365 poesias desafio

Projeto 365: Uma garota, um Tumblr e três pitadas de verso

4.3.14Igraínne


OI, CRIANÇAS. Recentemente, numa dessas discussões do blog, um assunto veio à tona: o desafio dos 365 dias. Fazer alguma coisa todos os dias, durante um ano. A Dana escreveu o post dela falando sobre suas fotografias de livro, um desafio (ou projeto) já iniciado. Na realidade, foi com a fotografia que tudo começou, mas eu queria adaptar essa coisa toda a algo que tivesse mais a minha cara. Então decidi transformar as 365 fotografias em 365 poesias. Durante um ano, eu, Igra, me comprometo a escrever um poema a cada 24h, cada um com um tema já pré-programado (só pra deixar tudo mais divertido).

Como vai funcionar?
Bom, depois que eu externei minha ideia para o pessoal do blog, até o Diego decidiu participar dessa "corrida maluca", só que também do jeito dele: em vez de fotografia ou poesia, ele vai assistir um filme por dia (o que, na minha opinião, é o desafio mais difícil dos três qq). Ele chegou a fazer uma planilha com os filmes que ele pretende ver, UMA COISA INCRÍVEL IEJFKSNFKNEKDV. 

Na verdade, é nessa planilha que quero chegar, porque ela dá a ideia de organização e não deixará que eu me perca. Como a parte mais legal do desafio é encontrar poesia em até mesmo o que não é, em tese, poético, fui colocando temas avulsos na minha própria planilha. E, claro, pedi opinião aos meus queridos amigos, que chegaram a sugerir Milho e até Jennifer Lawrence. Todas as sugestões aceitas, claro. 


O mais legal de se ter uma planilha é que você também pode ir colocando os links dos seus poemas quando eles já tiverem sido publicados. Especialmente se você decidir publicá-los em algum lugar. No meu caso, eu estou usando meu tumblr de textos, o Ingloriosa, e criei uma tag específica para o projeto, o que facilita caso alguém queira ler apenas os poemas referentes.

Estou animada, portanto vou colocar esse gif porque sim.

Mas preciso ter realmente algum veículo de publicação? Preciso também seguir uma lista específica?
Não, não precisa. Você pode simplesmente usar um caderno e não mostrar a ninguém. Pode fazer sua própria lista, pode até não fazer lista alguma de temas, apenas ir escrevendo. A ideia não é prender você a nada, e sim desafiá-lo, fazer com que você se divirta escrevendo. E também não é necessário assinar coisa nenhuma, não há inscrições formais, é só decidir simplesmente "começar".

E acredite em mim, o mais legal é perceber que simplesmente TUDO pode ser poesia. Neruda costumava escrever sobre comida, então por que você não poderia? 

poema completo aqui

Recompensas? 
Como participante, embora eu ainda esteja no início, percebo que isso tudo vai me dar uma gama de benefícios incontáveis. Porque 1) incentiva a escrita; 2) cria um hábito e uma facilidade para escrever; 3) você começa a se surpreender com as vezes em que se pergunta: qual seria a possível poesia por trás disso aqui?; e 4) você, uma hora ou outra, vai criar uma necessidade por um papel e uma caneta, porque vai ficar ansiosa para escrever a próxima poesia.*
*aliás, não há problema nenhum em escrever mais de uma por dia, seja do mesmo tema ou não.

Portanto, não perca tempo. Comece logo a ser o próximo Drummond porque o pós-modernismo está aí, esperando por novos nomes.

E você? Já começou a escrever suas poesias? Conta pra gente!

- Igraínne M. 

TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Dia desses vi uma menina que escrevia uma historinha por dia, um microconto. Antes de dormir, ela deitava na cama e escrevia alguma coisa qualquer que a venha na cabeça, ocupando uma página do journal dela. Fiquei instigado e disse que seria bacana fazer isso um dia, mas acabei fazendo outra coisa.
    O "Pra viver mais Lento", um tumblr que tô colocando a minha pequena felicidade do dia, deeeeesde sábado passado. haha.

    Enfim, sucesso nessa pra gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André!!! Dei uma olhada no seu tumblr agora, GENTE AS FOTOS E OS TEXTOS CASAM MUITO BEM. Comecei a te seguir! Como eu tenho dois Tumblr's, provavelmente só vai aparecer que o Estradacurva te seguiu, mas o Ingloriosa também estará com você. E ah! estarei sempre te reblogando, porque já vi que você é ótimo.

      Sucesso pra você também, menino. Você tem talento.

      Beijão!

      Excluir
  2. Parem de me dar ideias de desafios legais srsrsr
    Até coloquei no meu tumblr outro dia uma lista de todos os desafios que me propus até agora (http://cademeucappuccino.tumblr.com/). Eu já estou fazendo um desafio fotográfico mas um dia eu estava pensando que seria legal juntar a ideia do uma foto por dia com um poema/microconto por dia. Talvez eu coloque essa ideia em prática.

    Eu já acompanho o "Pra viver mais lento" e com certeza vou acompanhar seu desafio também Igra :)

    ps: Diego ganhou meu respeito depois dessa de um filme por dia rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vinda, Mari! Ser poeta é pra qualquer um! E estou seguindo seu tumblr *-*

      Beijão!

      Excluir

Posts Populares