A Forma da Sombra Caligo Editora

A Forma da Sombra, de Fernando de Abreu Barreto

20.4.15Eduardo Ferreira


Sabe quando você espera que o livro seja alguma coisa e ele é bem diferente disso? Sabe quando essa expectativa quebrada é algo bom? A Forma da Sombra se provou ser assim: algo que eu não esperava...


A Forma da Sombra é o romance de estreia do autor Fernando de Abreu Barreto. Centrada numa estação de metrô do Rio de Janeiro a história nos é contada em primeira pessoa por um condutor de metrô que em momento algum sabemos seu nome. Ele é um personagem soturno que prefere a escuridão e não se dá muito bem em relacionamentos. Ele não é um humano, mas sim um vampiro.

O livro é contado em primeira pessoa e a narrativa alterna entre as lembranças do personagem quando criança, começando a manifestar sua verdadeira natureza, e o adulto que tenta viver como um humano e descobrir quem ele é enquanto se adapta à vida vampira.

"Eu e o mundo estamos brigando, só que agora eu tenho mais força para enfrentá-lo."


Desde o primeiro momento nos vemos dentro da cabeça desse psicopata que tenta viver sua vida como humano mesmo sabendo que isso é a última coisa que ele é. 

Um vampiro vivendo como humano, tendo problemas de humanos, pensando como um humano, mas tentando entender quem e o que ele é. É diferente e interessante ver algo assim. No meio de tantas histórias de vampiros em que o foco é sempre no amor e na "fera" sendo domada por causa desse amor, ver um vampiro se descobrindo e passando por momentos de reflexão é animador.

A narrativa é ágil e os capítulos pequenos tornando o livro de fácil leitura. O tipo de livro para você sentar numa tarde de domingo e ler ele inteiro. A única parte ruim dessa narrativa é que ela não dá muito espaço pro mistério se instaurar.

E eu esperava desse livro algo completamente diferente do que li. Não esperava de forma alguma ver um homem a procura da sua identidade e procurando entender quem ele era. Não esperava também que o livro se tornasse uma perseguição à essa fera. Esperava algo mais misterioso e sombrio, mas acabei me surpreendendo com o que li.

Tem muito daquele clima de thriller onde você torce pelo protagonista que é um psicopata e fica com aquele peso moral se deveria estar torcendo para ele sair livre ou se queria vê-lo preso.

A Forma da sombra é algo diferente e me ganhou por causa de suas peculiaridades.

***

Livro: A Forma da Sombra

Autor: Fernando de Abreu Barreto.

Editora: Caligo

Páginas: 116

No Skoob

Leia um trecho

(3/5 conversinhas)






- eduardo ferreira

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares