aos treze CCFilmes

Rebeldes sem causa?

3.10.14Elilyan


Sejam todos bem-vindos a mais uma CCSexta! 

Durante o mês de outubro vamos destrinçar a adolescência no cinema. Sabe como é, Hollywood adora aquela fase ultra chata onde você e eu somos o centro do universo. A fase que muitos chamam de "aborrecência", onde experimentar é a palavra de ordem, pois é através da experimentação que o adolescente começa a definir alguns traços de personalidades. 

Além de experimentar, a adolescência também é a fase da rebeldia. Esprema a primeira espinha quem não era um rebelde sem causa quando foi adolescente. Ser adolescente é quase sinônimo de ficar revoltado, bater o pé e achar que pode fazer tudo o que quiser. 

Conheça alguns dos meus filmes preferidos com rebeldes adolescentes.

Juventude Transviada

James Dean foi um dos primeiros adolescentes rebeldes da história do cinema. Com sua lambreta, calça jeans, camiseta branca e atitude Dean interpreta Jim Stark, um encrenqueiro que fez seus pais se mudarem de uma cidade para outra e que, em uma madrugada, é preso por embriaguez e desordem. Na cadeia, enquanto espera seus pais o buscarem, conhece outros jovens revoltados. Juventude Transviada é um filme de 1955 que continua incrivelmente atual ao mostrar a dificuldade da relação entre pais e filhos adolescentes.



Curtindo a Vida Adoidado

Clássico da Sessão da Tarde, Curtindo a Vida Adoidado é super divertido, pois mostra as peripécias do rebelde Ferris Bueller que só quer saber de diversão. Matthew Broderick arrasa na pele de Ferris, que sente um incontrolável desejo de matar a aula e se divertir ao lado da namorada e seu melhor amigo. 


Aos Treze

Aos Treze conta a história de Tracy, uma pré-adolescente tímida, inteligente e boa filha que um belo dia se torna amiga de Evie, a garota mais popular da escola. Esta a apresenta ao submundo do sexo, das drogas e da mutilação, o que cria uma nova Tracy e a coloca em conflito com seus colegas, professores e, principalmente, com sua mãe. O drama semi-autobiográfico é tão real que em diversos momentos dá vontade de dar umas palmadas na bunda da Tracy para vê se ela para de ser uma rebelde sem causa. No Rotten Tomatoes, Aos Treze é descrito como "um emocionalmente, desgastante, para não mencionar aterrorizante, filme sobre os perigos de ser um adolescente".



The Bling Ring 

Baseado em fatos reais, The Bling Ring conta a história de Nicki, Marc, Rebecca, Sam e Chloe, jovens de Los Angeles que têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, que não tem a menor noção do que os filhos estão fazendo. Fascinados pelo mundo glamouroso das celebridades o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa de Paris Hilton, Kirsten Dunst e outros famosos, o que logo chama a atenção das autoridades. The Bling Ring é um excelente filme que serve de alerta aos pais da geração ultra consumista e vazia que, infelizmente, atualmente compõem parte da sociedade adolescente.



-elilyan andrade

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. "Esprema a primeira espinha quem não era um rebelde sem causa quando foi adolescente."
    *procura uma espinha pra espremer*

    Não fui uma adolescente rebelde não. '-' Pelo menos não pelo que entendem como rebelde. Sou estranha? Aliás o que é ser rebelde? Rebelde pode ser tanta coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aki-chan, rebelde é uma novela do México, não pera... Rebelde é um adjetivo que qualifica uma pessoa que se rebela, que se revolta, que se levanta contra a autoridade legítima ou constituída.

      Acho que quando somos adolescentes é mais fácil ser rebelde, pois é a época da ousadia, da experimentação. Com ou sem causa acho que é super válido ser rebelde.

      Excluir

Posts Populares