos de "O Pequeno Príncipe": a raposa, a rosa, a serpente, o elefante dentro da jiboia e todos os outros.

Cada momento em que eles brincavam e conversavam sobre a história mexeram com o meu coração. A reviravolta foi particularmente diferente e muito boa, um leve plot twist (eu, pelo menos, não esperava). Levou para outro lado a história e aplicou os ensinamentos do Pequeno Príncipe como mostrou, por exemplo, que somos nós que devemos cativar (criar laços) para sermos cativados. Outro aprendizado foi o de o essencial ser invisível aos olhos. Nesse caso, mesmo estando longe, sem uma "presença física", o que importa foi o que aquela pessoa deixou em você.


A mensagem do filme foi tão incrível. Eu me enxerguei bastante naquela situação, com todas aquelas preocupações da Menina e da sua Mãe sobre o mundo dos Adultos. É um pouco estranho, mas parece ser o equilíbrio entre quem nós seremos e o medo de quem vamos nos tornar, se vamos ser aqueles adultos que ficam em uma caixa de concreto fazendo a mesma coisa todo dia. Por isso, o filme me tocou bastante. Inclusive deu uma vontadezinha de chorar.

(Ah, claro, dá um orgulho extra ver uma menina ali vivendo todas aquelas aventuras.)

Espero que todos que assistirem a esse filme gostem tanto quanto eu, porque foi uma experiência incrível. É lindo, tem uma trilha sonora suave e muito boa, ensinamentos lindos e reflexões. Ai, tudo! Assistam e levem alguém que vocês amem pra ver também.

Sobre a autora:

Eu sou a Nathalia, tenho 18 anos e estudo jornalismo. Quando não estou reclamando de algo no twitter (@nathaliaduarte), posso estar assistindo a alguma série ou lendo algum livro. Meu gosto musical vai de indie até Banda Uó. Meu sonho é trabalhar fazendo algo que gosto e que dê pra assistir RuPaul's Drag Race tranquilamente. 

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

6 comentários

  1. Já queria assistir ao filme, agora quero assistir com certeza. O pequeno príncipe é aquele livro que você pode ler mil vezes e sempre tirará algo novo. Espero q o filme seja assim tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, cada ensinamento do livro pode ser interpretado de uma forma diferente a cada leitura.

      Obrigada pelo comentário.
      Bjos,
      Nathalia

      Excluir
  2. Tô querendo tanto ver esse filme! Pelo trailer, vi que a animação é muito bonita visualmente, e gosto dessa mensagem que você pontuou no post, a de encontrar um equilíbrio para não transformar a vida numa alienação, uma bola de neve que nos consome até o dia em que nos percebemos velhos demais para mudar algo. Pensando nessa mensagem, acho que eu mesma choraria (ou quase) com esse filme, viu. Gostaria de vê-lo legendado, mas este é um dos que se tiver que ver dublado não acharia ruim, já que quem dubla a Menina é a fofa da Larissa Manoela (adoro!).

    Beijinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, eu não me incomodei nem um pouco em ver legendado, pelo menos com animações eu não tenho essa exigência.
      Essa mensagem do filme é linda e como foi abordada também. Espero que goste do filme!

      Abraços,
      Nathalia :)

      Excluir
  3. Amo Pequeno Príncipe, então com certeza vou amar o filme. Estou ansiosíssima para assistir. Me disseram q a trilha sonora é incrível e já estou a procura de uma raposa de pelúcia <3!

    PS: a animação quando mostra o príncipe chama-se na verdade stop motion xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quero uma raposa de pelúcia também!

      Obrigada pela correção, vou editar no post :D

      Beijos,
      Nathalia

      Excluir

Posts Populares