art artesanato

Arte com Tino! Hoje: Tie-dye.

16.3.15Anônimo



Oi! Tudo bem? Dá um abraço aqui. Hoje vou te ensinar a fazer uma TIE-DYE! Usufrua bem porque é muito legal. Aproveitando o post, me desculpe pela newsletter da praia. Eu, em alguns termos, me referi muito mal. Desculpa, MESMO. Nunca fui minha intenção machucar ninguém e nem criar nenhum sentimento negativo.

Tie-dye é conhecida mundialmente, de Africanos a Chineses. Já é bem old, de acordo com o Wikipédia. Os tipos de tingimento mais antigos foram por volta do século VI. O ápice do tie-dye foi na época hippie. E eu achando que tava inventando moda.. coitado. hahaha
Deixa a preguiça pra lá and... JUST DO IT!



O que você vai precisar:

- Uma camisa 100% algodão;
- Quatro corantes pra tecido de cores diferentes (Ex.: Marrom, Violeta, Cinza e Laranja); 
- Um fixador; 
- Quatro panelas OU quatro potes (serve pote de sorvete, ou qualquer coisa que suporte o calor);
- 450 ml de água para cada corante/panela/pote;
- Roupa velha para vestir sem preocupação de se sujar;
- Uma mesa que não tenha problema de sujar (olha, eu já fiz até no show do banheiro);
- Três litros de amor e carinho;

Obs. 1: Se usar quatro panelas, ferva água em todas elas e coloque um corante pra cada panela. (Cuidado para não transbordar)
Obs. 2: Se usar quatro potes, coloque um corante pra cada pote e ferva água numa panela grande o suficiente pra encher os quatro potes. 

PRIMEIRO PASSO: 

Farei pelo método das quatro panelas. Encha as quatro panelas com 450 ml de água cada até a fervura. 
Simultaneamente estique a camisa numa mesa. Escolha onde quer o centro da tie dye, "belisque" a camisa e gire até toda camisa ficar dobrada numa circunferência.
Obs.: Eu não costumo prender a camisa após dobrada, acho mais fácil. Entretanto, se tem dificuldade em virar a camisa sem desmanchar o círculo, aconselho o uso de barbante pra prender como pode observar aqui.



SEGUNDO PASSO:

Água fervendo? Jogue os corantes separados em cada panela. Cada panela para um corante. Deixe o corante ferver por volta de um minuto, se a panela for pequena/baixa policie para não transbordar.


TERCEIRO PASSO:

Após fervido os corantes, leve as panelas até a camisa. Lá separe a camisa em quatro partes (tipo pizza de 4 fatias). Cada uma dessas partes você vai jogar o corante.  Após jogar o corante de um lado, vire a camisa COM CUIDADO PARA NÃO DESDOBRAR e do outro lado jogue os corantes novamente. Por favor, repita as cores nos mesmos lugares que escolheu no início. Depois de jogar a tinta em ambos lados, deixe assim por uns 5 minutos. Após os 5 minutos, estenda enquanto prepara o fixador.
Obs. 1: Você está lidando com líquidos em alta temperatura, cuidado ao manejar. Vê lá se não vai se queimar. 
Obs. 2: Não deixe nem um branco entre os corantes na camisa. 
Obs. 3: Na hora de por os corantes tome cuidado para não jogar a tinta escura em cima da clara. Cor escura abafa a clara.



QUARTO PASSO:

Enquanto ela está estendida, comece a preparar o banho do fixador. A maneira de usar o fixador costuma vir atrás do próprio fixador, varia de qual for comprar. O que compro geralmente vem pedindo pra deixar a camisa imersa por 30 minutos em água fria.
Portanto, encha um balde com água suficiente para cobrir a camisa e misture o fixador. Por fim, coloque a camisa (úmida ainda) e aguarde 30 minutos.
IPC.: Se fizer uma camisa apenas, metade do fixador basta. Eu geralmente uso todo o fixador quando faço três camisas ao mesmo tempo.



QUINTO PASSO E ÚLTIMO:

Ao término dos trintas minutos de imersão, enxágue. Enxágue até a água sair sem tinta alguma. Depois do enxágue estenda pra secar ao abrigo do sol. 
IMPORTANTE PRA CARA#@!: Não esqueça, ao. abrigo. do. sol.
Obs.: O tom do corante quando posto é forte, depois de ficar pronta e seca os tons tendem a enfraquecer. 


POR FIM...

Após secar... TCHARAM!

LEMBRE-SE: As corem tendem a enfraquecer após seca.


AHHH! PARABÉNS! SUA TIE-DYE ESTÁ FUCKIN' PRONTA!!!!!!! XD Viu? Nem é tão difícil, prática = perfeição. Eu nunca lavei com as demais roupas por medo de manchar, eu sempre lavo junto com roupas escuras por segurança. A lavagem fica por sua conta. o/

Se você fizer, por favor, entre contato comigo no twitter, @perksguy, e me fale! Mande foto pra eu postar no instagram do CC. Se pintar QUALQUER dúvida, me berre lá no twitter. Te ajudo o máximo que eu puder \\\\\o///// APROVEITE!

Obs.: As camisas da capa desse post foram todas feitas por mim. xD Eu também vendo, interessados entrar em contato pelo twitter.


-valenthino martins

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares